894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Inflação

Boa moeda, má moeda

Salários sobem acima da inflação

Os salários brutos aumentaram 6% até Setembro em termos homólogos, de acordo com dados do INE. Descontada a inflação, o aumento real médio foi de 3,8%.
Noticiário

12h. Ucrânia usa míssil norte-americano

O ataque foi direcionado a um alvo na cidade de Karachev, em Bryansk, e, de acordo com uma agência de notícias ucraniana, foi bem sucedido. Ainda, taxa de inflação na zona euro nos 2% em outubro.
Noticiário

14h. Ventura pede demissão da ministra da Saúde

O lider do chega avança também que alegadamente morreu um jovem de 18 anos devido à falta de resposta do INEM. Ainda neste jornal, foi capturado o recluso que fugiu ontem em Lisboa.
Noticiário

12h. GNR acredita ter capturado recluso fugitivo

As Autoridades ainda aguardam uma identificação formal. Ainda neste jornal, O Ministro da Defesa Nacional revela que o investimento na defesa no último ano foi inferior ao comunicado à NATO.
Portagens

Inflação acelera em outubro. Portagens sobem 2,23%

É a confirmação dos dados do INE para a inflação em outubro que acelerou para 2,3%. Também com os dados de outubro é apurado o valor referência para a subida das portagens em 2025.
Inflação

Preços dos alimentos atingem máximo de 18 meses

Os preços dos alimentos, a nível global, aumentaram 2%, entre setembro e outubro, e atingiram o valor mais alto em 18 meses, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação.
Eleições EUA

Trump. "Não fazemos suposições", diz líder da Fed

Na campanha, Trump prometeu aumentar significativamente as taxas alfandegárias nas importações que chegam aos EUA, o que os economistas avisam que irá criar inflação. Jay Powell não esconde apreensão.
Japão

Banco central japonês mantém taxas de juro

O banco central do Japão decidiu por unanimidade deixar intacta a sua estratégia por continuarem "a existir grandes incertezas relativamente à atividade económica e à evolução da inflação no país".
Inflação

Inflação sobe para 2,3%. Portagens aumentam 2,2%

A taxa de outubro indica uma aceleração da inflação para 2,3%. É o mês que determina o valor que poderá fazer subir as portagens.
Fundo Monetário Internacional

PIB português cresce 1,9% em 2024 e 2,3% em 2025

Previsão do FMI é mais otimista do que aquela apresentada pelo Governo português no Orçamento de Estado. Nos próximos cinco anos, Portugal deve registar crescimento de 1,9%.
Resposta Pronta

Rendas não atualizadas podem subir até 11%

A especialista da DECO, Sofia Lima, explica que as rendas que não são atualizadas há 3 anos podem ter um aumento de 11%. Afirma que existe um coeficiente que influencia o valor das rendas.
Noticiário

15h. Acordo nos salários na função pública

A frente comum lamente que o aumento proposto pelo Governo para a função pública não dê resposta à inflação. Ainda neste noticiário, André Ventura diz que está escolhida a oposição em Portugal.
Noticiário

17h. OE. PM apela bom senso da oposição

Luís Montenegro alerta para os riscos de um eventual chumbo do documento. Ainda neste noticiário, as críticas ao líder do PS deixadas na rádio Observador pelo ex-deputado do PSD, André Coelho Lima.
Inflação

Inflação nos 2,1%. Pontes no Tejo sobem quase 2%

A inflação de setembro ficou nos 2,1%, revelou o INE. O dado que conta para a subida das pontes sobre o Tejo em Lisboa ficou nos 1,86%, a que acrescerá 0,1 pontos.
Guerra na Ucrânia

Dívida, guerra e inflação são riscos orçamentais

Tribunal de Contas Europeu alerta que há riscos cada vez maiores a pesar no orçamento da UE, motivados por três fatores: "a dívida recorde, a guerra da Rússia contra a Ucrânia e a forte inflação".
Inflação

Inflação acelera para 2,1% em setembro

Em agosto a taxa foi de 1,9%. Indicador de inflação subjacente foi de 2,8%.
Noticiário

12h. INE. Taxa de inflação acelera 2,1%

O relatório do Instituto Nacional de Estatística regista uma subida na inflação de mais 0,2 pontos percentuais em comparação com agosto. Ainda neste jornal, na Grécia, 2 pessoas morreram num incêndio.
Direto ao Assunto

IHRU: "Terrenos têm de ser mais acessíveis"

O novo presidente do IHRU, Benjamin Pereira, elogia a estratégia do Governo por retirar pressão a falta de mão de obra e sublinha a importância de descer o preço de venda dos terrenos.
Resposta Pronta

Novo corte? "Normal é que BCE espere por dezembro"

O economista Filipe Garcia considera que só se devem esperar novas mexidas nas taxas de juro no final do ano. "Até à reunião de outubro não teremos dados que permitam tomar uma decisão".
Preços

INE confirma inflação abaixo de 2% em agosto

O INE confirmou esta quarta-feira que a inflação em agosto abrandou para 1,9% face ao período homólogo. O valor de referência para a subida das rendas em 2025 será de 2,16%.
Noticiário

2h. Trump. "Harris é responsável pela inflação"

No frente a frente, Donald Trump acusa Kamala Harris de "ser responsável pela maior taxa de inflação de sempre" e defende que caso a democrata vença "o país vai cair na desgraça".
Boa moeda, má moeda

Rendas deverão aumentar 2,16% em 2025

Os dados preliminares de Agosto do crescimento dos preços já são conhecidos e apontam para um aumento de 2,16% nas rendas de habitação no próximo ano.
Noticiário

12h. 3 estreias na convocatória da Seleção

Roberto Martinez chama pela primeira vez Renato Veiga, Tiago Santos e Geovany Quenda. Ainda neste jornal, a taxa de inflação abrandou para 1,9% em agosto.
Noticiário

10h. Taxa de inflação abranda para 1,9% em agosto

A inflação volta a ficar abaixo dos 2%, algo que já não acontecia desde dezembro de 2023. Ainda neste jornal, a análise da Editora de Economia do Observador, Alexandra Machado.
Inflação

Rendas sobem 2,16% em 2025. Inflação está nos 1,9%

De acordo com os dados preliminares do INE, a inflação em agosto travou para 1,9% em termos homólogos. As rendas em 2025 vão poder subir 2,16%.
Comércio

O recheado negócio da bola de berlim na praia

Mesmo com a bola mais cara, há uma praia onde se faz fila para a comprar. Vendedores e fabricantes sobem margem e podem ganhar milhares de euros. Há quem tenha autênticas estratégias de marketing.
Inflação

Taxa de inflação na zona euro está nos 2,6%

O Eurostat confirmou que a taxa de inflação na zona euro foi em julho de 2,6%, contra os 2,5% de junho.
Espanha

Inflação em Espanha abranda para 2,8% em julho

Com menos seis décimas do que em junho, a taxa de inflação em Espanha subiu para os 2,8% em julho. Descida da eletricidade apontada como principal causa desta evolução da inflação.
Noticiário

12h. Maria Fernandes rejeita campanha orquestrada

À Radio Observador, Maria José Fernandes afirma que vai contra a tese defendida por Lucília Gago. Ainda este jornal, reforçado o combate ao incêndio em Bragança.
Brasil

Inflação no Brasil atingiu o tecto da meta anual

O Brasil atingiu em julho o tecto da meta prevista para o ano de 2024. A inflação atingiu nesse mês os 2,87%, sendo que a meta imposta pelo governo brasileiro é de 3%.
Inflação

Crise inflacionista custa 1.514,2 milhões de euros

Direção-Geral do Orçamento indicou que até junho crise inflacionista e energética custou ao estado 1.514,2 milhões de euros.
Inflação

Inflação trava para 2,5% em julho

O INE divulgou a estimativa rápida da taxa de inflação para julho, mês em que o crescimento dos preços abrandou para 2,5% face aos 2,8% de junho. Inflação na zona euro acelera em julho.
Boa moeda, má moeda

Inflação desce na zona euro. Mas pouco

Foi apenas de uma décima a descida da inflação na zona euro em junho. Os preços cresceram 2,5% em termos homólogos. A inflação subjacente está mais elevada.
Reino Unido

Reino Unido: inflação mantém-se nos 2%

Os preços do vestuário, do calçado e da alimentação baixaram, enquanto os de setores como a hotelaria e a restauração subiram. Mas, para as famílias, os preços continuam elevados, reconhece o governo.
Europa

Europa: inflação abranda para 2,6%

Comparando com maio, a inflação anual recuou em 17 Estados-membros, manteve-se num e subiu nos outros nove. Em Portugal, abrandou para os 3,1%, face aos 4,7% de junho de 2023 e aos 3,8% de maio.
Terceira Idade

Mais idosos não conseguem comprar medicamentos 

Entre 2021 e 2023 a probabilidade de um idoso não conseguir comprar todos os medicamentos de que precisa mais do que duplicou, devido à inflação e falta de apoios sociais para as classes mais baixas.
BCE

Estímulos da Covid-19 causaram surto inflacionista

Foi o "paper" mais controverso do Fórum BCE. Contrariando a tese reinante em Frankfurt, dois economistas alegam que os estímulos dos governos e dos bancos centrais que alimentaram a inflação.
Noticiário

4h. Lagarde. "Trabalho sobre inflação não acabou"

Foi no discurso de abertura do fórum BCE em Sintra. Lagarde revela que a taxa de inflação deve regressar aos 2% na segunda metade do próximo ano. Defende que o trabalho ainda não acabou.
Fundo Monetário Internacional

FMI duvida da eficácia do IRS Jovem

Fundo Monetário Internacional está mais otimista sobre a evolução da economia portuguesa. Mas sobre o IRS Jovem proposto pelo Governo diz que é muita perda de receita para uma eficácia "incerta".
Noticiário

14h. PR recusa comentar o artigo de Cavaco Silva

O Presidente da República sublinha que o importante é aprovar o Orçamento do Estado em outubro e respeitar a atual composição do Parlamento. Ainda, taxa de inflação em junho baixa em relação a maio.
Noticiário

13h. Marcelo: "António Costa é solução ideal"

Marcelo Rebelo de Sousa destaca o “mérito” do ex-primeiro-ministro em fazer “acordos” e “pontes” durante quase dez anos. E ainda, a taxa de inflação em junho baixou em relação a maio.
Preços

Inflação trava para os 2,8% em junho

Inflação em junho terá ficado nos 2,8%. Estimativa rápida do INE aponta para descida de 0,3 pontos percentuais face a maio, mês em que os concertos de Taylor Swift fizeram subir preços dos hotéis.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.