828kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Secretas

Comissão Parlamentar

Fiscalização das ações secretas omite caso Galamba

Em audição parlamentar, os deputados sugeriram ao SIS adotar uma "atitude mais pró-ativa" na sua ação. Nem o relatório de fiscalização nem os membros do CFSIRP mencionaram o caso Galamba.
Estados Unidos da América

Putin, Xi e Irão são as grandes ameaças atuais

Num "ambiente de ameaças conetadas", serviços secretos dos EUA revelaram principais ameaças à segurança. Guerra na Ucrânia não terminará "em breve" e Rússia e China podem aliar-se para invadir Taiwan.
Secretas

Montenegro quer afastamento de chefe das secretas 

Afastamento de Graça Mira Gomes terá sido abordado em reunião com Montenegro. O ano passado, como líder da oposição, o líder do PSD pediu a demissão dá chefe do SIRP duas vezes devido ao caso Galamba.
Reino Unido

Reino Unido: espiões recrutados por LinkedIn

Códigos e puzzles mantêm-se mas o recrutamento mudou na agência GCHQ. Desta vez, o caminho para se ser espião passa por uma imagem no LinkedIn com treze pistas que representam letras do alfabeto.
Brasil

Suspeita de favorecimento a filhos de Bolsonaro 

A Polícia Federal do Brasil realizou, esta quinta-feira, buscas no âmbito de uma investigação sobre espionagem ilegal de autoridades públicas que terá ocorrido durante o governo do ex-Presidente Jair.
Óbito

Morreu o ex-secretário-geral do SIRP Júlio Pereira

Procurador tinha 71 anos. Esteve à frente das 'secretas' ao longo de 12 anos, durante os quais trabalhou com três primeiros-ministros.
China

China detém espião dos serviços secretos britânico

Segurança do Estado chinês refere que órgãos de segurança descobriram provas de alegadas atividades de espionagem de cidadão estrangeiro e aplicaram "medidas coercivas criminais" contra ele.
Resposta Pronta

Cortes no Desporto. "Santa Casa deu sinal errado"

O Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Correia, relembra a responsabilidade que a instituição tem no desporto. O Governo já tem uma reunião marcada com a Santa Casa, à procura de respostas.
E o vencedor é...

"Nem o Estado nem os pais são dignos de Jéssica"

Justiça neste caso funcionou: condenou pais de Jéssica mas também o Estado. SNS em ruínas porque "falta política". Montenegro fez bem ao relembrar que não nos podemos esquecer o que se passou no SIS.
PSD

Montenegro rejeitou conversar com Costa sobre SIED

Primeiro-ministro contactou líder do PSD para articular escolha do novo diretor-geral do SIED. Luís Montenegro rejeitou fazer parte do processo e recordou quebra de confiança depois do caso Galamba.
Noticiário

22h. SIED. José Marinho da Costa indigitado

Primeiro-ministro indigitou o diplomata José Pedro Marinho da Costa como diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa. Cáritas admite dificuldades mas diz que dinheiro da JMJ não resolve
Defesa

SIED. Costa indigita Marinho da Costa para diretor

Os procedimentos para a nomeação do diplomata vão começar, nomeadamente a audição na Assembleia da República. O gabinete do primeiro-ministro informa ainda que deu conhecimento a Luís Montenegro.
Secretas

Chega admite denunciar Galamba ao MP

André Ventura considerou que "tudo aparenta" que o "único objetivo" do ministro foi proteger os documentos da comissão parlamentar de inquérito e da "discussão pública".
Secretas

IL critica PS por recusar demitir CF das secretas

"Porque é que o PS não quer deixar chegar ao fim este procedimento e se não concorda, votava contra?", indagou o líder parlamentara da IL, acrescentando que os socialistas fizeram um "branqueamento".
Secretas

PS recusa demissão de CF das "secretas"

O requerimento foi rejeitado esta quarta-feira com o voto contra do PS, a abstenção do PCP e o voto favorável de PSD e IL. Esta proposta surgiu depois de um debate realizado na quarta-feira passada.
E o vencedor é...

PM fartinho de Portugal e da política doméstica

PM está preocupado com a estabilidade: com Galamba e o caso do SIS, temos estabilidade? Finge que não quer cargos europeus e continua a fugir ao escrutínio. Damos nota ainda à "verborreia" da Justiça.
Explicador

O que ainda não sabemos sobre intervenção do SIS?

António Rodrigues, ex-membro do Conselho de Fiscalização do SIS, diz que "nem o comunicado trouxe justificação" para a intervenção do SIS. "Topo da hierarquia tem de assumir responsabilidade", afirma.
E o vencedor é...

Entre explorado e explorador não se mete a colher?

Imigrantes ilegais: nota 0 a Governo e autarquias, onde isto acontece à vista de todos. Trapalhada nas rendas: executivo desonesto e cobarde. Ainda um 0 para o comunicado de fiscalização das secretas.
O Bom, o Mau e o Vilão

Quanto mais os fiscais das secretas falam, pior

O secretário de Estado das Finanças (que aposta na concorrência), João Galamba (que criou um problema) e os fiscais das secretas (que se contradizem) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Secretas

Fiscalização leu versão de Pinheiro pelos jornais

Conselho de Fiscalização do SIRP foi questionado no Parlamento sobre a sua "imparcialidade". Insiste que SIS não agiu de forma ilegal mas não ouviu versão de Frederico Pinheiro.
Tráfico Humano

243 imigrantes ilegais encontrados em armazém

Na zona do Montijo foram detidas quatros pessoas e encontrados 243 imigrantes ilegais numa megaoperação de combate às redes criminosas de apanha ilegal de amêijoa.
Noticiário

