Pedreiras
Pedreiras

Pedreiras. Marcelo lembra que plano é para cumprir

O Presidente da República apresentou "uma palavra de solidariedade às famílias das cinco vítimas mortais” do acidente que fez cair a estrada que ligava Borba a Vila Viçosa.
Pedreiras

Colocados mais de 1.200 sinais junto a pedreiras

O Plano de Intervenção apresentado pelo Governo envolveu a colocação de mais de 1.253 sinais de trânsito, dos quais 151 são de interdição e 1.102 de sinalização não especificada.
Pedreiras

Governo apresenta queixa contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que o levantamento feito pelo Governo às pedreiras identificou 21, de um universo de 185, em incumprimento por falta de vedações.
Pedreiras

Um ano depois, a estrada 255 continua cortada

Um ano depois do colapso provocado por pedreiras em Borda, a estrada municipal 255 continua cortada. Investigação judicial tem nove arguidos, mas ainda não há acusação.
Pedreiras

Há mais procura, mas passeios estão mais limitados

Há mais pessoas interessadas em fazer passeios em pedreiras, mas as medidas para aumentar segurança após colapso de estrada em Borba estão a limitar os acessos destes "turistas".
Évora

Vila Viçosa. Ministro do Ambiente lamenta acidente

O ministro do Ambiente lamentou a morte de um homem numa pedreira em Vila Viçosa, garantidno que foi "um acidente de trabalho que não tem nada a ver com as condições de segurança da pedreira".
Pedreiras

Inquérito a queda de estrada em Borba. 9 arguidos 

100
Quase um ano após a queda de troço da estrada municipal 255, que causou cinco mortes, a PJ concluiu a investigação e sugere ao Ministério Público que acuse. Procurador pede mais tempo para concluir.
Pedreiras

A1. Pedreira não tem risco, mas tem de ser tapada /premium

527
Estudo pedido pela Brisa conclui que não há risco para a A1, mas recomenda que zona de segurança seja reposta, como o Governo já tinha ordenado. Dono diz que precisa de mais de 6 anos para o fazer.
Ministério do Ambiente

Pedreiras. Governo elogia plano de intervenção

115
Uma investigação do Observador mostrou que o plano do Governo é insuficiente para dar resposta à situação das pedreiras. O Ministério do Ambiente destaca que foram colocados sinais e cercas.
Pedreiras

Pedreiras. As falhas da "lista negra" do Governo /premium

534
As empresas receberam ordens diferentes, e incompatíveis, de dois organismos do Estado. As indicações são incongruentes e a fiscalização foi feita por amostra. Há casos de risco óbvio fora da lista.
Pedreiras

As pedreiras e os precipícios vistos do ar

1972
De Marco de Canaveses a Vila Viçosa, o Observador usou um drone para filmar algumas das 191 pedreiras de risco. As imagens mostram casas e estradas à beira do precipício.
Pedreiras

Pedreiras. Casas no precipício e buraco junto à A1 /premium

3558
Especial. Depois de Borba, o Governo apontou 191 pedreiras críticas. Mas há mais: cemitérios, casas e estradas coladas ao risco — até mesmo a A1. Veja os vídeos impressionantes feitos por drone.
Acidentes e Desastres

Borba. Familiares já receberam 1,6 milhões

As ordens de transferência das indemnizações aos 19 familiares e herdeiros das cinco vítimas mortais foram concluídas no final de junho e os montantes já estão disponíveis nas respetivas contas.
Acidentes e Desastres

Borba: Famílias indemnizadas com 1,6 milhões

Os 19 familiares e herdeiros das vítimas mortais da derrocada em Borba aceitaram receber 1,6 milhões de euros, propostos por Maria Lúcia Amaral.
Justiça

Borba: 6 meses depois, ainda não há indemnizações

827
O acidente causou a morte de dois operários de uma empresa de extração de mármore na pedreira ativa e de outros três homens, ocupantes de duas viaturas que seguiam no troço da estrada que ruiu.
País

Vítimas de explosão transportadas para Coimbra 

A explosão envolveu um acidente com pólvora numa pedreira em Alpendurada e dois trabalhadores ficaram gravemente feridos. As vítimas foram transportadas de helicóptero para o hospital de Coimbra.
Acidentes e Desastres

