Artigos publicados

Violência Doméstica

Preferia ter levado a palmada do que ouvir aquilo

254
Os maus tratos emocionais são o parente pobre dos maus tratos em crianças e adolescentes, continuando ainda a ser desvalorizados e o seu impacto negativo a ser minimizado.
Crimes Sexuais

O abuso sexual de crianças e adolescentes

432
As crianças devem aprender a distinguir as partes privadas e não privadas do seu corpo e identificar as situações em que essas partes privadas podem ser tocadas (como em contextos de higiene e saúde).
Comportamento

Sinais de fumo, telegramas e... “emojis”

Mantenhamos a comunicação escrita e os símbolos. E também os “emojis”. Tentemos apenas assegurar-nos que estes têm o mesmo significado para quem envia e para quem recebe.
Assédio Sexual

«Fui abusado sexualmente... por uma mulher»

480
Em Portugal, e em muitos outros países, o abuso sexual cometido por mulheres é ainda um assunto tabu. Faz de conta que não existe. É um 'não assunto'. Mas existe e tem repercussões significativas.
Sequestro

«Amo o meu carrasco…» ou a Síndrome de Estocolmo

123
A descoberta da "casa dos horrores" na Califórnia levou a que se voltasse a falar da Síndrome de Estocolmo. Mas de que falamos quando falamos destra atração do sequestrado pelo sequestrador?
Crimes Sexuais

Abusei sexualmente de uma criança...

1043
Em Portugal é urgente desenvolver e validar programas de intervenção específicos para abusadores sexuais. A prisão não resolve. Pune e adia os comportamentos, mas não os elimina.
Crianças

Há Natais e Natais...

867
Pais, mães, avós e restante família alargada. Deixemos as crianças viver a magia do Natal. Acreditar, mesmo que seja a fingir, no Pai Natal e nas renas, e na fábrica de brinquedos, e nos duendes.
Psicologia

Pedido de ajuda aos youtubers portugueses

3638
Deparo-me cada vez mais com crianças e pré-adolescentes com sintomas de ansiedade, insónias a despertares nocturnos, pesadelos e medos que estão, de alguma forma, relacionados com os vossos vídeos.
Crimes Sexuais

Abuso de crianças e adolescentes: como avaliar?

635
Há um perigo claro de emissão de pareceres que podem encerrar em si erros de falsos negativos ou falsos positivos. Como minimizar isso?
A página está a demorar muito tempo.