Ana Rita Bessa

Convidado

Artigos publicados

Serviço Nacional de Saúde

A longa noite do Hospital Garcia de Orta

1261
O problema não se pode ficar pelo fecha-se urgências porque não há pediatras, até porque havia 9 que, entretanto, deixaram o hospital. Porquê? O que faltou para que houvesse correção, prevenção, ação?
Ministério da Educação

(Des) Balanços a equilibrar

244
Como a escola do Estado é boa só porque é do Estado, então não é preciso fazer provas externas para garantia de que se aprende. Basta fazer aferições, diferentes a cada ano, na verdade nem interessa.
Contratos de Associação

O fim de um princípio

1178
Diminui o número das escolas com contratos de associação, mas há mais alunos no ensino privado. O que sugere que tais colégios perderam a diversidade, tendo saído, sem escolha, os que não podiam pagar
Serviço Nacional de Saúde

O que queremos das políticas de saúde?

137
Em 2017 a despesa total em saúde foi de 17 mil milhões de euros e a despesa do Estado foi de 10 mil milhões. Seriam necessários mais 7 mil milhões de impostos para que só existisse o SNS 100% estatal.
Serviço Nacional de Saúde

Demagogia ou consequência?

253
A despesa total em saúde é de 17 mil milhões de euros, a do SNS 10 mil milhões. Para acabar com o sector privado, como parece querer a esquerda, seriam precisos mais 7 mil milhões de euros de impostos
Educação

Ouro ou pirite de ferro?

As expectativas criadas pelo governo para a Ciência e o Ensino Superior não resistem ao teste ácido, e afinal o ouro que se prometia é pirite de ferro: brilha, mas é já só o “ouro dos tolos”.
Assembleia Da República

Eutanásia: algumas questões e o meu voto

788
Entendo a complexidade da questão, rejeito simplificações e todos os “julgamentos”, mantenho dúvidas, sei da irreversibilidade que a legalização da Eutanásia significa. É por isso que votarei contra.
caderno de apontamentos

Ler e escrever são verbos irregulares?

302
Há insucesso escolar tão cedo quanto aos 7 anos, as causas estão estudadas e até as escolas onde é preciso atuar estão identificadas. Mas a resposta do Ministério não é a necessária ou suficiente.
A página está a demorar muito tempo.