Explosão em pedreira faz dois feridos graves

Uma explosão numa pedreira em Marco de Canaveses fez dois feridos graves esta manhã que foram transportados de helicóptero para o hospital de Coimbra.
Pedreiras

Pedreiras têm 45 dias para repor limites à estrada

As pedreiras em situação crítica estão a ser notificadas pelo Ministério do Ambiente. Algumas delas estão também a receber notificações da Infraestruturas de Portugal. Governo nega descoordenação.
Manifestações

Pedreiras. Trabalhadores exigem reforma antecipada

Cerca de 70 trabalhadores e dirigentes sindicais participaram esta manhã, em Lisboa, numa marcha de protesto, reivindicando a publicação da portaria que permite a reforma antecipada sem penalização.
Acidentes e Desastres

Acidente de trabalho faz ferido grave em pedreira

O homem de 55 ficou ferido com gravidade quando "o trabalhador se encontrava a furar uma pedra com uma broca de três metros", referiu a GNR. O homem foi transportado para de Santa Luzia.
Acidentes e Desastres

Alenquer. Um morto em acidente em pedreira na Ota

130
A vítima mortal tinha 33 anos e será o dono de uma pedreira na Ota, em Alenquer e estava a manobrar uma máquina escavadora quando o veículo deslizou e caiu num fosso de 20 metros de profundidade.
Acidentes e Desastres

Derrocada em Borba. Há 19 pedidos de indemnização

A provedora de Justiça vai analisar os pedidos e calcular e propor o valor da indemnização a pagar em cada caso. Se o requerente aceitar, a ordem de pagamento segue para o primeiro-ministro.
Geologia

LNEG nega intervenção na fiscalização de pedreiras

A presidente do LNEG afirma que a tarefa da entidade é "apenas ajudar as empresas na identificação dos recursos minerais" e que não tem competência de fiscalização ou geotécnica.
Indemnizações

Borba. Pedidos de indemnização até 28 de fevereiro

Provedora de Justiça diz que montantes serão calculadas seguindo os "critérios fixados aquando do recente processo de indemnização dos familiares das vítimas dos grandes incêndios de 2017".
Governo

Governo: 191 pedreiras em situação crítica

Relatório divulgado pelo Expresso dá conta de "situações críticas" em 13% das pedreiras que dependem do Estado central. Dados serão base de Resolução do Conselho de Ministros
Acidentes e Desastres

Borba. Autarca orgulhoso do Estado

1109
António Anselmo afirma-se "contente" com o pagamento de indemnizações às vítimas da derrocada da estrada em Borba. Governo diz que Câmara pode vir a ter de devolver o dinheiro.
Acidentes e Desastres

Estado só assume responsabilidade por indemnização

480
Ministro do Ambiente diz que o Estado "não assume qualquer responsabilidade pelo acidente" de Borba, apenas "pela indemnização das famílias das vítimas".
Acidentes e Desastres

Borba. Governo admite falhas e vai indemnizar

138
Relatório preliminar pedido por Governo indicia que Estado não terá sido diligente a fiscalizar pedreiras que causaram queda de estrada em Borba. Governo aprovou resolução para indemnizar vítimas.
PSD

Borba e INEM: Rui Rio culpa Estado

Presidente do PSD responsabiliza o Estado pelo caso de Borba e diz que os portugueses se sentem inseguros com as últimas falhas das instituições, como o foi o caso de Tancos e do helicóptero do INEM.
Estradas

Vila Viçosa. Condicionado trânsito em 2 nacionais 

O trânsito encontra-se condicionado em dois locais da EN254 e numa zona da EN255, perto de Vila Viçosa, devido a um conjunto de inspeções que estão a ser realizadas pelas Infraestruturas de Portugal.
Obras Públicas

Borba. Acidente impõe reflexão sobre planeamento

Após o deslizamento de um grande volume de rochas, pensar a forma como o setor dos mármores está organizado é uma prioridade, obrigando a refletir sobre planeamento das explorações e sua envolvência.
Estradas