3h. PAN quer comissão para fiscalizar as secretas

Foi apresentado hoje um projeto de lei que pretende impedir antigos primeiros-ministros, ou ministros de algumas pastas, no Conselho de Fiscalização das secretas.
Assembleia Da República

PAN propõe comissão para fiscalizar "secretas"

Inês Sousa Real propõe um reforço dos poderes de fiscalização das "secretas" por parte da Assembleia da República, com possibilidade de "efetuar visitas de inspeção, com ou sem aviso prévio".
Noticiário

7h. Galamba classificou documentos da IP

Trata-se de informação que tem de estar acessível a entidades como a Proteção Civil ou corporações de bombeiros. Ainda neste jornal, Pinto Moreira continua a exercer funções sem restrições.
Política

Ex-vice do PSD rejeita uso político das secretas

André Coelho Lima é contra uma comissão de inquérito sobre o ocorridos no Ministério das Infraestruturas na noite de 26 de abril por considera que os factos "são já todos conhecidos".
Secretas

Ventura diz que Governo quer esconder verdade

André Ventura afirma que é necessária uma comissão de inquérito do SIS. "Isto é sobre a atuação do Governo sobre as secretas, e era essa verdade que era preciso saber".
Noticiário

18h. Medina irritado com PSD. "É falso uso do SIS"

PSD dá o exemplo da intervenção do SIS para intimidar Frederico Pinheiro como um exemplo de ataque ao prestígio das instituições. Medina irritou-se e diz que é tudo falso.
Parlamento

10 deputados do PSD discordam de voto sobre o SIS

Nenhum deputado violou a disciplina de voto imposta pelo líder da bancada Joaquim Miranda Sarmento, mas uma dezena de deputados vão apresentar declarações de voto e Mota Pinto faltou à votação.
Noticiário

14h. SIS. PS chumba comissão de inquérito

O PS chumbo a possibilidade de se realizar uma Comissão Parlamentar de Inquérito à atuação do SIS na recuperação do computador de Frederico Pinheiro. Ainda o balanço da 1ª parte da audição de Medina.
O Bom, o Mau e o Vilão

Se não é pressão política, eu sou o Rato Mickey

A ministra da Defesa (que defendeu as ordens "não negociáveis"), Pedro Delgado Alves (que é contra comissão sobre o SIS) e Hugo Mendes (que nos tentou convencer) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Comissão de Inquérito

PSD não avança com inquérito às secretas

Propostas do Chega e da IL serão votadas na sexta-feira, mas têm chumbo garantido pelo voto contra da maioria absoluta do PS. Só o PSD podia avançar com um inquérito potestativo.
Comissão de Inquérito

Chega desafia Governo a esclarecer atuação até 4.ª

"O Governo tem dois dias para evitar aquilo que todos não desejamos", declarou Ventura. Líder do Chega ainda que o partido entregou um requerimento para ouvir o ex-presidente da Parpública.
TAP

Ventura diz que Costa só pensa na sobrevivência

André Ventura revela que "a verdade tem de vir ao de cima, mais cedo ou mais tarde" mediantes as audições na comissão parlamentar de inquérito à TAP. O líder do Chega diz que o SIRP proferiu mentiras.
Noticiário

20h. Costa recusa demitir diretora das "secretas"

Numa carta de resposta a Luís Montenegro, o primeiro-ministro acusa o líder do PSD de querer usar o SIS para fazer combate político ao governo, e rejeita a existência de abuso de poder no caso.
Secretas

"Obviamente não irei demitir secretária-geral"

Primeiro-ministro acusa Montenegro, por carta, de usar secretas para fazer "combate político ao Governo". Diz que se mostrou disponível para esclarecer líder do PSD sobre o assunto, sem ter resposta.
Noticiário

9h. Trump é acusado. "Falta ética" na política

Trump acusado de manipular documentos confidenciais. "Falta ética" na política dos EUA, diz especialista. Temperaturas voltam a subir para a semana em Portugal. PSD pede demissão da direção do SIRP.
E o vencedor é...

Vamos à Efacec para desenjoar da TAP

Pedido de debate de urgência sobre privatização da Efacec por parte do PSD é importante. Resta saber se será esclarecedor. Santos Cabral falou sobre o SIS com frontalidade e dureza "não habituais".
Noticiário

8h. SIS. Montenegro envia carta a António Costa

Luís Montenegro escreveu carta a António Costa a insistir na demissão da secretária-geral do SIRP. Ainda neste jornal, Instituto para a Guerra diz que contraofensiva ucraniana já está em andamento.
Secretas

Montenegro ameaça retirar confiança às secretas

Se a secretária-geral do SIRP não for demitida "passará a ocorrer um facto inédito em toda a democracia portuguesa: deixará de ter a confiança do maior partido da oposição" escreve Montenegro a Costa.
Noticiário

13h. PR recusa conclusões sobre audições da CPI

Mesmo estando com António Costa em visita à África do Sul, o Presidente da República não só acha que não vai ter tempo para falar com o primeiro-ministro sobre o tema, como prefere esperar para ver.
Explicador

Especial. Partidos debatem caso SIS e TAP

Em destaque a atuação do SIS. O deputado Hugo Soares acusa o PS de "fazer de tudo para manter um mentiroso no Governo". Debate entre PS, PSD, CHEGA, IL, BE, LIVRE e PAN. 
Noticiário

7h. IVAucher aquém das expectativas

E devolveu, por erro, mais de 440 mil euros. Uma falha da Autoridade Tributária levou a que mais de 19 mil consumidores tenham recebido um reembolso superior ao que lhes era devido.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas