830kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Recursos Humanos

Recursos Naturais

União Europeia esgota recursos de 2024

As organizações ambientalistas, subscritoras da carta aberta às autoridades da UE, salientam que seriam necessários três planetas para satisfazer a procura se toda a gente vivesse como os europeus.
Serviço Nacional de Saúde

Urgências no Médio Tejo "no fio da navalha"

Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo afirma estar preocupada com falta de médicos, já que os cinco serviços de urgência hospitalar estão "no fio da navalha" em termos de recursos humanos.
Promova Talks

Igualdade e literacia digital no trabalho

Neste episódio, Teresa Dâmaso, Education Lead na Microsoft Portugal, e Gonçalo Vilhena, CIO da Randstad Portugal, conversam sobre o impacto do digital no mercado de trabalho.
País

Leadership Summit Portugal vai inspirar líderes

"Renascer do Caos - O Caminho para o Renascimento" é o tema da sétima edição da cimeira de liderança portuguesa. Acontece no dia 26 de Outubro, no Casino Estoril.
Promova Talks

Sabe como pedir um aumento ao seu chefe?

Sofia Brazão, Diretora de RH na Amgen Portugal, e Inês Casaca, Associate Director na Randstad Portugal, discutem as emoções no trabalho e explicam como pedir um aumento no Promova Talks.
Recursos Humanos

Gestão de pessoas na era da IA

Se a gestão de dados de pessoas se tornar um big brother, lá se vai toda a lógica para a qual foram criadas, para melhorar a experiência do colaborador e alavancar resultados.
HumanaMente Falando

À procura de um propósito

Propósito e cultura de uma empresa são chaves para atrair e reter candidatos e colaboradores, como explicam Pedro Pessoa, People Development Manager da Kelly, e Rita Távora, dos RH da IKEA em Portugal
HumanaMente Falando

Cultura de wellbeing

O bem-estar dos colaboradores é hoje um tema crítico no mundo do trabalho e o mote para a conversa com Vanda Brito, Diretora de RH da Kelly, e Gustavo Jesus, médico psiquiatra.
País

Mitos e verdades no mundo dos Recursos Humanos

No dia 4 de abril teve lugar, no estúdio do Observador, uma talk que contou com a presença da Gi Group Holding. Em cima da mesa foram colocados os mitos e as verdades que dizem respeito à área dos RH
País

Dia 4, desmistificamos mitos de RH. Não perca

Em parceria com a Gi Group, o Observador vai transmitir em direto a talk onde iremos falar sobre mitos dos Recursos Humanos. Que mitos vão cair e quais vão emergir? Venha descobrir na talk.
Economia

HumanaMente Falando

Das tendências a boas práticas, o mundo do trabalho traz vários temas a debate. Com convidados e moderação de Paulo Ferreira, HumanaMente Falando é o podcast que promove mudanças no mundo laboral.
HumanaMente Falando

Ageism: idade sem barreiras

Existem preconceitos no mundo do trabalho relacionados com a idade, e temos de encará-los de frente. É o que fazem Rita Mexia, da Kelly, e José Ferreira Alves, investigador na área do “Ageism”.
RH Sem Tabus

Retrato do recrutamento de IT em Portugal

A área de IT tem sido encarada com outros olhos. No episódio de RH Sem Tabus, André Salgueiro, da Wyser e Qibit, vem ajudar-nos a fazer um retrato do recrutamento de IT em Portugal.
Economia

RH Sem Tabus

Do recrutamento às condições de trabalho, RH Sem Tabus vem desmistificar temas relacionados com a área dos Recursos Humanos, uma peça-chave das empresas.
HumanaMente Falando

2030: Odisseia do Trabalho

Não, não vamos ser substituídos por robots no local de trabalho. E há tendências que até apontam no sentido contrário: uma maior humanização. Pedro Lacerda, CEO da Kelly, olha para o longo prazo.
RH Sem Tabus

Perfis técnicos: estará o recrutamento preparado?

Será que as empresas de recrutamento entendem todos os perfis que recrutam? Neste episódio de RH Sem Tabus fomos descobrir a resposta com a ajuda de André Salgueiro, da Wyser e Qibit.
Economia

A felicidade no futuro do imobiliário humanizado

Prevê-se um 2023 complexo, marcado pela incerteza, instabilidade política e deterioração ambiental. Para qualquer sector, as pessoas são o pilar para resistir à tempestade.
Recursos Humanos

O poder da palavra obrigado no sucesso da empresa

Da próxima vez que sentir a necessidade de motivar a sua equipa, pense em alguns pontos pelos quais deveria agradecer a cada um dos seus elementos.
Hospitais

Médicos do Centro preocupados com recursos humanos

Ordem dos Médicos aponta o dedo à tutela perante a incapacidade de colmatar as carências de recursos humanos e considera o mapa de vagas um "exercício de amadorismo" na gestão de recursos humanos.
Recursos Humanos