Marcelo pressiona Governo com solução para Borba

263
Presidente da República reuniu-se com familiares das vítimas do acidente de Borba e diz-se "convencido" de que o Governo vai encontrar uma solução para "não fazer esperar" aqueles que estão a sofrer.
Acidentes e Desastres

Resgate em Borba mobilizou 651 operacionais

Perigo, complexidade e exigência técnica. Foram 13 dias de operações que permitiram resgatar cinco vítimas mortais. A ANPC sublinha "o facto de não se ter registado qualquer acidente".
Acidentes e Desastres

Muita gente sabia "há muitos anos". O que falhou? /premium

331
Estudos e memorandos mostram que Câmara, empresários, direções regionais e Governo sabiam do perigo, mas não cortaram a estrada. Com as cinco vítimas já resgatadas, é tempo de apurar o que correu mal.
Acidentes e Desastres

Proteção Civil termina operações em Borba

O presidente da ANPC considerou que as operações estão encerradas e diz que é "praticamente impossível" haver mais vítimas. Mourato Nunes ressalva, no entanto, que "garantias absolutas não existem".
Acidentes e Desastres

Resgatado o corpo da quinta vítima da derrocada

118
Operações deste sábado permitiram retirar o segundo carro que estava submerso na pedreira. Lá dentro estava a quinta vítima da derrocada. Será um homem de 85 anos, morador de Alandroal.
Acidentes e Desastres

PJ investiga explosões na pedreira de Borba

104
Várias pessoas garantem ter ouvido pelo menos duas detonações no dia do desabamento da EM255. A Polícia Judiciária admite que a utilização de pólvora explosiva pode ter contribuído para o aluimento.
Acidentes e Desastres

Borba: "Eu fugi. Ele não teve tempo" /premium

500
Joaquim estava na pedreira quando a estrada ruiu, há mais de uma semana. Ao Observador, conta como foi e diz que "há muito tempo" falou-se no risco, mas "ficou-se sem saber nada".
Acidentes e Desastres

Borba. Governo recebeu email com alerta em 2014 /premium

1441
Em dezembro de 2014, o gabinete do secretário de Estado da Energia e a DGEG receberam por mail um dossiê da Direção-Regional de Economia sobre falta de segurança da estrada municipal 255.
Acidentes e Desastres

Ninguém quer acreditar que Fortunato também morreu /premium

612
Todos os dias, Fortunato ia ao café do Sr. Silva. Na 2ª feira, estava fechado e decidiu ir a Vila Viçosa pela estrada que ruiu para a pedreira. Os vizinhos recusam acreditar que é uma das vítimas.
Acidentes e Desastres

Documento estatal de 2014 anteviu queda da estrada /premium

658
Direção Regional da Economia do Alentejo alertou em junho de 2014, em memorando obtido pelo Observador, para o “arrastamento de parte da estrada" de Borba. Resta saber a quem foi enviado o documento.
Acidentes e Desastres

Borba. Ata mostra que câmara desvalorizou perigo /premium

2853
Documento a que o Observador teve acesso mostra que os alertas foram desvalorizados por vários responsáveis, numa reunião da autarquia. Discussão foi adiada para uma conferência que nunca aconteceu.
Acidentes e Desastres

Os responsáveis, os avisos e as perguntas  /premium

481
Derrocada da antiga estrada nacional 255 em Borba deixa muitas perguntas ainda sem resposta. Houve avisos e as imagens parecem apontar para uma tragédia anunciada. Quem são os responsáveis?
Acidentes e Desastres

A história dos cunhados arrastados pela derrocada /premium

1249
José e Carlos não conseguiram parar a carrinha a tempo. O condutor que seguia atrás deles ficou a 7 metros da queda. Só percebeu depois que os conhecia: "Ia lá um colega meu que entrava hoje às 7h".
Acidentes e Desastres

Borba, a cidade em silêncio que espera um milagre /premium

709
O Observador passou a noite em Borba, onde o silêncio só é interrompido por dois sons: as pedras que continuam a cair na pedreira e o choro dos familiares das vítimas que lá ficaram soterradas.
A página está a demorar muito tempo.