477kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Secretas

Assembleia Da República

Bloco central pressionado a fiscalizar secretas

Os partidos querem o primeiro-ministro a prestar mais esclarecimentos, mas sem grandes mudanças no modelo de fiscalização das secretas. Augusto Santos Silva já afastou "refregas circunstanciais"
António Costa

A guerra do Solnado

As audições são com quem os socialistas autorizam. Fica a ganhar o Presidente da Câmara de Setúbal que é protegido para que ninguém se lembre que este PCP é o mesmo que sustentou Costa no passado.
Noticiário

12h. Caso Setúbal. PR diz que não foi informado

O Presidente da República garante que não recebeu dados das Secretas sobre o acolhimento de refugiados ucranianos por funcionários russos pró-Kremlin.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

O caso de Setúbal é segredo?

Convenientemente, fica tudo no segredo dos deuses e ficamos sem perceber para que servem as informações dos serviços secretos.
Noticiário

8h. Setúbal: Governo sabia de ligações à Rússia

Relatório das secretas revela que o primeiro-ministro e o Presidente da República conheciam as suspeitas de espionagem e de ligações à Rússia de associações que receberam ucranianos.
Reportagem Observador

Setúbal. Caso está fora do alcance do MAI

“As matérias relativas às forças de segurança não estavam neste âmbito", garante MAI. PSD concorda, mas IL tira uma conclusão: "Segredo de estado e de justiça funcionam de forma a que nada se saiba"
Noticiário

8h. 6ª vaga da pandemia começa a desenhar-se

Relatório do IST aponta para 6ª vaga da pandemia a começar em Portugal; Órgão fiscalizador das secretas devem confirmar na AR relatórios do SIS sobre ligações de pró Russos a associações de imigrantes
Conferência de Imprensa

Telegram. Uma guerra dentro da guerra

O artigo da jornalista do Observador Sónia Simões mostra-lhe a "guerra de espiões" entre russos e ucranianos no Telegram. O que é feito de Greta Thumberg? É o que o jornal Político procurou responder.
Secretas

Urbano de Sousa proposta para fiscalizar secretas

A lista conjunta de PS e PSD propõe Constança Urbano de Sousa, deputada na última legislatura, para o Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa.
Guerra na Ucrânia

FDUL. Adiada votação de nome de ex-espião russo

Com uma posição pró-Rússia, ex-espião Alexandre Guerreiro viu adiada discussão sobre a sua entrada no Centro de Investigação de Direito Público da FDUL. Comentador esteve em Moscovo antes da invasão.
Noticiário

1h. CML vai ajudar Acadmeia em risco de despejo

Se não for encontrada uma solução até ao final de 2023, a autarquia vai encontrar uma alternativa. E a PJ está a contar com o apoio das Secretas na investigação do ataque informático à Vodafone.
Noticiário

21h. Vodafone. PJ está a trabalhar com as Secretas

A informação foi avançada pelo diretor do departamento de cibersegurança da PJ. Ainda neste jornal, as palavras de Abel Ferreira após conseguir lugar na final do Mundial de Clubes
Moçambique

Serviços secretos pressionaram Banco de Moçambique

Enesto Gove, ex-diretor do Banco de Moçambique, admitiu que houve uma pressão por parte dos serviços secretos do país para que fossem dados pareceres favoráveis a empréstimos.
Moçambique

Empresa de atum servia para recolher informação 

O antigo diretor dos serviços secretos de Moçambique disse que a Ematum servia para pesca de atum e para recolher informações sobre embarcações envolvidas em operações suspeitas nas águas do país.
Médio Oriente

Secretas "operam nos esgotos das sociedades"

O antigo correspondente do El País em Jerusalém entende que todos os serviços secretos recrutam informadores no submundo. E considera que a Mossad "é como mais uma infantaria" de Israel.
Noticiário

7h. Portugal foi espiado por outros Estados

Infraestruturas críticas nacionais foram alvo de ataques informáticos. Empresas como EDP e Altice são vítimas. Secretas revelam ainda ligações da extrema-direita aos negacionistas da pandemia.
Angola

João Lourenço aprova 3,4 milhões para secreta

Crédito a atribuir faseadamente, de acordo com as necessidades de despesa da "secreta". Implementação da Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida também avança "o desejável seria um alívio fiscal"
Crime Informático

Pandemia faz disparar aumento de ciberataques

O conselho de fiscalização das "secretas" admite que a pandemia fez acelerar "exponencialmente" no primeiro semestre do ano o "registo de ciberataques".
Secretas

Secretas. Luís Patrão retira candidatura

O ex-deputado do PS que falhou a eleição pela Assembleia da República para o conselho de fiscalização das "secretas" retirou a sua candidatura e não vai de novo a votos.
Parlamento

Assis eleito para CES. Luís Patrão falha secretas

Deputados rejeitam proposta de Luís Patrão para fiscalizar as secretas. Aprovaram Francisco Assis, dois candidatos a Juiz do Tribunal Constitucional e dez candidatos a Vogal e a Vogal Suplente do CSM.
Secretas

