Armamento Nuclear

Armamento Nuclear

Putin ameaça cessar acordo sobre armas nucleares

Vladimir Putin, admitiu esta quinta-feira que a Rússia está "prestes a não prolongar o tratado nuclear START com os Estados Unidos". A data de aplicação do acordo termina em 2021.
Irão

Presidente do Irão quer referendo sobre nuclear 

Presidente do Irão, Hassan Rouhani, defende que o país pode realizar um referendo sobre o programa nuclear. Proposta surge num contexto de guerras de palavras e agravamento das tensões com os EUA.
Bomba Atómica

Nazis estiveram perto de construir bomba atómica?

330
Nova investigação sugere que, no final da II Guerra, Hitler estava a meio caminho de construir um arsenal nuclear. Uma nova investigação desvenda as experiências nazis com urânio durante o conflito.
Armamento Nuclear

Kim e Putin juntos para resolver problema nuclear

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pediu ao Presidente russo, Vladimir Putin, para trabalharem em conjunto de forma a resolverem o problema da desnuclearização da península coreana.
Mundo

Países preocupados com atividade balística do Irão

Os três países enviaram uma carta ao secretário-geral da ONU, onde defendem que o recente fabrico e lançamento de mísseis balísticos no Irão está a agravar as tensões existentes no Médio Oriente.
Coreia do Norte

Coreia do Norte está a preparar lançamento

Novas imagens de satélite mostram movimentações à volta das instalações nucleares a sul de Pyongyang. Especialistas acreditam que regime de Kim Jong Un se prepara para lançar satélite.
Coreia do Norte

Kim Jong-un reforça construções em base nuclear

A reconstrução de uma base de testes nucleares na Coreia do Norte estava suspensa. Depois do encontro entre Kim Jong-un e Donald Trump, as obras recomeçaram.
Armamento Nuclear

"Cimeira com Kim Jong Un foi um sucesso"

Cimeira sobre o nuclear entre Donald Trump e Kim Jong Un acabou mais cedo do que o previsto e sem declaração conjunta. Ainda assim, John Bolton diz que "foi um sucesso".
Armamento Nuclear

Yongbyon, o "coração nuclear" da Coreia do Norte

O complexo tem capacidade para produzir material para sete a dez bombas nucleares e o líder do regime estava apto a destruí-lo. Mas o seu fim não seria o fim do programa nuclear e Trump não aceitou.
Armamento Nuclear

Televisão russa ficciona ataque nuclear aos EUA

138
O Pentágono e a base militar que serve de retiro ao presidente dos EUA seriam alguns dos alvos, segundo a peça ameaçadora. O Kremlin diz que "não interfere" na política editorial da televisão.
Nações Unidas

Guterres alerta para controlo de armamento

O secretário-geral da ONU lamentou que os Estados estejam a procurar "segurança" através do desenvolvimento de novas armas e apelou à manutenção de tratados internacionais.
Armamento Nuclear

Teerão condena pedido "arrogante" dos EUA à Europa

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão classificou como odioso e arrogante o discurso do vice-presidente norte-americano que instou a Europa a abandonar o acordo nuclear com Teerão.
NATO

Portugal defende alternativas a tratado nuclear 

De modo a evitar o fim do tratado das armas nucleares de médio alcance, o Governo defende que se deve "encontrar um regime que permita evitar essa corrida aos armamentos", entre outros mecanismos.
Rússia

Desarmamento nuclear. Rússia abandona tratado

Anúncio foi feito pelo presidente russo, Vladimir Putin. A decisão de suspender a participação no tratado de desarmamento nuclear surge em resposta à medida similar já adotada pelos EUA.
Armamento Nuclear

Mísseis. EUA retiram-se por violação da Rússia

Decisão dos EUA era aguardada desde outubro de 2018, quando Trump ameaçou romper o tratado de controlo de mísseis de médio alcance, se a Rússia não destruísse o míssil Novator.
Rússia

