565kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Gazprom

Guerra na Ucrânia

Gazprom ameaça reduzir gás exportado para Moldávia

Gazprom diz que, se desequilíbrio se mantiver no gás que transita pela Ucrânia para os consumidores da Moldávia, no dia 28 de novembro, a empresa começará a reduzir o bombeamento.
Guerra na Ucrânia

Nacionalizada subsidiária alemã da Gazprom

Alemanha nacionaliza a subsidiária alemã da empresa russa Gazprom. A medida foi tomada para garantir a "segurança do abastecimento de gás" do país.
Gazprom

Gazprom. Remessa de 42,6 milhões de metros cúbicos

Gazprom mantém a remessa de 42,6 milhões de metros cúbicos de gás para a Europa. Em maio, a Ucrânia interrompeu o fluxo de gás através da estação de Sojranivka.
Noticiário

13h. Gazprom ameaça cortar fornecimento de gás 

Gazprom ameaça cortar fornecimento de gás se for imposto teto aos preços. Taiwan avisa que nunca vai comprometer os valores de soberania, democracia e liberdade.
Guerra na Ucrânia

Gazprom ameaça cortar gás à Moldávia por dívidas

Empresa russa detém 50% das ações da Moldovagaz. Operador de gás da Moldávia diz estar a fazer todos os possíveis para saldar a dívida com a Gazprom.
Alemanha

Empresa alemã de energia pede ajuda ao Estado

É a segunda empresa de energia alemã a pedir auxílio estatal. VNG estima que a interrupção do fluxo de gás irá provocar perdas de mil milhões de euros este ano
Noticiário

12h. Guiné-Conacri. Avião da TAP colidiu com mota

Em comunicado, TAP adianta que ocupante da mota acabou por morrer. Ainda, Gazprom anunciou que fornecimento de gás através do gasoduto Nord Stream 1 vai continuar suspenso, sem data para ser retomado.
Noticiário

11h. UE "acelera para independência energética"

O presidente do Conselho Europeu diz que utilização de gás como arma não vai alterar a determinação da UE. Gazprom anunciou que fornecimento de gás vai continuar suspenso, sem data para ser retomado.
Guerra na Ucrânia

Gazprom: Nord Stream não reabre este sábado

O grupo russo Gazprom anunciou que o gasoduto Nord Stream vai parar "completamente" para reparação de uma turbina. Gazprom indicou ter descoberto "fugas de óleo" na turbina.
Gabinete de Guerra

Gás. "Rússia pode cortar abastecimento à Alemanha"

Chanceler alemão Olaf Scholz diz que a Alemanha pode esperar que a Gazprom deixe de honrar os contratos. "É o preço a pagar por uma política de dependência errada". A análise de Bruno Cardoso Reis.
Noticiário

10h. Gazprom corta gás à Letónia

A empresa russa Gazprom cortou na manhã de sábado o fornecimento de gás para a Letónia. A empresa acusa a Letónia de violar as condições de compra de gás russo.
Noticiário

9h. Problemas nas urgências continuam

Este fim de semana, as urgências de obstetrícia voltam a estar condicionadas. Às 09h00 de sábado, os serviços estão encerrados em Beja.
Europa

Gazprom anuncia corte drástico de gás à Europa

A partir de 27 de julho, às 05h00 em Lisboa, o fornecimento de gás russo à Europa, através do gasoduto Nord Stream, passará para 20% contra os 40% atuais. A causa: manutenção de uma turbina.
Alemanha

Berlim acredita que Gazprom cumprirá contrato

Berlim mostrou-se confiante que a Gazprom voltará a fornecer gás à Europa através da Nord Stream. A empresa diz que não pode garantir o fornecimento seguro de combustível devido a uma turbina.
Gazprom

Oligarca da Gazprom encontrado morto na piscina

Corpo de Yurii Voronov foi descoberto com um tiro na cabeça a flutuar na piscina da sua mansão. Autoridades encontraram ainda uma pistola e vários cartuchos, que terão sido usados.
Guerra na Ucrânia

Viena subsidia empresas que comprem gás não russo

O objetivo de Viena é reduzir a elevada dependência do país, de 80%, dos fornecimentos da russa Gazprom. Além disso, preencher os tanques de armazenamento de gás, atualmente em 45%, antes do inverno.
Gazprom

Ex-chanceler alemão recusa lugar na Gazprom

Gerhard Schröder, de 78 anos, disse que ficou “surpreendido” com a divulgação, na imprensa alemã, de artigos a alegar que o antigo chancelar havia sido oficialmente nomeado pela Gazprom para um cargo.
Guerra na Ucrânia

Gazprom suspende fornecimento de gás à Finlândia

Antes, a companhia finlandesa Gasum tinha revelado que a gigante russa do gás lhe cortara o fornecimento, tal como anunciado na sexta-feira, por não satisfazer a exigência de pagar em rublos.
Guerra na Ucrânia

Alemanha acusa Rússia de usar a energia como arma

Gazprom anunciou uma nova quebra de quase 30% no trânsito do gás russo para os países europeus. Berlim não poupa críticas a Moscovo.
Guerra na Ucrânia

Comissão Europeia confirma investigação à Gazprom

Desde o final do ano passado que a UE enfrenta uma acentuada crise energética, com os preços a baterem máximos, provocada pela limitação do fornecimento da Gazprom.
Rússia

Aliado de Putin encontrado morto em Moscovo

Com Vladislav Avayev, e igualmente mortas, estariam a mulher Yelena, de 47 anos, e a filha Maria, de 13. Os cadáveres apresentavam ferimentos de disparo.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

O que dirá o PCP?

