Secretas
Governo

Email de motorista investigado como ameaça

683
Fernando Frazão, que, em janeiro, deu boleia de camião a Marcelo Rebelo de Sousa, escreveu um email ao Governo. O executivo receou que se tratasse de uma ameaça ao Estado. PGR diz que não.
Secretas

Espião "traidor" continua a ganhar 2.500 euros/mês

991
Frederico Carvalho Gil, o espião condenado por espionagem para a Rússia e corrupção passiva, continua a receber ordenado de 2.500 euros líquidos, noticia o Diário de Notícias.
Secretas

Secretas consultam dados das comunicações

163
Acesso aos metadados foi aprovado por PS, PSD e CDS, mas partidos de esquerda pediram fiscalização sucessiva ao TC, que ainda não decidiu. Apesar disso, sistema já funciona. Fiscalizador aprova.
Festival Eurovisão da Canção

Eurovisão. Israel pediu ajuda a PSP e secretas 

2778
Autoridades israelitas deslocaram-se a Portugal para perceber como as autoridades portuguesas fizeram a segurança do evento de 2018. Final do Festival da Eurovisão de 2019 será em Telavive.
Secretas

MIlitares e Secretas assinam acordo de cooperação

A iniciativa de Graça Mira Gomes e do almirante Silva Ribeiro, representa um importante passo para formalização da colaboração na partilha de informações entre o CEMGFA e o SIRP.
Jorge Silva Carvalho

Pressões e vigilâncias. Memórias do super-espião

Jorge Silva Carvalho, que ficaria conhecido como o super-espião, conta em livro como o SIS roubou as fichas de militante do PSR e lembra as guerras internas no interior dos serviços secretos.
Livros

Jornalista israelita que revela segredos da Mossad

O livro de Ronen Bergman sobre os serviços secretos israelitas é um raro exemplo em que uma longa investigação revela segredos com mais de 50 anos, enfrentando pressões políticas diretas e a censura.
Secretas

PGR vai saber o que as secretas estão a espiar

Aprovado regulamento que permite às secretas aceder a dados de comunicações de suspeitos, via telefone ou internet. Mas serviços de informações têm de informar a PGR sempre que o queiram fazer.
Rússia

Espia russa terá trabalhado em embaixada dos EUA

Os serviços secretos norte-americanos já negaram que a pessoa em questão tivesse tido acesso a material sensível, mas há suspeitas de que possa ter acontecido o contrário.
Assalto em Tancos

Tancos. PS quer ouvir responsável das secretas

Partido apresentou requerimento para que Graça Mira Gomes seja ouvida no Parlamento sobre "possível assalto aos paióis de Tancos". Helena Fazenda, do Sistema de Segurança Interna, também foi chamada.
Terrorismo

Alerta em Serralves com falsa ameaça terrorista

Um potencial ataque durante o evento Serralves em Festa, no último fim-de-semana, esteve a ser investigado pelas autoridades. Mas não passou de um falso alarme.
Leis

Secretas contra acesso a documentos classificados

O Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) é contrário ao projeto de lei do PCP sobre o acesso do parlamento a documentos e informações como segredo de Estado.
Secretas

Secretas. Recurso de ex-diretor do SIED rejeitado

O Tribunal da Relação de Lisboa rejeitou o recurso apresentado pelo ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa. Jorge Silva Carvalho foi condenado por violação do segredo de Estado.
Secretas

"Secretas" precisam de pessoal e de meios técnicos

O Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações defende que as "secretas" precisam de um reforço de meios técnicos e humanos. O Conselho já tinha alertado para a mesma necessidade em 2016.
Armas De Fogo

Secretas pedem campanha de desarmamento

160
Estima-se que existam em Portugal entre um milhão e um milhão e meio de armas ilegais. As secretas querem uma nova campanha de desarmamento em todo o território nacional, diz o DN.
Secretas

Espião português: russo “era um homem de negócios"

127
Frederico Carvalhão Gil foi condenado por passar informação a um espião russo. Na sua primeira entrevista, diz que os 10 mil euros que recebeu estavam “relacionados com o negócio de azeite".
Parlamento

Abílio Morgado nas secretas, Mário Mesquita na ERC

O parlamento elegeu Abílio Morgado, proposto pelo PSD, para o Conselho de Fiscalização do Serviço de Informações da República. Mário Mesquita, proposto pelo PS, foi eleito para a ERC.
Secretas

Nova líder das "secretas" promete discrição

Graça Mira Gomes, prometeu uma relação “transparente” com os cidadãos, mas uma atuação "discreta" por parte dos seus agentes. António Costa diz que secretas vão investir em equipamento e pessoal.
Parlamento

AR não consegue eleger fiscalizador das secretas

À segunda tentativa, o PSD indicou Abílio Morgado para presidir à fiscalização das secretas. PS tinha concordado, mas nome não teve a maioria necessária. O mesmo aconteceu com Jorge Lacão.
Secretas

Ex-assessor de Cavaco vai fiscalizar secretas

PS e PSD chegaram a acordo e vão indicar o antigo consultor de Cavaco Silva e advogado Abílio Morgado para fiscalizar as secretas. PSD escolhe juíza do TC pró-austeridade para Provedora de Justiça.
Secretas

As secretas invadem emails? Não sabemos

611
Existem dúvidas sobre se as secretas fazem escutas e invadem emails. Ex-espiões admitem que a razão do Estado sobrepõe-se à lei que proíbe essas ações. Costa travou investigação em nome do segredo.
Assunção Cristas

Escutas. Cristas recusa julgamentos antecipados

A presidente do CDS-PP defendeu que o não levantamento do segredo de Estado pelo primeiro-ministro que ditou o arquivamento do caso de alegadas escutas pelas secretas será apurado "com muito rigor".
Justiça

Recusa do PM fecha caso das secretas

547
Recusa do primeiro-ministro em levantar o segredo de Estado leva o Ministerio Público a arquivar processo por escutas telefónicas ilegais alegadamente realizadas pelos serviços de informações.
Serviços De Informações

Metadados. Falta portaria para acesso das secretas

A lei que daria às secretas acesso aos metadados portugueses já foi promulgada por Marcelo Rebelo de Sousa em agosto mas falta a portaria do Governo para que entre em vigor.
Terrorismo

Portugal "não está imune a atos terroristas"

A secretária-geral do Sistema de Informações da República admite que Portugal "não está imune a atos terroristas" e definiu como uma das suas prioridades a "luta contra o terrorismo internacional".
Assembleia Da República

Secretas. Graça Mira Gomes ouvida a 18 de setembro

Embaixadora, convidada por António Costa para substituir Júlio Pereira na liderança das Secretas, é recebida pelas comissões de Assuntos Constitucionais e de Defesa Nacional.
Pedro Passos Coelho

Secretas. Escolha do líder quebrou tradição

308
O presidente do PSD lamentou que o Governo tenha quebrado a tradição de consenso entre as maiores forças políticas na indigitação da secretária-geral do SIRP, demarcando-se deste processo.
Secretas

Costa escolhe Graça Mira Gomes para as secretas

103
António Costa entregou esta segunda-feira o nome de Graça Mira Gomes ao Parlamento. Atual secretário-geral do SIRP espera há meses para ser substituído, depois de polémica com o nome de Pereira Gomes.
PCP

PCP quer fiscalizar da lei de acesso a metadados

112
O PCP anunciou que quer pedir a fiscalização sucessiva da constitucionalidade da lei que permite aos serviços de informações o acesso a dados de comunicações.
Secretas

Marcelo promulga acesso das secretas a metadados

115
Diploma era contestado pelo Bloco de Esquerda, PCP e PEV, mas o Presidente entendeu que há consenso jurídico que permite ultrapassar as dúvidas sobre a sua constitucionalidade.
Incêndios

A "espia" da Marinha que é a voz da Proteção Civil /premium

4545
Dura, inteligente, desenrascada, com perfil militar, Patrícia Gaspar é a voz da Proteção Civil desde a "lei da rolha" nos fogos. Uma missão que lhe tem valido críticas - e muitas noites longe de casa.
Proteção de Dados

Aprovada lei sobre acesso a metadados

PS, PSD e CDS-PP aprovaram esta quarta-feira, em votação final global, a nova lei que permite aos serviços de informações o acesso a dados de comunicações, os metadados.
Secretas

PS e CDS querem acesso das "secretas" a metadados

PS e CDS/PP chegaram a acordo para a nova lei que permite aos serviços de informações o acesso a dados de comunicações, os metadados, disse à Lusa o deputado centrista Telmo Correia.
Assembleia Da República

Secretas. PS e CDS negoceiam lei sobre metadados

PS e CDS/PP estão em conversações para apresentar um texto único, de fusão, para aprovar a nova lei para permitir aos serviços de informações o acesso a dados de comunicações, os metadados.
Secretas

Teresa Morais chumbada para as secretas

Deputada do PSD escolhida para presidir à fiscalização das secretas foi chumbada. Era preciso acordo mas PS e PSD não se entenderam, apesar dos elogios. Faltaram 30 votos para Teresa Morais ser eleita
Secretas

Pereira Gomes "indisponível" para liderar secretas

Nome escolhido pelo primeiro-ministro volta atrás e decide não aceitar convite de António Costa, informa o gabinete do primeiro-ministro.
Secretas

PS é contra, mas todos elogiam Teresa Morais

836
Deputada e vice do PSD está nomeada para presidir à fiscalização das secretas. Esquerda não apoia, mas na audição prévia não foi capaz de lhe apontar uma falha. Ser "chata" é motivo para chumbo?
Secretas

João Soares contesta nomeação para Secretas

O deputado João Soares defendeu que o embaixador José Júlio Pereira Gomes deveria "renunciar já" à nomeação para secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa.
Secretas

Secretas. "Depois do referendo senti desespero"

Em declarações ao Observador, chefe indigitado das secretas reitera responsabilidade do Governo de António Guterres na decisão de sair de Timor. E garante estar de "consciência tranquila".
António Costa

Costa mantém confiança na escolha para Secretas

O primeiro-ministro, António Costa, manifestou confiança no diplomata José Júlio Pereira Gomes para o desempenho das funções de secretário-geral das "secretas".
Secretas

"Secretas" dão luz verde para acesso a metadatos

O secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa considera equilibrada a proposta do Governo para permitir o acesso a dados de comunicações eletrónicas, os metadados.
Serviços De Informações

Apreensão nas "secretas" com nome de Pereira Gomes

116
Episódios que envolvem o embaixador chamado por António Costa para os serviços de informações estão a ser recebidos com reservas. Primeiro-ministro mantém o apoio.
Bloco de Esquerda

BE. Governo deve "reconsiderar" chefe das secretas

Nomeação de Pereira Gomes para chefiar as secretas começou por ser pacífica, mas já não é. Perante "dados novos", o Bloco de Esquerda admite que o Governo "considerar" a escolha feita.
PSD

Eleição para Conselho de Fiscalização a 7 de junho

A conferência de líderes parlamentares agendou, esta quarta-feira, para 7 de junho a eleição do elemento em falta no Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa.
Secretas

Aprovado acesso das "secretas" a metadados

O parlamento aprovou os diplomas do Governo e do CDS-PP para acesso dos agentes dos serviços de informações a dados de tráfego de comunicações eletrónicas.
Secretas

Juízes negam acesso das secretas a metadados

Parlamento prepara-se para aprovar diploma do Governo que prevê acesso das secretas a metadados. Conselho Superior da Magistratura vê riscos de inconstitucionalidade. BE pediu a Marcelo para intervir.
Secretas

Secretas. PSD insiste e leva Teresa Morais a votos

275
Depois da nega do PS, PSD avança na mesma com candidatura de Teresa Morais para fiscalização das secretas. PSD recusa "birra" e acusa socialistas de quererem ser "os novos donos disto tudo".
Secretas

Secretas. PS considera Teresa Morais sem perfil

O líder parlamentar do PS afirmou que a vice-presidente do PSD Teresa Morais não tem o perfil adequado para o cargo de presidente do Conselho de Fiscalização das Secretas.
Secretas

PS chumba Teresa Morais para fiscalizar secretas

O PS decidiu 'chumbar' a candidatura de Teresa Morais para substituir Paulo Mota Pinto na presidência do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (CFSIRP).
Secretas

Pereira Gomes é novo secretário-geral das Secretas

O atual secretário-geral, Júlio Pereira, há 12 anos nas Secretas, mantém-se no cargo até final da visita do Papa Francisco.
Secretas

PSD propõe Teresa Morais para fiscalizar secretas

O PSD propôs a vice do partido Teresa Morais para substituir Paulo Mota Pinto na presidência do Conselho de Fiscalização das secretas, mas o PS recusou subscrever a proposta.
Secretas

Governo vai apresentar lei sobre "secretas"

O Governo vai entregar "em breve" uma proposta ao parlamento sobre o acesso, mediante condições, a metadados de eventuais suspeitos de terrorismo, anunciou a ministra da Administração Interna.
Secretas

Costa quer esquerda a apoiar reforço das secretas

António Costa está confiante num acordo que inclua PCP e BE no sentido reforçar os poderes das secretas na recolha de dados de comunicações em casos de terrorismo. Esquerda disposta a avaliar diploma.
Segurança

"Indícios" de terrorismo sobem em Portugal

324
Relatório Anual de Segurança Interna de 2016 revelam "indícios" de "agravamento de alguns fatores de risco" de terrorismo em Portugal. Por outro lado, a criminalidade desceu.
Secretas

Conselho de fiscalização quer alteração da lei

Paulo Mota Pinto, presidente do Conselho de Fiscalização dos Serviços de Informações, defendeu esta terça-feira o acesso a dados de comunicações através de uma alteração legislativa.
Secretas

Conselho de Fiscalização pede fusão das secretas

O Conselho de Fiscalização do SIRP voltou a defender a fusão das secretas nacionais junto do Parlamento. A medida sempre contou com a oposição dos partidos mais à esquerda e não deverá sair do papel.
Secretas

Secretas querem aceder a metadados

O Conselho de Fiscalização dos Serviços de Informações defendeu uma solução legislativa que permita às secretas acederem a dados de tráfego e localização de comunicações contra o terrorismo.
Terrorismo

Aeroportos são vulneráveis, alertam PSP e SIS

Representantes da PSP e do SIS alertaram para a maior probabilidade de ataques terroristas em zonas de segurança reduzida, sublinhando que o aeroporto é um dos alvos potenciais mais vulneráveis.
Secretas

SIS. Decisão de Costa fecha investigação a espiões

1539
Em causa, inquérito a agentes do SIS por suspeita do crime de favorecimento a arguido do caso Vistos Gold. Recusa de António Costa em revelar identidade dos espiões na origem do arquivamento.
Secretas