Alemanha: Rússia pode salvar o tratado nuclear

O presidente Donald Trump já anunciou a saída dos EUA do tratado nuclear com Rússia. O ministro dos negócios estrangeiros da Alemanha acredita "que a Rússia pode ainda salvar o tratado".
Rússia

Rússia quer salvar o tratado de armas nucleares

"Espero que os países europeus tentem pressionar Washington a ter uma posição mais responsável", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov.
Armamento Nuclear

Coreia do Sul quer ajudar a levantar sanções

O Presidente da Coreia do Sul defende que sejam tomadas medidas para facilitar a desnuclearização da Coreia do Norte, citando a aceitação dos EUA de um "regime de paz".
Rússia

O presente de Putin voa como uma bola de fogo

124
O novo sistema de mísseis da Rússia foi testado em público. Voa a uma velocidade 20 vezes superior à do som. Putin diz que é "invencível" e descreveu-o como um "excelente" presente de ano novo.
Vladimir Putin

Guerra nuclear: Putin alerta para risco crescente

Putin criticou os EUA por provocarem nova corrida às armas ao abandonarem os acordos de desnuclearização. Se os EUA colocarem mísseis de médio alcance na Europa, a Rússia será forçada a tomar medidas.
Armamento Nuclear

Pyongyang pode recusar desnuclearização

A Coreia do Norte recusa avançar na desnuclearização se os EUA não removerem primeiro todas as fontes de ameaça nuclear, não só do Sul e do Norte, mas também das áreas vizinhas à Península.
Diplomacia

Kim Jong-un não deve visitar Seul este ano

A falta de progressos no diálogo entre Pyongyang e Washington parecem ser um entrave à realização de uma nova cimeira inter-coreana, que seria a quarta desde abril.
NATO

NATO pede à Rússia para cumprir tratado

Os aliados reconheceram expressamente que Moscovo "desenvolveu e utilizou" o sistema de mísseis 9M729, que "viola o tratado INF e representa um risco significativo para a segurança euro-atlântica".
Iémen

No Iémen, a guerra das crianças é contra a fome 

3.657
São as vítimas mais flagrantes da guerra e têm um inimigo comum: a fome. Em três anos de conflito, morreram 85 mil crianças subnutridas. Estes são os rostos da pior crise humanitária do mundo.
Armamento Nuclear

Acordo nuclear. NATO acusa Rússia da saída dos EUA

O secretário-geral da NATO sustentou a acusação dizendo que um tratado não funciona quando só uma das partes o respeita.
Armamento Nuclear

Rússia acusa EUA de reforço das armas nucleares

Segundo o diretor do departamento de Controlo de Armas russo, os EUA estão a desenvolver uma defesa global contra mísseis balísticos, o que provocará um desequilíbrio das armas convencionais no mundo.
China

China: saída dos EUA do acordo nuclear é um erro

A China considerou esta segunda-feira um erro a retirada unilateral dos Estados Unidos do tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermédio (INF) que Washington assinou com Moscovo em 1987.
Armamento Nuclear

Gorbachev critica "falta de sabedoria" de Trump

138
O último dirigente soviético criticou a "falta de sabedoria" de Donald Trump, por ter decidido a retirada dos Estados Unidos do tratado nuclear, assinado com a Rússia, em 1987.
Rússia

Saída dos EUA do acordo de armas é "perigosa"

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia classificou como "um passo perigoso" a retirada dos EUA do tratado sobre armas nucleares, anunciada no sábado pelo Presidente norte-americano.
Armamento Nuclear

Mísseis. Trump anuncia fim de acordo com a Rússia

379
Donald Trump anunciou este sábado que os EUA pretendem sair do acordo de redução de mísseis de curto e médio alcance, incluindo nucleares. Pacto foi assinado por Reagan e Gorbachev em 1987.
Armamento Nuclear

UE valoriza desnuclearização da Coreia do Norte

A alta representante para a Política Externa da União Europeia considerou "um passo importante" o compromisso da Coreia do Norte de desmantelar totalmente o complexo nuclear de Yongbyon.
Coreia do Norte