PS escolhe Luís Patrão para fiscalizar secretas

Foi chefe de gabinete de Guterres e Sócrates, secretário de Estado, gere finanças do PS, passou pelo Turismo de Portugal, TAP, Emel, ANA e agora vai a votos para fiscalizar SIRP sem certeza de passar.
Secretas

PCP quer esclarecer fiscalização das "secretas"

Declarações de espião condenado levam PCP a querer saber quais são as "explicações" que o Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa tem a dar ao Parlamento.
Governo

Email de motorista investigado como ameaça

Fernando Frazão, que, em janeiro, deu boleia de camião a Marcelo Rebelo de Sousa, escreveu um email ao Governo. O executivo receou que se tratasse de uma ameaça ao Estado. PGR diz que não.
Secretas

Espião "traidor" continua a ganhar 2.500 euros/mês

Frederico Carvalho Gil, o espião condenado por espionagem para a Rússia e corrupção passiva, continua a receber ordenado de 2.500 euros líquidos, noticia o Diário de Notícias.
Secretas

Secretas consultam dados das comunicações

Acesso aos metadados foi aprovado por PS, PSD e CDS, mas partidos de esquerda pediram fiscalização sucessiva ao TC, que ainda não decidiu. Apesar disso, sistema já funciona. Fiscalizador aprova.
Festival Eurovisão da Canção

Eurovisão. Israel pediu ajuda a PSP e secretas 

Autoridades israelitas deslocaram-se a Portugal para perceber como as autoridades portuguesas fizeram a segurança do evento de 2018. Final do Festival da Eurovisão de 2019 será em Telavive.
Secretas

MIlitares e Secretas assinam acordo de cooperação

A iniciativa de Graça Mira Gomes e do almirante Silva Ribeiro, representa um importante passo para formalização da colaboração na partilha de informações entre o CEMGFA e o SIRP.
Jorge Silva Carvalho

Pressões e vigilâncias. Memórias do super-espião

Jorge Silva Carvalho, que ficaria conhecido como o super-espião, conta em livro como o SIS roubou as fichas de militante do PSR e lembra as guerras internas no interior dos serviços secretos.
Livros

Jornalista israelita que revela segredos da Mossad

O livro de Ronen Bergman sobre os serviços secretos israelitas é um raro exemplo em que uma longa investigação revela segredos com mais de 50 anos, enfrentando pressões políticas diretas e a censura.
Secretas

PGR vai saber o que as secretas estão a espiar

Aprovado regulamento que permite às secretas aceder a dados de comunicações de suspeitos, via telefone ou internet. Mas serviços de informações têm de informar a PGR sempre que o queiram fazer.
Rússia

Espia russa terá trabalhado em embaixada dos EUA

Os serviços secretos norte-americanos já negaram que a pessoa em questão tivesse tido acesso a material sensível, mas há suspeitas de que possa ter acontecido o contrário.
Assalto em Tancos

Tancos. PS quer ouvir responsável das secretas

Partido apresentou requerimento para que Graça Mira Gomes seja ouvida no Parlamento sobre "possível assalto aos paióis de Tancos". Helena Fazenda, do Sistema de Segurança Interna, também foi chamada.
Terrorismo

Alerta em Serralves com falsa ameaça terrorista

Um potencial ataque durante o evento Serralves em Festa, no último fim-de-semana, esteve a ser investigado pelas autoridades. Mas não passou de um falso alarme.
Leis

Secretas contra acesso a documentos classificados

O Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) é contrário ao projeto de lei do PCP sobre o acesso do parlamento a documentos e informações como segredo de Estado.
Secretas

Secretas. Recurso de ex-diretor do SIED rejeitado

O Tribunal da Relação de Lisboa rejeitou o recurso apresentado pelo ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa. Jorge Silva Carvalho foi condenado por violação do segredo de Estado.
Secretas

"Secretas" precisam de pessoal e de meios técnicos

O Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações defende que as "secretas" precisam de um reforço de meios técnicos e humanos. O Conselho já tinha alertado para a mesma necessidade em 2016.
Armas De Fogo

Secretas pedem campanha de desarmamento

Estima-se que existam em Portugal entre um milhão e um milhão e meio de armas ilegais. As secretas querem uma nova campanha de desarmamento em todo o território nacional, diz o DN.
Secretas

Espião português: russo “era um homem de negócios"

Frederico Carvalhão Gil foi condenado por passar informação a um espião russo. Na sua primeira entrevista, diz que os 10 mil euros que recebeu estavam “relacionados com o negócio de azeite".
Parlamento

Abílio Morgado nas secretas, Mário Mesquita na ERC

O parlamento elegeu Abílio Morgado, proposto pelo PSD, para o Conselho de Fiscalização do Serviço de Informações da República. Mário Mesquita, proposto pelo PS, foi eleito para a ERC.
Secretas

Nova líder das "secretas" promete discrição

Graça Mira Gomes, prometeu uma relação “transparente” com os cidadãos, mas uma atuação "discreta" por parte dos seus agentes. António Costa diz que secretas vão investir em equipamento e pessoal.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.