Secretas negam ter culpa em fuga de informação

Júlio Pereira garante que a fuga de informação de dezenas de documentos confidenciais, noticiada pelo Observador, não é da responsabilidade dos serviços de informações.
Secretas

Documentos das “secretas” aparecem em África

1343
Relatórios do SIS, PSP e GNR apareceram inadvertidamente numa empresa local. Fuga poderá pôr em causa segurança nacional e internacional.
Secretas

Portugal é um país cada vez menos a sério

215
A Intellcorp até pode “em poucas horas saber tudo ou quase tudo sobre alguém", mas não de forma legal, principalmente se recorrer aos “canais próprios e contactos de ex-expiões”.
Secretas

Ex-espiões criam empresa para vender informações

1049
"Conseguimos em poucas horas saber tudo ou quase tudo sobre alguém", garante um dos fundadores ao DN. Vendem serviços de Intelligence para ajudar políticos e empresários a "neutralizar ameaças".
Secretas

Chefe das "secretas" nega escutas 

O secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), Júlio Pereira, negou a existência de interceções telefónicas por parte dos seus serviços e afastou em absoluto qualquer inspeção internacional ao funcionamento das "secretas" portuguesas.
Secretas

PCP: Chefe das secretas sem condições para ficar

O PCP acredita que Júlio Pereira, secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa, "não tem condições para se manter à frente do cargo". Detenção de Carvalhão Gil foi gota de água.
Secretas

Secretas: leitura do acórdão dia 19 de setembro

O tribunal marcou para 19 de setembro a leitura do acórdão do 'caso das secretas', no qual é arguido o ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) Jorge Silva Carvalho.
Secretas

Secretário-geral do SIRP conhece os documentos

João Luis, ex-funcionário das 'secretas', garante que o secretário-geral do Sistema de Inofrmações da República Portuguesa tem conhecimento de todos os documentos.
Secretas

Espião do SIS vai ficar em prisão domiciliária

A DGRSP informou que já iniciou procedimentos relativos ao pedido de vigilância eletrónica que permitirá ao funcionário do SIS detido por suspeita de espionagem ficar em prisão domiciliária.
Secretas

Espião. Encontro em Roma era para criar empresa

112
O agente do SIS disse em tribunal que pensava que o espião russo era um empresário. Carvalhão Gil afirmou ainda que tinha os documentos da NATO na mochila para os estudar.
Secretas

'Secretas' reforçam segurança

Os serviços de informações vão reforçar os procedimentos de segurança depois do caso Carvalhão Gil. A informação foi avançada durante a apresentação do novo site das 'secretas' portuguesas.
Justiça

Espião português em prisão preventiva

Frederico Carvalhão Gil, o espião português, fica em prisão preventiva, um dia depois de ter sido constituído arguido. O advogado do arguido considera o caso "um disparate pegado".
Secretas

Espião detido vai negar crime de espionagem

O funcionário do SIS detido a 21 de maio em Roma por alegada espionagem e outros crimes vai refutar as imputações do Ministério Público quando for interrogado pelo Tribunal Central de Instrução Criminal, admitiu à agência Lusa o seu advogado.
Espionagem

Espião detido em Itália já está em Portugal

Frederico Carvalhão Gil foi detido em Itália em flagrante delito quando vendia informações classificadas a outro espião russo. Aterrou esta noite em Lisboa, onde tinha inspetores da PJ à espera.
Secretas

Espião extraditado para Portugal no fim de semana

O agente do SIS Frederico Carvalhão Gil, que foi detido a vender informações secretas da NATO a um espião russo, vai ser extraditado para Portugal este fim de semana.
Justiça

NATO vai investigar SIS

Serviço de Informações de Segurança está na mira da Aliança Atlântica na sequência da detenção de Frederico Carvalhão Gil, um espião português suspeito de vender documentos secretos à Rússia.
Rússia

Afinal há espiões ou é conspiração contra Putin?

Será Bruxelas capaz de ter novas ideias (ou ir buscar velhas ao baú da história) nas relações com o Kremlin? Ou irá permitir que os “putinzinhos” tenham um papel cada vez mais destrutivo na Europa?
Secretas

Espião do SIS deverá ser extraditado até julho

Russo detido tinha passaporte diplomático e invocou imunidade para requerer libertação imediata. Tribunal italiano recusou e vai analisar pedido de extradição das autoridades portuguesas.
Secretas

Com espiões não se brinca

1229
Portugal tem uma experiência dolorosa de relação com espiões russos, pois é bom não esquecer que, no PREC, o KGB conseguiu desviar, com o apoio do PCP, parte dos arquivos da nossa inteligência militar
País

Quando Portugal expulsou quatro espiões do KGB

A propósito do espião recentemente detido, o Observador recorda o verão de 1980, quando o Governo de Sá Carneiro expulsou diplomatas soviéticos por "intromissão nos assuntos internos" nacionais.
Secretas