Coreia do Norte vai desmantelar complexo nuclear

A decisão de Kim Jong-un em desmantelar as principais instalações de testes e de lançamento de mísseis perto de sua fronteira com a China é o passo mais concreto nos dois dias da cimeira em Pyongyang.
Acordo Nuclear

Coreias voltam a cimeira para desnuclearização

Kim Jong-un quer progressos na assinatura de um tratado de paz que ponha fim ao estado de guerra na península em troca do avanço do desmantelamento do arsenal nuclear.
António Guterres

Guerra nuclear é um "medo presente"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que os "temores de uma guerra nuclear" continuam presentes, 73 anos depois da segunda bomba atómica mundial ter atingido o Japão.
Coreia do Norte

Austrália pede restos mortais de soldados 

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália disse que pediu ao seu homólogo norte-coreano a recuperação dos corpos dos 43 soldados australianos desaparecidos na Guerra da Coreia.
Armamento Nuclear

Japão volta a pedir fim das armas nucleares

118
O Japão voltou a apelar para o fim das armas nucleares, no 73.º aniversário do bombardeamento atómico de Hiroshima.
Armamento Nuclear

EUA criticam "inconsistência" da Coreia do Norte

Mike Pompeo afirmou que "há um caminho a fazer" para a desnuclearização da Coreia do Norte e considerou que Pyongyang está a agir de modo inconsistente em relação ao compromisso que assumiu.
Armamento Nuclear

Sanções a Pyongyang continuam até desnuclearização

Após dois dias de conversações entre Mike Pompeo e responsáveis de Pyongyang, o regime de Kim Jong-un considerou que EUA estão a cometer "erro fatal". Pompeo diz que sanções serão mantidas.
Armamento Nuclear

Guterres: eliminar armas nucleares é prioritário

Secretário-geral da ONU defendeu eliminação de armas nucleares como maior prioridade do desarmamento a nível mundial, por ocasião do 1º aniversário da adoção do Tratado de Proibição de Armas Nucleares
Presidente Trump

Trump: Pompeo vai dar a Kim-Jong Un "Rocket Man"

Na terceira visita à Coreia do Norte, Mike Pompeo, o secretário de Estado norte-americano, leva para Kim Jong-Un um presente de Donald Trump: um CD de Elton John com a música Rocket Man.
Donald Trump

Trump: Coreia do Norte é "ameaça extraordinária"

Numa ordem executiva, o Presidente norte-americano prorrogou por um ano a chamada "emergência nacional" em relação à Coreia do Norte, voltando a autorizar as restrições económicas.
Presidente Trump

Mundo está mais longe "de uma catástrofe nuclear"

Donald Trump defendeu na noite de terça-feira que o mundo está mais longe de uma "catástrofe nuclear", após uma reunião com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Singapura.
Coreia do Norte

Coreia do Norte inicia destruição de base nuclear

A Coreia do Norte deve iniciar esta quarta-feira o desmantelamento de uma base nuclear em Punggye-ri, para o qual estavam inicialmente convidados oito jornalistas sul-coreanos.
Coreia do Norte

Fecho de instalações nucleares agrada a Guterres

António Guterres mostrou-se satisfeito com o encerramento do centro de testes nucleares e diz que permite "sedimentar esforços adicionais em prol da paz".
Coreia do Norte

Teste nuclear elevou montanha em dois metros

Uma equipa internacional de cientistas publicou a visão detalhada do local do mais recente teste nuclear subterrâneo da Coreia do Norte. A explosão provocando um terramoto de 5,2 graus de magnitude.
Armamento Nuclear

Um jogo demasiado perigoso? /premium

Três lições, de Pyongiang a Teerão: a geopolítica está viva e recomenda-se, a geometria das alianças de cada estado é um dado fundamental e nem sempre é prudente acordar os cães que dormem.
Armamento Nuclear

Guterres para Trump: rasgar acordo com Irão, não

O presidente da ONU apelou a Trump para não rasgar o acordo nuclear com o Irão, "a não ser que exista uma boa alternativa". Falou ainda em "tempos perigosos" e no risco de uma guerra.
Armamento Nuclear

