786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ricardo Mendes Ribeiro

Convidado

Artigos publicados

Iniciativa Liberal

Egoísmo ou inveja?

Nem o egoísmo da Iniciativa Liberal nem a inveja do socialismo para com quem tem posses são bons princípios para uma sociedade se reger.
Conflito Israelo-palestiniano

Nunca mais!

Não é pela vingança que agimos, mas pela justiça e para que os nossos filhos possam realmente dizer: nunca mais!
China

A China está a paralisar?

O centralismo é o maior inibidor da iniciativa dos cidadãos. Os cidadãos são os que têm interesse em crescer economicamente e viver melhor. São o maior activo que um país ou instituição pode ter.
Guerra na Ucrânia

Dois aspectos a sublinhar na guerra da Ucrânia

O valor que no Ocidente damos a cada vida humana contrasta com o desprezo dela por parte de regimes autoritários como o russo. Não admira que a motivação dos soldados ucranianos seja muito superior.
Aborto

Vamos falar claro sobre o aborto

Digam-nos porque o pai do embrião não tem direito a pronunciar-se sobre a vida que ele gerou, tanto quanto a mãe. Se o bebé depois de nascer não é só da mãe, porque o há-de ser antes de nascer?
Política

A direita envergonhada

Com uma direita acovardada, complexada e sem convicções, não é de estranhar que proliferem os partidos populistas, como reacção ao monopólio cultural da esquerda.
Guerra na Ucrânia

7 razões pelas quais a Rússia vai perder a guerra

Em números redondos, a Rússia tem cerca de dez vezes mais equipamento do que a Ucrânia e quatro vezes mais soldados. Como é que então pode perder? É que estes números são muito, mas não são tudo.
Futuro

Três perspetivas para 2022

Quer ganhe o PSD quer o PS, as possibilidades de coligações que têm são insuficientes para uma maioria absoluta estável. O resultado será um governo com os dias contados, a navegar à vista.
Joe Biden

Insegurança internacional

Trump, com toda a sua arrogância, não conseguiu estragar tanto as relações com os países da NATO como Biden. A China e a Rússia já devem estar a estudar qual vai ser o próximo alvo.
Estado

Soluções liberais para os problemas sociais

Um Estado com verdadeira preocupação social promove, apoia e ajuda a sociedade civil, sem querer sobrepor-se a ela e menos ainda substituí-la.
Ciência

A extraordinária precisão

Esta extraordinária capacidade de medir e calcular permite-nos elaborar dispositivos que revolucionam o nosso modo de vida. Não são caprichos de uns cientistas a viver em mundos paralelos ao nosso.
Política

O pensamento dos extremistas

No tempo em que os radicalismos florescem temos de aprender a reconhecer a falácia dos seus argumentos. Isso consegue-se observando os vários aspectos da realidade, não apenas o que nos querem mostrar
Política

Vamos tentar outra vez o socialismo?

Não há um único caso na história em que governos socialistas tenham tido sucesso senão por um período curto de tempo. Um sucesso aparente, pois passadas as ilusões a realidade bateu sempre com força.
Voluntariado

Todos fazem falta

Criar a consciência de que todos são úteis e de que quando damos do nosso para ajudar o próximo crescemos nas várias dimensões do nosso ser e em humanidade, é essencial para o avanço da sociedade.
Desporto

História extraordinária

Devemos basear as nossas políticas públicas em estudos bem cimentados, com avaliações frequentes, aprendendo da própria experiência e da alheia, e não em utopias, em mitos ou em ideologias caducas.
Natureza

Naturalmente

A natureza é resiliente, capaz de adaptar-se às asneiras que fazemos. O que não muda são as suas leis. Por isso, as tentativas de redefinir o ser humano mais tarde ou mais cedo chocam com a realidade
Eleições Europeias

Dois liberalismos

Temos dois partidos nestas eleições que se dizem liberais e no entanto são muito diferentes: o Iniciativa Liberal e o Aliança. O que distingue estes liberalismos são os limites que colocam à liberdade
Salários

Um salário mínimo motivante

A contraposição socialista entre empregador e empregado é fundamentalmente errada: quanto mais feliz o empregado estiver com o seu trabalho, mais e melhor produz.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora