289kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Ana Rita Bessa

Convidado

Artigos publicados

Comportamento

O teu preconceito é melhor que o deles?

230
A letra da canção do rapper Tekilla que quer salvaguardar as vítimas de um estigma iníquo nem percebe que está a usar sobre outros a mesma linguagem ignorante que gera o preconceito que afeta os seus
caderno de apontamentos

O grupo de risco dos 6 aos 10 anos

Se a palavra de ordem é “recuperação”, então reabrir as escolas do 1º Ciclo e retomar as aulas não é suficiente. Mas há vários caminhos a explorar e concretizar, uns alternativos outros cumulativos.
Serviço Nacional de Saúde

A santa requisição?

280
Mas a pergunta relevante é: requisitar o quê e para quê? Se os privados já estão a colaborar com mais de 700 camas, se já se disponibilizaram para fazer mais e se até aceitam os preços do Ministério?
Iraque

Concretizar a esperança

Um movimento de reparação, de reconciliação e de recuperação com os cristãos que está em marcha no Iraque e que ganhará certamente ainda maior expressão com a visita do Papa, prevista para março.
caderno de apontamentos

Pandesafios da Educação

As escolas não têm computadores para utilização regular na atividade letiva e, em tempos de pandemia, para assegurar o ensino a distância, tinham escassos recursos para ceder às famílias carenciadas.
António Costa

No princípio era o Parlamento

104
Esvaziar o Parlamento é coartar a representação da maioria dos eleitores falhando o dever de lhes dar voz audível e, ironicamente, é dar espaço ao populismo que cresce por se afirmar contra o sistema.
Fome

Ninguém se salva sozinho

249
Eles não ficaram a pensar se cabe ao Estado o papel “providenciador” nem presos na dúvida moral sobre o “assistencialismo”: cuidaram de se proteger e pragmaticamente saíram à rua para fazer acontecer.
Coronavírus

Unir ou dividir

601
Este é o tempo favorável para perceber que há, sim, um Serviço Nacional de Saúde, mas que há também um Sistema Nacional de Saúde que o alarga, completa e densifica. E que o sector privado é parte dele
Coronavírus

O vírus

172
Sabemos que sairemos disto, mas sabemos também que o país, e o mundo, estará diferente e a realidade será muito difícil. A forma como atravessarmos este tempo determinará do que seremos capazes depois
Eutanásia

2/2020: Um contexto para a discussão da Eutanásia

363
É paradoxal que a liberdade com que justificam a eutanásia venha ser deliberada por outros e que a outros seja entregue a sua execução. Toda esta construção é movediça. Muito movediça.
Holocausto

Regressar de Auschwitz-Birkenau

1584
As linhas de comboio que terminavam em Auschwitz, retornavam às cidades, vilas e lugares da Europa. O grotesco acabava ali, mas a origem do horror, a sua possibilidade, começava em casas vulgares
caderno de apontamentos

Desigualmente iguais

Se queremos assegurar que os alunos desfavorecidos podem ter acesso ao sucesso, que o seu esforço suplementar é recompensado, podemos concordar que é preciso uma nova abordagem de política pública?
Serviço Nacional de Saúde

A longa noite do Hospital Garcia de Orta

1261
O problema não se pode ficar pelo fecha-se urgências porque não há pediatras, até porque havia 9 que, entretanto, deixaram o hospital. Porquê? O que faltou para que houvesse correção, prevenção, ação?
Ministério da Educação

(Des) Balanços a equilibrar

244
Como a escola do Estado é boa só porque é do Estado, então não é preciso fazer provas externas para garantia de que se aprende. Basta fazer aferições, diferentes a cada ano, na verdade nem interessa.
Contratos de Associação

O fim de um princípio

1178
Diminui o número das escolas com contratos de associação, mas há mais alunos no ensino privado. O que sugere que tais colégios perderam a diversidade, tendo saído, sem escolha, os que não podiam pagar
Serviço Nacional de Saúde

O que queremos das políticas de saúde?

137
Em 2017 a despesa total em saúde foi de 17 mil milhões de euros e a despesa do Estado foi de 10 mil milhões. Seriam necessários mais 7 mil milhões de impostos para que só existisse o SNS 100% estatal.
Serviço Nacional de Saúde

Demagogia ou consequência?

253
A despesa total em saúde é de 17 mil milhões de euros, a do SNS 10 mil milhões. Para acabar com o sector privado, como parece querer a esquerda, seriam precisos mais 7 mil milhões de euros de impostos
Educação

Ouro ou pirite de ferro?

As expectativas criadas pelo governo para a Ciência e o Ensino Superior não resistem ao teste ácido, e afinal o ouro que se prometia é pirite de ferro: brilha, mas é já só o “ouro dos tolos”.
Assembleia Da República

Eutanásia: algumas questões e o meu voto

788
Entendo a complexidade da questão, rejeito simplificações e todos os “julgamentos”, mantenho dúvidas, sei da irreversibilidade que a legalização da Eutanásia significa. É por isso que votarei contra.
caderno de apontamentos

Ler e escrever são verbos irregulares?

302
Há insucesso escolar tão cedo quanto aos 7 anos, as causas estão estudadas e até as escolas onde é preciso atuar estão identificadas. Mas a resposta do Ministério não é a necessária ou suficiente.
A página está a demorar muito tempo.