O espião "certinho" apanhado a vender segredos

1267
Um espião português foi detido, em Roma, por suspeita de estar a vender segredos a um funcionário dos serviços de informações da Rússia. Frederico Carvalho Gil era "certinho" até que se divorciou...
Provedor de Justiça

Provedor analisa utilização de detetor de mentiras

Queixa de espião sobre utilização de detetores de mentiras nas secretas leva Provedor de Justiça a investigar a utilização destes aparelhos nas secretas.
Política

Santos Silva quer secretas com acesso a metadados

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros, um dos maiores obstáculos à investigação do terrorismo é o facto dos serviços de informação não poderem aceder a metadados.
Espionagem

Kim Philby: o vídeo secreto de uma aula na Stasi

Um vídeo inédito mostra o mais infame espião inglês durante uma conferência na Alemanha de Leste. O espião do KGB explica como serviu de agente duplo para a União Soviética durante anos.
Secretas

PSD, PS e CDS travam audição de Júlio Pereira

PSD, PS e CDS-PP rejeitaram um requerimento apresentado pelo PCP para que fosse ouvido em sede de Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais o secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira.
Segredo de Justiça

Secretas: pedido fim do segredo de Estado

No âmbito o processo das secretas, foi pedido ao primeiro-ministro o levantamento do segredo de Estado. Em causa estão os direitos de defesa dos arguidos .
Secretas

Tribunal pede levantamento do segredo de Estado

O tribunal que está a julgar o caso das "secretas" pediu o levantamento do segredo de Estado sobre matérias relacionadas com a atividade dos serviços de informação.
Comunismo

Quem podia não trabalhar para os KGB's?

A procura da verdade histórica parece não ser a única motivação dos “caçadores” de nazis, comunistas e bufos, podendo ter outros objectivos: denegrir adversários políticos. É um jogo perigoso.
Secretas

Fiscalização das secretas precisa de mais recursos

O presidente do conselho de fiscalização das secretas disse também que em 2014 e no primeiro semestre de 2015, não foram praticadas "formas de recolha de informação que violem a lei".
Justiça

Secretas.O fascínio entre o permitido e o proibido

O antigo diretor do SIS, Rui Pereira, afirmou que "sempre procurou estabelecer a fronteira entre o que era permitido e o que era proibido" aos serviços de informações.
País

Serviços de Informações. Os segredos já revelados

O julgamento das secretas - que prossegue esta quinta-feira - tem posto a nu os procedimentos que os serviços de informações usam: perseguições, vigilâncias ou escutas telefónicas entram na lista.
Secretas

Oficial. MP abre investigação a serviços secretos

A procuradora Teresa Almeida extraiu certidão das declarações do arguido e ex-diretor operacional do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) João Luís para abertura de inquérito sobre alegadas práticas ilegais dos serviços de informações.
Secretas

Escutas ilegais nas secretas? PS e PSD tranquilos

António Rodrigues e Filipe Neto Brandão estão confortáveis com poderes do Conselho de Fiscalização das secretas, que nunca identificou práticas ilegais apesar de recente polémica.
Ministério Público

PS volta a dividir lugares com PCP e BE

471
Eleição de cinco nomes para o Conselho Superior do Ministério Público vai ser feita com duas listas diferentes: uma da esquerda outra da direita. PS não se entende com PSD e dá lugares ao BE e ao PCP.
Secretas

Secretas admitem acesso a dados privados

O ex-funcionário do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) João Luís admitiu hoje que as secretas possuem "fontes humanas" que lhes permitem acesso a dados pessoais.
Secretas

PS e PSD de acordo sobre fiscalização das secretas

PS e PSD chegaram a acordo sobre as nomeações para o Conselho de Fiscalização das secretas. Neto Brandão (PS) e António Rodrigues (PSD) são os escolhidos. Votação requer maioria de dois terços.
Justiça

Nuno Vasconcellos: "Nunca vi o Jorge como espião"

Nuno Vasconcellos começou a ser ouvido esta quinta-feira em tribunal. O presidente da Ongoing é acusado de corrupção ativa, assim como o principal arguido, o ex-espião Silva Carvalho.
Secretas

Alemanha troca mais informação com outros países

Anúncio foi feito pelo ministro do Interior depois dos "alertas de atentados" em Munique, na noite de Ano Novo. “No futuro haverá um intercâmbio ainda mais intenso de cooperação e informação", disse.
Justiça

Espião admite procedimentos ilegais nas secretas

Esta quinta-feira, Jorge Silva Carvalho confirmou a existência de um manual de procedimentos, com práticas ilegais como o acesso a faturas telefónicas, aprovado por Júlio Pereira.
Secretas

Espião nega favores a presidente da Ongoing

O ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa, Silva Carvalho salientou que "nunca transmitiu" informação das secretas ao presidente da Ongoing, Nuno Vasconcellos.
Terrorismo

Ameaça terrorista. Portugal "está preparado"

O secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), Júlio Pereira, ouvido à porta fechada, no parlamento, sobre ameaças terroristas, garantiu que o país está preparado.
Justiça

Ongoing tinha um espião: nome de código 'Panda'