Soft skills, chave para lado humano da Tecnologia

São os líderes que terão a responsabilidade de capacitar as equipas de áreas tecnológicas de competências que têm vindo a ser "despromovidas" pelo setor, como a necessidade de interagir com os outros.
Resposta Pronta

Greve. "O cidadão sofre as consequências"

O presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais explica que a razão para a greve é a falta de recursos humanos. António Marçal aponta a culpa ao Ministério da Justiça. 
Portuguese Women in Tech

People Xperience abordagem holística e estratégica

A equipa de People Xperience (PX) tem de estar no centro das discussões estratégicas da empresa, com total participação nas decisões, porque no final do dia toda e qualquer decisão impacta pessoas.
Sociedade

O advogado de amanhã também tem de ser gestor

Muitas coisas mudaram e evoluíram na última década na advocacia. Se é verdade que um advogado tem de dominar o Direito, é igualmente verdade que, hoje, esse domínio é um mínimo olímpico.
Governo

Consulados. Reforço de recursos humanos "difícil" 

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas espera ter "até ao final do ano" um levantamento das necessidades de reforço de recursos humanos. Ainda assim, é "difícil" arrancar antes do OE.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Quantos mais remendos na Saúde?

A morte de um bebé por alegada falta de médicos abriu uma caixa de Pandora. Como sempre, o assunto vai resolver-se com mais um remendo pontual e nunca mais temos uma estratégia a longo prazo no SNS.
Cultura

Cultura. Ministro preocupado com precários

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, disse que a situação dos "precários" na função pública é um assunto "preocupante, mas vai ter resposta", "nomeadamente nas fundações" do setor.
Apple

Apple. Bónus de milhares de euros a trabalhadores

A empresa norte-americana tem registado saída de recursos humanos, nomeadamente para a Meta. A Apple decidiu oferecer bónus de milhares de euros para manter na equipa grandes talentos.
Hospitais

Póvoa. Equipa demissionária assegura urgências

Depois da demissão, os chefes de urgência mantêm-se em funções e asseguram o normal funcionamento do serviço, garante o conselho de administração do Hospital da Póvoa do Varzim.
Recursos Humanos

A competência mais valorizada

As organizações precisam de pessoas que não considerem que já sabem tudo e que queiram ensinar a outros. Ainda que isso seja encarado como uma ameaça à posição que ocupam.
Recursos Humanos

A Nostalgia do Contacto

Vivemos em frente a um monitor e grande parte da nossa dinâmica social é feita através do recurso à tecnologia. Mas a tecnologia, por mais real que seja, nunca vai substituir o contacto físico.
Bruxelas

Bruxelas questiona "eficiência" da Justiça lusa

As observações constam do capítulo dedicado a Portugal no relatório anual de 2021 sobre o Estado de direito na União Europeia, elaborado pela Comissão Europeia.
Cartão de Cidadão

Procura obriga Consulado de Paris a reforçar-se

No Consulado-Geral de Portugal em Paris fazem-se cerca de 450 atendimentos por dia para renovar ou fazer pela primeira vez o cartão de cidadão. Em Paris será feito um reforço de recurso humanos.
RTP

CGI da RTP rejeita conflito de interesses

O Conselho Geral Independente afastou a possibilidade de qualquer conflito de interesse entre a contratação da empresa de recursos humanos Boyden e a candidatura do administrador Hugo Figueiredo.
Empresas

Sete pistas para manter a saúde mental

Só em Portugal, as empresas perdem milhões de euros devido à baixa produtividade, elevado presentismo e absentismo, elevado consumo de álcool, drogas e ansiolíticos, acidentes por erros.
Portuguese Women in Tech

Como se destacar no processo de candidatura

Como podemos assegurar que nos diferenciamos de outros candidatos? A resposta não é clara e a competição na área da tecnologia não perdoa candidatos que se focam apenas em métodos mais tradicionais.
Coronavírus

Como é que a pandemia afeta relações no trabalho?

O objetivo final da equipa de investigadoras é a criação de dois manuais de recomendação, um para os líderes e para a gestão de recursos humanos, outro para gestão pessoal dos trabalhadores.
Educação

Camões. Recursos para ensinar português garantidos

O presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua afirmou que está a haver uma preparação para o Ensino de Português no Estrangeiro e que não faltarão recursos para tal.
Recursos Humanos

A empatia tem de entrar no léxico das empresas

As pessoas são a vantagem competitiva. E por isso temos de tomar conta delas, criar e nutrir uma cultura de empresa forte, baseada na proximidade e na facilitação.
Coronavírus

"Empresas ou mantêm pessoas ligadas ou perdem-nas"

Pedro Carvalho, presidente da Tranquilidade, comprada pela Generali, diz que as equipas em trabalho, numa empresa deste género, precisam de ainda mais informação constante por parte da gestão.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Gerir pessoas numa sociedade sustentável

Se há muito que os media se instalaram como quarto poder, cada vez mais as empresas devem estar preparadas para o impacto do “quinto poder”: as redes sociais, veículos de informação e contrainformação

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas