479kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Ana Rita Bessa

Convidado

Artigos publicados

Saúde

Uma Saúde míope não vê nem problemas, nem soluções

Enquanto a tónica da decisão política for apenas como fortalecer o SNS, não vamos estar a garantir o acesso a cuidados de saúde a tempo e horas para todos.
Comportamento

O teu preconceito é melhor que o deles?

A letra da canção do rapper Tekilla que quer salvaguardar as vítimas de um estigma iníquo nem percebe que está a usar sobre outros a mesma linguagem ignorante que gera o preconceito que afeta os seus
caderno de apontamentos

O grupo de risco dos 6 aos 10 anos

Se a palavra de ordem é “recuperação”, então reabrir as escolas do 1º Ciclo e retomar as aulas não é suficiente. Mas há vários caminhos a explorar e concretizar, uns alternativos outros cumulativos.
Serviço Nacional de Saúde

A santa requisição?

Mas a pergunta relevante é: requisitar o quê e para quê? Se os privados já estão a colaborar com mais de 700 camas, se já se disponibilizaram para fazer mais e se até aceitam os preços do Ministério?
Iraque

Concretizar a esperança

Um movimento de reparação, de reconciliação e de recuperação com os cristãos que está em marcha no Iraque e que ganhará certamente ainda maior expressão com a visita do Papa, prevista para março.
caderno de apontamentos

Pandesafios da Educação

As escolas não têm computadores para utilização regular na atividade letiva e, em tempos de pandemia, para assegurar o ensino a distância, tinham escassos recursos para ceder às famílias carenciadas.
António Costa

No princípio era o Parlamento

Esvaziar o Parlamento é coartar a representação da maioria dos eleitores falhando o dever de lhes dar voz audível e, ironicamente, é dar espaço ao populismo que cresce por se afirmar contra o sistema.
Fome

Ninguém se salva sozinho

Eles não ficaram a pensar se cabe ao Estado o papel “providenciador” nem presos na dúvida moral sobre o “assistencialismo”: cuidaram de se proteger e pragmaticamente saíram à rua para fazer acontecer.
Coronavírus

Unir ou dividir

Este é o tempo favorável para perceber que há, sim, um Serviço Nacional de Saúde, mas que há também um Sistema Nacional de Saúde que o alarga, completa e densifica. E que o sector privado é parte dele
Coronavírus

O vírus

Sabemos que sairemos disto, mas sabemos também que o país, e o mundo, estará diferente e a realidade será muito difícil. A forma como atravessarmos este tempo determinará do que seremos capazes depois
Eutanásia

2/2020: Um contexto para a discussão da Eutanásia

É paradoxal que a liberdade com que justificam a eutanásia venha ser deliberada por outros e que a outros seja entregue a sua execução. Toda esta construção é movediça. Muito movediça.
Holocausto

Regressar de Auschwitz-Birkenau

As linhas de comboio que terminavam em Auschwitz, retornavam às cidades, vilas e lugares da Europa. O grotesco acabava ali, mas a origem do horror, a sua possibilidade, começava em casas vulgares
caderno de apontamentos

Desigualmente iguais

Se queremos assegurar que os alunos desfavorecidos podem ter acesso ao sucesso, que o seu esforço suplementar é recompensado, podemos concordar que é preciso uma nova abordagem de política pública?
Serviço Nacional de Saúde

A longa noite do Hospital Garcia de Orta

O problema não se pode ficar pelo fecha-se urgências porque não há pediatras, até porque havia 9 que, entretanto, deixaram o hospital. Porquê? O que faltou para que houvesse correção, prevenção, ação?
Ministério da Educação

(Des) Balanços a equilibrar

Como a escola do Estado é boa só porque é do Estado, então não é preciso fazer provas externas para garantia de que se aprende. Basta fazer aferições, diferentes a cada ano, na verdade nem interessa.
Contratos de Associação

O fim de um princípio

Diminui o número das escolas com contratos de associação, mas há mais alunos no ensino privado. O que sugere que tais colégios perderam a diversidade, tendo saído, sem escolha, os que não podiam pagar
Serviço Nacional de Saúde

O que queremos das políticas de saúde?

Em 2017 a despesa total em saúde foi de 17 mil milhões de euros e a despesa do Estado foi de 10 mil milhões. Seriam necessários mais 7 mil milhões de impostos para que só existisse o SNS 100% estatal.
Serviço Nacional de Saúde

Demagogia ou consequência?

A despesa total em saúde é de 17 mil milhões de euros, a do SNS 10 mil milhões. Para acabar com o sector privado, como parece querer a esquerda, seriam precisos mais 7 mil milhões de euros de impostos
Educação

Ouro ou pirite de ferro?

As expectativas criadas pelo governo para a Ciência e o Ensino Superior não resistem ao teste ácido, e afinal o ouro que se prometia é pirite de ferro: brilha, mas é já só o “ouro dos tolos”.
Assembleia Da República

Eutanásia: algumas questões e o meu voto

Entendo a complexidade da questão, rejeito simplificações e todos os “julgamentos”, mantenho dúvidas, sei da irreversibilidade que a legalização da Eutanásia significa. É por isso que votarei contra.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.