No julgamento do caso, Silva Carvalho disse que a sua fonte na Ongoing era um espião e contou segredos das Secretas, entre eles o facto de a Rússia ser uma prioridade.
História

CIA: seis artigos especiais de espionagem

Parece realidade virtual, típica de um filme de James Bond, mas a CIA usa há muitas décadas técnicas de espionagem com tecnologia sofisticada. Conheça-os nesta fotogaleria.
Secretas

Super espião admite ter mandado escutar telemóvel

O ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), Jorge Silva Carvalho, afirmou que o 'modus operandi´ das secretas é "90% ilegal" e confessou ter escutado Nuno Simas.
Secretas

Sem supervisão, secretas podem ameaçar direitos

Numa altura em que se discute a necessidade de dar mais poderes aos serviços secretos, a Agência dos Direitos Fundamentais da UE vem alertar para os riscos de uma vigilância sem vigilância.
Voo 7K9268

Britânicos pensam que avião tinha bomba a bordo

Serviços secretos reforçam a tese de ter havido uma bomba a bordo do avião que caiu no domingo no Egito. Entretanto, as autoridades egípcias suspenderam os voos de resgate de turistas britânicos.
Espanha

Esqueça o 007. O bom agente secreto é discreto

Um código de ética para os 3.500 agentes espanhóis era um antigo objetivo do diretor dos serviços secretos. Depois de meses e um grupo de trabalho próprio, o documento aí está...
Museus

Soutiens, cascas de noz e guarda-chuvas assassinos

Um novo museu da espionagem mostra como os agentes faziam vigilâncias (com câmaras nas gravatas), como comunicavam (com pombos-correio enviados por paraquedas) e como matavam (com luvas-pistola).
Terrorismo

MI5 quer mais poder para espiar terroristas

Chefe do MI5, em entrevista inédita, diz que as novas tecnologias permitem aos terroristas conspirar fora do alcance das secretas e defende que as empresas devem avisar voluntariamente as autoridades.
Secretas

Chefe das secretas falta a julgamento. Por doença

O secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa (SIRP) justificou com "motivos de saúde" a sua ausência no julgamento do 'processo das secretas', onde iria testemunhar.
Papa Francisco

Visita do Papa aos EUA não vai ter selfie-sticks

Os populares selfie-sticks vão ser proibidos durante a visita papal aos Estados Unidos a decorrer este mês de setembro. No entanto há outros objetos curiosos que vão ter que "ficar à porta."
Operação Labirinto

Vistos Gold. Defesa de Figueiredo tenta libertação

O principal arguido do processo Vistos Gold está preso desde novembro de 2014 enquanto que as certidões extraídas contra dois juízes e um procurador-geral adjunto foram arquivadas em maio e junho.
Julgamentos

Julgamento do antigo superespião começa hoje

O denominado 'caso das Secretas', em que são arguidos o ex-diretor do SIED Jorge Silva Carvalho e o presidente da Ongoing, Nuno Vasconcellos, começa hoje a ser julgado em Lisboa.
Tribunal

Juíz do TC pró-secretas substituído como relator

José Teles Pereira redigiu o memorando original que dava luz verde ao acesso a dados de comunicações por parte dos espiões mas foi substituído porque ninguém concordou com ele.
PS

PS diz que Governo afrontou Constitucional

985
Duarte Cordeiro acusou o Governo de afrontar o Tribunal Constitucional, organismo que chumbou a norma que permitia aos agentes das secretas ter o acesso a metadados das comunicações.
Secretas

TC chumba novos poderes dos espiões

1421
Cavaco pediu a fiscalização e Tribunal Constitucional chumbou diploma que permite aos espiões terem acesso a dados bancários, fiscais, de tráfego e de comunicações de quem estão a investigar.
História

MI5. As novas histórias secretas da espionagem

O Arquivo Nacional revelou documentos secretos do MI5 redigidos nas épocas da II Guerra Mundial e da Guerra Fria. São agora conhecidos mais pormenores sobre armas nucleares e espionagem.
Estados Unidos da América

A companhia aérea dos serviços secretos dos EUA

114
No estado do Nevada, nos EUA, opera uma transportadora aérea secreta que se acredita ser usada pelo governo norte-americano para transportar funcionários. Fique a conhecer a Janet Airlines.
Secretas

Espião mais odiado pelos EUA pode ser libertado

O antigo espião norte-americano Jonathan Pollard foi condenado a prisão perpétua por crime de espionagem contra os EUA a favor de Israel. Agora, pode vir a ser libertado, mas porquê?
Secretas

Filiação maçónica das secretas não será pública

Maioria recua em nome de entendimento alargado com PS e registo de interesses de chefe das secretas não será público. Mesmo com alterações, acesso a dados ainda levanta dúvidas de constitucionalidade.
Cova da Moura

Secretas investigam racismo na PSP

250
"Disseram que nós, africanos, temos de morrer" e "deviam alistar-se no Estado Islâmico" estão entre as denúncias de um dos jovens agredidos. Secretas suspeitam de infiltrações da extrema-direita.
PGR

Espiar telecomunicações é inconstitucional

149
Aumentam as vozes críticas do diploma do Governo sobre novos poderes dos espiões. PGR, Conselho Superior do MP, Comissão de Fiscalização de Dados alinham todos no alerta contra "ingerência".
Secretas

"O que é inconstitucional é decapitar pessoas"

Privacidade vs. segurança, liberdades individuais vs. combate ao terrorismo. Debate sobre proposta do Governo para dar às secretas acesso a dados de comunicações dividiu o Parlamento.
Proteção de Dados

Secretas vão "devassar" a privacidade

162
Comissão Nacional de Proteção de Dados considera que a nova lei das secretas viola cinco artigos da Constituição. E protege dados sobre espiões.
Secretas

Email das secretas expõe candidatos a espiões

Perto de 400 pessoas que concorreram a agentes dos Serviços de Informação viram os seus nomes e contactos expostos por email, conta o Diário de Notícias. A solução pode passar por anular o concurso.
Secretas

PS dá ok a aumento dos espiões portugueses

PS quer esconder registo de interesses do chefe das secretas e admite que acesso a dados telefónicos "é sensível" e deve ser analisada a sua constitucionalidade para afastar receios.
Segurança Nacional

PCP quer vedar às secretas o acesso a informações

O deputado comunista António Filipe alerta para o carácter inconstitucional do diploma do Governo.
Secretas

PCP contra reforço dos poderes das "secretas"

O PCP promete ir até às últimas consequências contra o reforço de poderes que PSD/CDS e PS pretendem atribuir aos serviços de informações.
Secretas

Secretas: Privacidade dos cidadãos está em risco

"A pretexto do combate ao terrorismo, PSD, PS e CDS pretendem abrir a porta a medidas que violam a privacidade dos cidadãos", acusou Cecília Honório.
Secretas

Espiões vão ser aumentados

123
Reforma dos serviços de informações, negociada entre Governo e PS, prevê um novo estatuto remuneratório, novo suplemento e consequente aumento da despesa.
Segurança

PCP.Acesso das secretas a dados é inconstitucional

PCP considera "inconstitucional" proposta do Governo que pretende abrir às secretas o acesso aos dados de faturação telefónica e de localização dos cidadãos. E vai avançar com projeto próprio.
Conselho de Ministros

Reforma. PS dá acordo a unificação das secretas

Governo aprovou reforma profunda, mas discreta das secretas. Júlio Pereira passa a ter um número 2 para controlar mais SIS e SIED. PS deu acordo à mudança e mesmo aos novos poderes de escutas.
China

Corrupção dá pena perpétua a ex-ministro chinês

O ex-ministro da Segurança Pública da China Jou Yongkang foi condenado a prisão perpétua por corrupção. Nunca alguém com tão alta posição tinha sido condenado por este crime na China comunista.
Secretas

Governo quer dar aos espiões acesso ao fisco

Jornal de Negócios diz que a proposta de lei pretende dar acesso generalizado aos diretores e dirigentes superiores das secretas a todas as bases de dados da administração pública.
Secretas

PSD/CDS forçam transparência dos espiões

A maioria vai apresentar projeto de lei que obriga a serem públicos registos de interesses dos espiões depois da presidente da Assembleia da República ter dito que atual lei não o permitia.
Coreia do Norte

Kim Jong Un terá mandado matar 15 pessoas em 2014

A informação foi alegadamente transmitida pelos serviços secretos sul-coreanos ao respetivo parlamento. Entre os executados podem estar alguns elementos do Governo que se terão oposto ao ditador.
Julgamentos

Tudo o que precisa saber sobre o caso das Secretas

Cinco arguidos, entre eles um ex-espião das Secretas, vão sentar-se no banco dos réus para o início de um julgamento que envolve crimes de violação do segredo de Estado e corrupção.
Secretas

SIS: Manual prevê interceptar telecomunicações

Apesar de não estarem previstos na lei, o "manual dos espiões" do SIS prevê procedimentos como escutas ilegais, vigilâncias indiscriminadas e pagamento a fontes por informações sigilosas, apurou o i.
Secretas

Agentes beberam e bateram com carro na Casa Branca

Dois agentes dos serviços secretos, após consumirem bebidas alcoólicas, embateram com o carro numa barreira de segurança da Casa Branca. Um deles é o número dois da segurança privada de Barack Obama.
Secretas

Secretas. Passos contradiz Silva Carvalho

"No exercício das minhas competências de controlo, tutela e orientação do SIRP (...) não há lugar à definição de orientações contra legem (contra a Lei)", disse o primeiro-ministro
Alemanha

Assalto às secretas alemãs. Levaram as torneiras!

