Armamento Nuclear

Armamento Nuclear

Sanções a Pyongyang continuam até desnuclearização

Após dois dias de conversações entre Mike Pompeo e responsáveis de Pyongyang, o regime de Kim Jong-un considerou que EUA estão a cometer "erro fatal". Pompeo diz que sanções serão mantidas.
Armamento Nuclear

Guterres: eliminar armas nucleares é prioritário

Secretário-geral da ONU defendeu eliminação de armas nucleares como maior prioridade do desarmamento a nível mundial, por ocasião do 1º aniversário da adoção do Tratado de Proibição de Armas Nucleares
Presidente Trump

Trump: Pompeo vai dar a Kim-Jong Un "Rocket Man"

Na terceira visita à Coreia do Norte, Mike Pompeo, o secretário de Estado norte-americano, leva para Kim Jong-Un um presente de Donald Trump: um CD de Elton John com a música Rocket Man.
Donald Trump

Trump: Coreia do Norte é "ameaça extraordinária"

Numa ordem executiva, o Presidente norte-americano prorrogou por um ano a chamada "emergência nacional" em relação à Coreia do Norte, voltando a autorizar as restrições económicas.
Presidente Trump

Mundo está mais longe "de uma catástrofe nuclear"

Donald Trump defendeu na noite de terça-feira que o mundo está mais longe de uma "catástrofe nuclear", após uma reunião com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Singapura.
Coreia do Norte

Coreia do Norte inicia destruição de base nuclear

A Coreia do Norte deve iniciar esta quarta-feira o desmantelamento de uma base nuclear em Punggye-ri, para o qual estavam inicialmente convidados oito jornalistas sul-coreanos.
Coreia do Norte

Fecho de instalações nucleares agrada a Guterres

António Guterres mostrou-se satisfeito com o encerramento do centro de testes nucleares e diz que permite "sedimentar esforços adicionais em prol da paz".
Coreia do Norte

Teste nuclear elevou montanha em dois metros

Uma equipa internacional de cientistas publicou a visão detalhada do local do mais recente teste nuclear subterrâneo da Coreia do Norte. A explosão provocando um terramoto de 5,2 graus de magnitude.
Armamento Nuclear

Um jogo demasiado perigoso? /premium

Três lições, de Pyongiang a Teerão: a geopolítica está viva e recomenda-se, a geometria das alianças de cada estado é um dado fundamental e nem sempre é prudente acordar os cães que dormem.
Armamento Nuclear

Guterres para Trump: rasgar acordo com Irão, não

O presidente da ONU apelou a Trump para não rasgar o acordo nuclear com o Irão, "a não ser que exista uma boa alternativa". Falou ainda em "tempos perigosos" e no risco de uma guerra.
Armamento Nuclear

Irão não tem atividade nucleares, diz agência

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) reiterou "não haver qualquer indicação credível de atividades no Irão relacionadas com o desenvolvimento de armas nucleares após 2009".
Armamento Nuclear

Programa Nuclear. França pede cooperação ao Irão

A França pediu ao Irão "cooperação total" e transparência após as revelações do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, sobre o alegado programa nuclear secreto.
Armamento Nuclear

Irão. Casa Branca corrige tempo verbal polémico

A Casa Branca recuou na declaração de que o Irão mantém ativo um programa de armas nucleares "robusto e clandestino", sublinhando que este está congelado desde o acordo nuclear de 2015.
Israel

Israel diz que Irão tem projeto nuclear secreto

222
Netanyahu tem um dossier de 55.000 páginas com informações sobre a quebra do acordo anti-nuclear iraniano. Donald Trump diz que a posição de Hassan Rouhani "não é aceitável".
Coreia do Norte

Decisão de Pyongyang é "muito boa notícia"

Augusto Santos Silva disse este sábado que a decisão da Coreia do Norte de suspender os ensaios nucleares e os mísseis intercontinentais é "uma muito boa notícia para o mundo" .
Coreia do Norte

Encontro Trump-Kim agitado por novo reator coreano

A Coreia do Norte tem um novo reator que pode produzir plutónio, o combustível das armas nucleares. A novidade pode complicar as conversações entre Donald Trump e Kim Jong-un, agendadas para maio.
Israel