A Alemanha nacionalizou a Gazpron um gigante russo do gás. O PCP aplaude esta iniciativa como defensor das nacionalizações ou será uma nacionalização do império do mal sobre a “democracia” russa?
Gazprom

Antigo chanceler alemão candidato à Gazprom

A Alemanha coopera estreitamente com a Rússia no domínio da energia. Atualmente, o país importa da Rússia 55% do gás que consome.
Gazprom

Gazprom. Moldávia declara estado de emergência

O preço do gás aumentou e provocou uma dívida de 25 milhões de dólares. A Moldávia não conseguiu garantir os prazos de pagamento estabelecidos e declarou o estado de emergência.
Gazprom

Gazprom ameaça deixar de fornecer gás à Moldávia

Gazprom recusou a proposta de pagamento faseado e "ameaçou terminar com o abastecimento de gás à Moldávia". A dívida é de 25 milhões de dólares.
Energia

Gazprom fixa prazo para Moldávia saldar dívida

As autoridades moldavas alegam que o país não pode aceitar o preço do gás proposto pela Gazprom e começou a negociar a compra de combustível com outros países para diversificar as fontes de energia.
Gazprom

Rússia vai cortar gás à Moldávia em 48 horas

A Moldávia começou a receber gás natural da Rússia em 1 de novembro, de acordo com o contrato assinado na semana anterior, por um período de cinco anos. Empresa exige o pagamento devido na íntegra.
Rússia

Kremlin assegura fornecimento de gás à Europa

Apesar de o Presidente da Bielorrússia ter ameaçado cortar o fluxo de gás natural da Rússia para a Europa, o Kremlin diz agora que não foi consultado e que vai manter as suas obrigações contratuais.
Rússia

Gazprom ameaça cortar gás à Moldávia em dezembro

A Gazprom, empresa energética russa, avisou a Moldávia que se não pagar a sua dívida na totalidade ao consórcio vai suspender o fornecimento de gás a partir de 01 de dezembro, adiantou a EFE.
Gás Natural

Kremlin demarca-se de subida no preço do gás

O porta-voz da presidência russa diz que o país cumpriu todos os compromissos assumidos, e garante que a Rússia não tem "qualquer papel no que está a acontecer no mercado de gás".
Energia

Bruxelas acompanha subida dos preços da energia

A comissária europeia Kadri Simson promete que a Comissão Europeia vai tentar conter a subida dos preços da energia, apontando para o investimento em energias renováveis como solução.
Gazprom

Gazprom passa de lucro a prejuízo de 2.399 milhões

As vendas do produtor e distribuidor de gás russo ascenderam a 47.258 milhões de euros menos 24,5% que no período homólogo em 2019, com prejuízos que atingiram os 18.378 milhões de rublos.
Coreia do Norte

Gazprom retoma projeto de gasoduto na Coreia

O gigante do gás russo Gazprom retomou as conversações com a Coreia do Sul sobre a construção de um gasoduto que atravessará território norte-coreano, anunciou a empresa estatal russa
Energia

UE quer analisar contratos da Gazprom com clientes

A União Europeia suspeita que a gigante estatal de energia da Rússia tenha imposto preços desleais que violam as regras de negociação.
Gazprom

Terá a Rússia gás para tantos gasodutos?

Se o Kremlin conseguir construir a “Corrente Turca”, o sistema ucraniano de transporte de gás deixará de ser estratégico e Putin vê nisso mais uma forma de chantagem económica sobre o país vizinho
Comissão Europeia

Margrethe Vestager

Em duas semanas a comissária dinamarquesa iniciou dois processos contra uma das maiores multinacionais norte-americanas e contra a multinacional mais importante do Estado russo. Não é coisa pouca.
Energia

Bruxelas acusa a Gazprom de abuso de poder

A Comissão Europeia acusou, esta quarta-feira, formalmente a russa Gazprom de violar as regras da concorrência europeia. Empresa de gás tem agora 12 dias para responder a Bruxelas.
Guerra na Ucrânia

Rússia ameaça cortar gás à Ucrânia

O governo ucraniano já acusou a Gazprom de ter desviado gás para as regiões de Donetsk e Lugansk. Gazprom avisa que falta de pagamento pode ter implicações no circuito do gás na Europa.
Gazprom

Rússia vende gás à Ucrânia em pré-pagamento

Pagar primeiro, consumir foi a imposição feita esta manhã por Moscovo a Kiev. A Gazprom assegura, no entanto, que o fornecimento à Europa não é afetado.
Eleições Europeias

Ucrânia força união energética na UE

Países europeus analisam possibilidade de acordo conjunto com Gazprom e uma possível união da energia, ao mesmo tempo que a Península Ibérica tenta ser alternativa à Rússia.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.