A nova sede dos serviços secretos alemães, ainda em construção, foi assaltada. Mas não foi um assalto qualquer. Os ladrões apenas levaram as torneiras.
Secretas

Ex-espião diz não entender proibição de escutas

Antigo diretor operacional do Serviço de Informações Estratégicas diz não compreender a impossibilidade de as secretas realizarem escutas telefónicas, como acontece nos EUA.
Tribunal

Ex-espião tenta provar ilegalidades nas secretas

Diário de Notícias avança que Jorge Silva Carvalho entregou documentação ao tribunal que alegadamente prova que as práticas de que é acusado eram prática comum no SIED.
Secretas

PCP exige que Passos se pronuncie sobre "secretas"

O PCP, na voz do deputado António Filipe, fez saber que vai questionar por escrito Pedro Passos Coelho a propósito da alegada realização de escutas ilegais.
Parlamento

Maioria chumba audições sobre as "secretas" 

A maioria PSD/CDS-PP chumbou hoje, com a abstenção do PS, a audição parlamentar do secretário-geral dos "serviços secretos" e do Conselho de Fiscalização sobre a alegada realização de escutas ilegais.
Jorge Silva Carvalho

Secretas: Bloco questiona Passos sobre escutas

O BE quer saber se é "banal" os serviços secretos escutarem jornalistas e o PCP chama o chefe das secretas ao Parlamento.
Jorge Silva Carvalho

Aceder a registos telefónicos é "modus operandi"

Jorge Silva Carvalho disse, numa contestação enviada para tribunal, que acedeu a registos telefónicos "de acordo com orientações superiores" e considera-se "inocente da quase totalidade dos crimes".
CIA

Agente secreto condenado por divulgar segredos

Um antigo operacional da CIA foi condenado por passar segredos de estado a um repórter do New York Times. As provas eram circunstanciais mas suficientes para o tribunal optar pela condenação.
Secretas

Morto pela Rússia: novos indícios no caso Litvinenko

As autoridades britânicas acusam dois antigos guarda-costas do KBG de terem envenenado Litvinenko, exilado no Reino Unido. A NSA tem gravações que reforçam esta ideia.
Crime Informático

EUA segue piratas informáticos da Coreia do Norte

Na pista dos piratas informáticos norte-coreanos desde 2010, os serviços secretos norte-americanos conseguiram provar a ligação ao ataque daqueles à Sony.
Estados Unidos da América

Houve tiros à porta do vice-presidente dos EUA

O caso aconteceu na noite de sábado. Os Serviços Secretos e a polícia local procuram o autor dos disparos efetuados do interior de uma viatura a alta velocidade.
Reino Unido

MI-5: Al-Qaeda pode estar a planear novo ataque

152
Os serviços secretos britânicos admitem que a Al-Qaeda pode estar a planear um ataque semelhante ao de Paris. É quase impossível evitar que tal aconteça, revelou o diretor do MI-5, Andrew Parker.
Secretas

Pertence à maçonaria? Nem sim, nem não

285
Neiva da Cruz foi indigitado pelo primeiro-ministro para o cargo de diretor do SIS. Mas antes, teve de passar pelo crivo dos deputados, que quiseram saber se pertence à maçonaria. Resposta foi vaga.
Parlamento

Futuro diretor do SIS questionado sobre maçonaria

Neiva da Cruz, que é esta sexta-feira ouvido no Parlamento antes de ser nomeado diretor do SIS, vai enfrentar teste feito pelos deputados. É a primeira vez que tal acontece com chefe de secretas.
Vistos Gold

Chefes das secretas debaixo de fogo

Bloco de Esquerda quer que Passos Coelho explique porque mantém confiança em Júlio Pereira e PCP quer que Horácio Pinto explique o "varrimento" no caso Vistos Gold.
Secretas

SIS obrigado a mudar regras

Mota Pinto diz que operação de varrimento eletrónico feita no gabinete de António Figueiredo, agora arguido no caso dos vistos gold, foi legal, mas "imprudente". SIS vai apertar o escrutínio.
Operação Labirinto

PS com mais cautelas que maioria nas secretas

Conselho de Fiscalização ouvido amanhã sobre varrimento eletrónico feito pelo SIS a pedido de arguido dos vistos gold. PS envolve Passos Coelho para impedir audição do SIS.
Secretas

Fiscalização do SIS pode prestar esclarecimentos

O Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa disponibilizou-se para prestar esclarecimentos sobre a atuação de agentes do SIS no Instituto de Registos e Notariado.
Operação Labirinto

O que são varrimentos eletrónicos

SIS faz várias inspeções para detetar escutas ambientais em organismos do Estado ao abrigo da lei 9/2007. Se encontrar escutas, não pode investigar e tem que comunicar aos órgãos de polícia criminal.
Vistos Gold

PSD elogia "dignidade" de Miguel Macedo

Partido tenta separar as águas entre a demissão de Miguel Macedo e os ministro mais contestados, casos de Nuno Crato e Paula Teixeira da Cruz.
Vistos Gold

Marcelo: Miguel Macedo "fez bem" em demitir-se

Ex-líder do PSD diz que chegou a ser prometida uma declaração pública de apoio ao ministro, mas Miguel Macedo não aceitou.
A página está a demorar muito tempo.