Israel impedirá inimigos de obterem arma atómica

O primeiro-ministro israelita disse que o Governo vai continuar a "impedir os inimigos de obterem" a arma atómica, mensagem reforçada pelo ministro encarregado dos serviços de informação.
Armamento Nuclear

EUA e Coreia do Norte encontram-se na Finlândia

O país nórdico vai facilitar uma reunião entre EUA, Coreia do Norte e Coreia do Sul sobre desnuclearização. Ainda não se sabe qual será a data, hora, local ou quais serão os representantes dos países.
Coreia do Norte

Kim e Trump: como eles se insultaram até aqui

"Pequeno e gordo", "velho lunático" ou "Rocket Man". Durante meses, Donald Trump e Kim Jong-un trocaram insultos. Recuperámos os ataques entre os dois líderes, antes do primeiro encontro
Coreia do Sul

É cedo para otimismo sobre desnuclearização

O Presidente sul-coreano diz que é cedo para estar otimista em relação à desnuclearização da Coreia do Norte e insistiu na necessidade de manter uma cooperação estreita com os EUA.
Armamento Nuclear

França quer "diálogo franco" com Teerão

O chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves Le Drian, vai ter "um diálogo franco" na segunda-feira em Teerão, sobre o programa nuclear do Irão e a sua influência no Médio Oriente, nomeadamente na Síria.
NATO

Palavras de Putin sobre armas são "inaceitáveis"

A NATO diz que as declarações de Vladimir Putin sobre as armas nucleares que podem atingir qualquer ponto no mundo são "inaceitáveis" e declarou que a aliança está preparada para defender os membros.
Estados Unidos da América

Pentágono desvaloriza armas nucleares da Rússia 

O Pentágono desvalorizou as novas armas nucleares anunciadas por Putin, assegurando que estão "preparados para defender a nação".
Rússia

O míssil que Putin diz ser "invencível"

175
Um submarino que transporta armas nucleares sem tripulação. Ou um míssil que supera 20 vezes a velocidade do som. Veja as novas armas nucleares com que Putin ameaça os EUA.
Vladimir Putin

Putin anuncia novos mísseis: "Ouçam-nos agora"

315
O presidente russo anunciou uma nova linha de armas nucleares que já estão a ser testadas. Vladimir Putin sugeriu o reavivar da escalada armamentista com o ocidente e ameaçou os Estados Unidos.
Armamento

Guterres anuncia iniciativa para desarmamento

António Guterres anunciou uma iniciativa para o desarmamento a nível mundial. O mundo desnuclearizado é um projeto distante, quando "existem cerca de 150 mil armas nucleares no mundo", disse.
Coreia do Norte

Coreia do Norte: Guterres é subordinado dos EUA

A Coreia do Norte acusa António Guterres de ser subordinado dos Estados Unidos, por este ter dito que as sanções impostas pelo Conselho de Segurança à Coreia são "absolutamente essenciais".
Armamento Nuclear

China critica política de armas nucleares dos EUA

A China criticou a nova estratégia de armas nucleares dos EUA, aconselhando os americanos a perderem a "mentalidade da Guerra Fria" e a assumirem a "responsabilidade principal" no desarmamento.
António Guterres

Objetivo é "desnuclearização pacífica" da Coreia

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, defendeu que o objetivo para a península coreana consiste na sua "desnuclearização pacífica".
Coreia do Norte

Dezenas de mísseis na véspera dos Jogos Olímpicos

A Coreia do Norte está a planear um desfile de mísseis balísticos intercontinentais na véspera dos Jogos Olímpicos de inverno. Os Estados Unidos dizem que este vai ser um "teste" à cooperação.
António Guterres

Ameaça das armas de destruição está a ganhar força

113
O secretário-geral da ONU, António Guterres, avisou que a ameaça das armas de destruição em massa "persiste" e "parece que está a ganhar força".
Índia

Índia testa míssil nuclear "mata-chineses"