Irão não tem atividade nucleares, diz agência

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) reiterou "não haver qualquer indicação credível de atividades no Irão relacionadas com o desenvolvimento de armas nucleares após 2009".
Armamento Nuclear

Programa Nuclear. França pede cooperação ao Irão

A França pediu ao Irão "cooperação total" e transparência após as revelações do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, sobre o alegado programa nuclear secreto.
Armamento Nuclear

Irão. Casa Branca corrige tempo verbal polémico

A Casa Branca recuou na declaração de que o Irão mantém ativo um programa de armas nucleares "robusto e clandestino", sublinhando que este está congelado desde o acordo nuclear de 2015.
Israel

Israel diz que Irão tem projeto nuclear secreto

222
Netanyahu tem um dossier de 55.000 páginas com informações sobre a quebra do acordo anti-nuclear iraniano. Donald Trump diz que a posição de Hassan Rouhani "não é aceitável".
Coreia do Norte

Decisão de Pyongyang é "muito boa notícia"

Augusto Santos Silva disse este sábado que a decisão da Coreia do Norte de suspender os ensaios nucleares e os mísseis intercontinentais é "uma muito boa notícia para o mundo" .
Coreia do Norte

Encontro Trump-Kim agitado por novo reator coreano

A Coreia do Norte tem um novo reator que pode produzir plutónio, o combustível das armas nucleares. A novidade pode complicar as conversações entre Donald Trump e Kim Jong-un, agendadas para maio.
Israel

Israel impedirá inimigos de obterem arma atómica

O primeiro-ministro israelita disse que o Governo vai continuar a "impedir os inimigos de obterem" a arma atómica, mensagem reforçada pelo ministro encarregado dos serviços de informação.
Armamento Nuclear

EUA e Coreia do Norte encontram-se na Finlândia

O país nórdico vai facilitar uma reunião entre EUA, Coreia do Norte e Coreia do Sul sobre desnuclearização. Ainda não se sabe qual será a data, hora, local ou quais serão os representantes dos países.
Coreia do Norte

Kim e Trump: como eles se insultaram até aqui

"Pequeno e gordo", "velho lunático" ou "Rocket Man". Durante meses, Donald Trump e Kim Jong-un trocaram insultos. Recuperámos os ataques entre os dois líderes, antes do primeiro encontro
Coreia do Sul

É cedo para otimismo sobre desnuclearização

O Presidente sul-coreano diz que é cedo para estar otimista em relação à desnuclearização da Coreia do Norte e insistiu na necessidade de manter uma cooperação estreita com os EUA.
Armamento Nuclear

França quer "diálogo franco" com Teerão

O chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves Le Drian, vai ter "um diálogo franco" na segunda-feira em Teerão, sobre o programa nuclear do Irão e a sua influência no Médio Oriente, nomeadamente na Síria.
NATO

Palavras de Putin sobre armas são "inaceitáveis"

A NATO diz que as declarações de Vladimir Putin sobre as armas nucleares que podem atingir qualquer ponto no mundo são "inaceitáveis" e declarou que a aliança está preparada para defender os membros.
Estados Unidos da América

Pentágono desvaloriza armas nucleares da Rússia 

O Pentágono desvalorizou as novas armas nucleares anunciadas por Putin, assegurando que estão "preparados para defender a nação".
Rússia

O míssil que Putin diz ser "invencível"

175
Um submarino que transporta armas nucleares sem tripulação. Ou um míssil que supera 20 vezes a velocidade do som. Veja as novas armas nucleares com que Putin ameaça os EUA.
Vladimir Putin

Putin anuncia novos mísseis: "Ouçam-nos agora"

315
O presidente russo anunciou uma nova linha de armas nucleares que já estão a ser testadas. Vladimir Putin sugeriu o reavivar da escalada armamentista com o ocidente e ameaçou os Estados Unidos.
Armamento

Guterres anuncia iniciativa para desarmamento

António Guterres anunciou uma iniciativa para o desarmamento a nível mundial. O mundo desnuclearizado é um projeto distante, quando "existem cerca de 150 mil armas nucleares no mundo", disse.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)