Ao longo da vida vamos encontrando e descobrindo pessoas nossas conhecidas, ou não, que por um gesto, um sinal, uma palavra ou uma frase acabam por ter um dos 7 pecados capitais – a inveja!

A pessoa que sente inveja acumula tristeza súbita pelo sucesso de outra pessoa. O invejoso não consegue aceitar as conquistas alheias, sendo incapaz de ficar feliz pelos outros, como se a vitória da outra pessoa representasse uma perda ou dano pessoal.

O oposto da inveja é altruísmo: as pessoas são adeptas de ajudar, partilhar e aplaudir as vitórias dos outros como se fossem as suas. As pessoas invejosas não escolhem as vítimas! Qualquer pessoa pode ser escolhida para ser a sua vítima, mesmo se esta mesma pessoa for um elemento da sua própria família.

A inveja desperta para quem a tem um mal estar interior tão grande que se torna incapaz de fazer uma autocrítica, ao ponto de cometer um ato de loucura fruto deste sentimento doentio. Os motivos reais são na sua grande maioria insignificantes mas a inveja faz cegar toda e qualquer atitude do ser humano.

O invejoso vive consigo toda esta raiva interior. São pessoas doentes mentalmente, frustradas, infelizes e incapazes de distinguir o bem do mal. Os invejosos são especialistas em prejudicar o outro, em fazer bullying físico, psicológico e social, apenas com um único objetivo: não aceitar que ninguém possa ser melhor do que eles próprios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As pessoas invejosas não vivem em paz. Pelo contrário, são ansiosas e estão sempre à espera que alguém cometa um erro para poderem ter o prazer de a esmagar e humilhar, de preferência com o público por perto a assistir. A maldade interior é tão grande que ficam felizes com este tipo de atitude. Não conseguem partilhar, conviver, expor as suas ideias, porque dentro delas o sangue que corre nas veias é de inveja gratuita e maldade extrema.

É pena que o ser humano seja assim tão rancoroso e não saiba aplaudir de uma forma espontânea os êxitos e virtudes dos outros. A inveja é um dos sete pecados capitais e quem habitualmente possui este sentimento necessita de aconselhamento médico e psicológico imediato.

Atrás da inveja vem outros pecados, tais como a ira, podendo levar a agressões verbais e físicas. A inveja é tão grande e duradoura que provoca na pessoa afetada por esta doença um sentimento de ira e fixação na vítima, podendo levar ao descontrolo emocional total.

O reverter deste drama pessoal é prioritário. Quem tem este sentimento de inveja não deixa de ser alguém com uma personalidade problemática, com distúrbios comportamentais graves, precisando de seguimento por psicoterapia. Certamente que este pecado capital não surgiu por mero acaso. O nosso passado justifica muitas vezes o nosso comportamento e pensamento presente.