143
O míssil balístico Agni-5 foi disparado com sucesso, marcando a entrada da Índia no grupo muito restrito dos países com mísseis intercontinentais. O míssil é conhecido como o "mata-chineses".
Armamento Nuclear

Pentágono quer produzir novas armas nucleares

Ameaça norte-coreana e estratégia nuclear da Rússia e da China estarão por detrás das razões do Pentágono. Planos ainda não estão ratificados mas podem ir contra o Tratado de Não Proliferação Nuclear.
Armamento Nuclear

Japão quer mais pressão sobre Coreia do Norte

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pediu mais pressão da comunidade internacional para que a Coreia do Norte negoceie e reduza o programa de armamento nuclear.
Ásia

Coreias vão falar para reduzir tensão militar

Coreia do Norte e do Sul acordaram iniciar conversações para reduzir a tensão militar que se vive na região. A Coreia do Norte concordou em enviar uma delegação aos JO de inverno, na vizinha do Sul.
Presidente Trump

Afinal, não há botão nuclear nenhum

Ao contrário do que Donald Trump fez crer no tweet que publicou, não é através de um botão que se lança um míssil nuclear. Em vez disso, há uma mala preta com instruções para ordenar o lançamento.
Armamento Nuclear

"O meu botão nuclear é maior e mais poderoso"

356
Donald Trump responde ao líder norte coreano num tom igualmente desafiador, sobre a capacidade nuclear do país. E ainda revela que vai anunciar um prémio sobre as "fake news" do ano.
Coreia do Norte

"Nunca vamos aceitar uma Coreia do Norte nuclear"

Nikki Haley, embaixadora dos Estados Unidos na ONU, garantiu que o país "nunca vai aceitar uma Coreia do Norte com armas nucleares". Coreia do Norte e do Sul estão a preparar conversações.
Armamento Nuclear

"O botão nuclear continua na minha secretária"

Kim Jong-un anunciou que a Coreia do Norte completou o seu programa nuclear e avisou os Estados Unidos para estarem cientes que as armas nucleares são agora uma realidade e não uma "chantagem".
Reino Unido

Mísseis norte-coreanos podem atingir Londres

O ministro da Defesa do Reino Unido revelou que a Coreia do Norte é "um perigo real" e sublinhou a capacidade de o regime de Pyongyang desenvolver mísseis que poderiam alcançar Londres.
Coreia do Norte

Japão impõe novas sanções à Coreia do Norte

As sanções impostas pelo Japão às 19 empresas norte-coreanas pretendem travar o desenvolvimento do programa de armas nucleares e de mísseis.
Coreia do Norte

Sanções a Pyongyang são chave para desnuclearizar

António Guterres considerou que a chave para garantir a desnuclearização da Coreia do Norte passa pela união de esforços para impor sanções e mostrou-se disponível para reunir com Kim Jong-un.
Coreia do Norte

Guterres e Abe discutem diálogo sobre Pyongyang

O secretário-geral da ONU e o primeiro-ministro japonês abordaram em Tóquio a possibilidade de iniciar um diálogo multilateral sobre a desnuclearização da Coreia do Norte.
Mundo

EUA prontos para falar com Coreia do Norte

Os EUA declararam-se prontos para discutir com a Coreia do Norte "sem condições prévias", apesar de continuarem dispostos a obter por todos os meios a renúncia por Pyongyang à arma nuclear.
Papa Francisco

Papa quer prioridade para o desarmamento nuclear

O papa Francisco fez hoje um apelo à comunidade internacional para trabalhar conjuntamente na construção de "um mundo sem armas nucleares".
Coreia do Norte

Pyongyang celebra lançamento do seu último míssil

Milhares de cidadãos juntaram-se para a celebração pelo lançamento que o regime diz revelar a "força nuclear estatal". Este é um passo significativo para a meta de ter armas que alcancem os EUA.
Coreia do Norte

Aumentam as condenações ao míssil norte-coreano

Itália, que está atualmente na liderança do Conselho de Segurança da ONU, pediu uma reação firme da comunidade internacional ao novo míssil norte-coreano. Suécia, Dinarmarca e Lituânia já responderam.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Portugal pede "máxima pressão"

Portugal condenou "firmemente" o lançamento de um novo míssil balístico pela Coreia do Norte. O ministério dos Negócios Estrangeiros pediu a "máxima pressão" internacional.
Armamento Nuclear

O que a sismologia diz sobre os testes nucleares

A sismologia consegue distinguir um terramoto de uma ameaça nuclear norte-coreana. Como? Estudando ondas, ouvindo a explosão e recordando o que aprendemos na Guerra Fria.
Presidente Trump

Trump avisa Coreia do Norte: "Não nos provoquem"

Donald Trump está em visita oficial pela Ásia e aproveitou um discurso em Seul para enviar algumas mensagens a Kim Jong-un. Apesar de apelar à diplomacia, avisa: não provoquem os Estados Unidos.
Fotogaleria

Fotogaleria. Como era o bunker do presidente Tito

O abrigo subterrâneo do antigo presidente Tito, da ex-Jugoslávia, criado durante a Guerra Fria contra os ataques nucleares, vai ser aberto ao público em forma de museu.
Kim Jong Un

Kim Jong-un visitou fábrica de cosméticos

O líder norte-coreano visitou uma fábrica de cosméticos em Pyongyang, acompanhado da mulher e da irmã. Nos últimos meses, Kim Jong-un tem tentado reforçar os laços familiares na opinião pública.
Coreia do Norte

Coreia do Norte vai testar bomba de hidrogénio

238
Representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Pyongyang afirmou à CNN que o mundo devia levar a sério este ensaio.
Coreia do Norte

"EUA devem esperar ataque inimaginável"

635
O país liderado por Kim Jong-un ameaça atacar os norte-americanos de forma "inimaginável" caso façam mais exercícios militares com a Coreia do Sul, como os recentemente feitos.
França

Macron promete expulsar ilegais que cometam crimes

176
O presidente francês revelou que vai ser inflexível no que toca a esta questão. Emmanuel Macron falou ainda sobre o acordo nuclear com o Irão e afirmou que disse a Trump que estava a cometer um erro.
Armamento Nuclear

Nobel da Paz preocupado com fim do acordo com Irão

O prémio Nobel da Paz 2017, considerou que a decisão do Presidente norte-americano de não certificar o acordo nuclear iraniano vai favorecer a proliferação e o uso de armas nucleares.
Coreia do Norte

Coreia. O feitiço virou-se contra o feiticeiro?

1.330
A Coreia do Norte tem vindo a realizar vários testes nucleares nos últimos meses. E as consequências não são só internacionais: os túneis da zona onde são realizados os testes estão em risco de ruir.
Presidente Trump

Trump não suspende acordo com o Irão

Ao contrário do que se esperava, Donald Trump não vai suspender o acordo nuclear com o Irão. O presidente dos EUA anunciou esta sexta-feira em declaração que decisão passa agora pelo Congresso.
Armamento Nuclear

Será o Mundo mais seguro sem armas nucleares?

A verdade é que a capacidade de um país utilizar armas nucleares sem o risco de resposta na mesma magnitude, aumentaria significativamente a sua probabilidade de utilização.
Estados Unidos da América

O mundo não é "mais pacífico" sem armas nucleares

Os Estados Unidos "não assinarão" o Tratado de Proibição de Armas Nucleares defendido pela organização laureada com o prémio Nobel da Paz.
Armamento Nuclear

Um Nobel para o desarmamento nuclear faz sentido?

O número de ogivas está longe dos da Guerra Fria, mas a retórica agressiva entre potências está de volta e não se limita à Coreia do Norte e aos EUA. O fantasma do conflito nuclear está de regresso.
Nobel da Paz

Do urânio às bombas. A história da era nuclear

Da descoberta do urânio no séc. XVIII aos programas da Coreia e do Irão, passando pela bomba de Hiroshima. História do nuclear no dia em que o Nobel da Paz distingue a luta contra as armas nucleares.
Nobel da Paz

"Escolha de Nobel da Paz é muito acertada"

O diretor-executivo da Amnistia Internacional Portugal reagiu à atribuição do Prémio Nobel da Paz e afirmou que está na altura de inverter a narrativa que incita ao ódio e ao medo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)