1 É cada vez mais certo que Mário Centeno está de saída do Governo. O pé que o ministro das Finanças colocou este sábado na porta de entrada para o lugar de governador do Banco de Portugal não deixa grande margem para dúvidas sobre isso. A questão reside em saber: faz sentido o titular da pastas das Finanças ser nomeado? Pior: o que ganha o Executivo com isso? Vamos por partes.
Comecemos pela resposta à primeira pergunta, recordando uma notícia desta 6.ª feira: Andrew Bailey foi nomeado pelo Executivo de Boris Johnson para governador do Banco de Inglaterra. O nome pouco deve dizer aos nossos leitores mas trata-se de um alto funcionário do Banco de Inglaterra desde 1985 que foi selecionado pelo seu perfil técnico. Com a concorrência de outros nomes que ou tinham fortes opiniões pró-Brexit ou eram contra o Brexit, Bailey foi recomendado precisamente por não ter qualquer opinião política sobre a saída da União Europeia. Por isso mesmo, o circunspecto Financial Times afirmou em editorial que o lugar de governador do Banco de Inglaterra estava em “mãos seguras.”
Ora, o mesmo não se pode dizer de Mário Centeno. O grande perigo de uma viagem direta de Centeno do Terreiro do Paço para a Rua do Ouro não é legal nem tem a ver necessariamente com conflito de interesses. O que está em causa é simplesmente ter o bom senso de continuar a aplicar a regra de não politizar uma entidade como o Banco de Portugal que se quer claramente independente do Governo. Pode dizer-se que essa politização ocorreu no passado longínquo do Bloco Central e do cavaquismo dos anos 80 e 90 mas desde a criação do Banco Central Europeu e do Euro que deixaram de existir essas viagens entre o Governo e a cadeira de governador.
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.
Siga-me no Facebook (@factoserigor e @luis.rosa.7393), Twitter (@luisrosanews) e Instagram (@luis.rosa.7393)