Olá

833kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Inflação

Boa moeda, má moeda

Inflação desce na zona euro. Mas pouco

Foi apenas de uma décima a descida da inflação na zona euro em junho. Os preços cresceram 2,5% em termos homólogos. A inflação subjacente está mais elevada.
Reino Unido

Reino Unido: inflação mantém-se nos 2%

Os preços do vestuário, do calçado e da alimentação baixaram, enquanto os de setores como a hotelaria e a restauração subiram. Mas, para as famílias, os preços continuam elevados, reconhece o governo.
Europa

Europa: inflação abranda para 2,6%

Comparando com maio, a inflação anual recuou em 17 Estados-membros, manteve-se num e subiu nos outros nove. Em Portugal, abrandou para os 3,1%, face aos 4,7% de junho de 2023 e aos 3,8% de maio.
Terceira Idade

Mais idosos não conseguem comprar medicamentos 

Entre 2021 e 2023 a probabilidade de um idoso não conseguir comprar todos os medicamentos de que precisa mais do que duplicou, devido à inflação e falta de apoios sociais para as classes mais baixas.
BCE

Estímulos da Covid-19 causaram surto inflacionista

Foi o "paper" mais controverso do Fórum BCE. Contrariando a tese reinante em Frankfurt, dois economistas alegam que os estímulos dos governos e dos bancos centrais que alimentaram a inflação.
Noticiário

4h. Lagarde. "Trabalho sobre inflação não acabou"

Foi no discurso de abertura do fórum BCE em Sintra. Lagarde revela que a taxa de inflação deve regressar aos 2% na segunda metade do próximo ano. Defende que o trabalho ainda não acabou.
Fundo Monetário Internacional

FMI duvida da eficácia do IRS Jovem

Fundo Monetário Internacional está mais otimista sobre a evolução da economia portuguesa. Mas sobre o IRS Jovem proposto pelo Governo diz que é muita perda de receita para uma eficácia "incerta".
Noticiário

14h. PR recusa comentar o artigo de Cavaco Silva

O Presidente da República sublinha que o importante é aprovar o Orçamento do Estado em outubro e respeitar a atual composição do Parlamento. Ainda, taxa de inflação em junho baixa em relação a maio.
Noticiário

13h. Marcelo: "António Costa é solução ideal"

Marcelo Rebelo de Sousa destaca o “mérito” do ex-primeiro-ministro em fazer “acordos” e “pontes” durante quase dez anos. E ainda, a taxa de inflação em junho baixou em relação a maio.
Preços

Inflação trava para os 2,8% em junho

Inflação em junho terá ficado nos 2,8%. Estimativa rápida do INE aponta para descida de 0,3 pontos percentuais face a maio, mês em que os concertos de Taylor Swift fizeram subir preços dos hotéis.
Bulgária

Bulgária falha adesão à zona euro

Embora tenha uma legislação "considerada compatível com as regras da União Económica e Monetária", a Bulgária falha ainda um requisito: a sua taxa de inflação foi de 5,1%, acima da referência de 3,3%.
Inflação

Efeito Taylor Swift chegou à inflação de maio

O INE confirmou a aceleração da inflação em maio, salientando a subida de preços na hotelaria "devido a um evento cultural de dimensão relevante".
Angola

Inflação em Angola acelerou para 30,16% em maio

Em termos homólogos, a inflação em Luanda disparou para 41,58%, registando um acréscimo de 31,25 pontos percentuais em relação à observada em igual período do ano anterior.
Bancos Centrais

EUA não baixam juro apesar de inflação mais branda

Atualizado
O banco central norte-americano, a Reserva Federal, decidiu não avançar para já com a primeira descida das taxas de juro, apesar de os últimos dados apontarem para uma tendência melhor na inflação.
Crescimento Económico

Efeito de juros altos chegou à economia nacional

O INE divulgou um crescimento do PIB no primeiro trimestre de 1,5%, mas o investimento travou e, no consumo privado, as compras de bens duradouros também. É o efeito do BCE.
Inflação

Centeno confiante na descida dos juros 

Centeno acredita que a evolução da inflação permitirá a descida das taxas de juro. Destacou ter sido a primeira vez que, num contexto de crise, Portugal se comportou "melhor" que a área do euro.
Noticiário

15h. PNS: Europeias não refletem cenário nacional 

Ainda assim, o líder socialista diz que é preciso atenção constante à situação do país. E ainda, Rangel considera que NATO está "confortável" com o uso do armamento dado à Ucrânia para autodefesa.
Noticiário

10h. Inflação volta subir em maio para 3,1% 

Inflação em maio sobe quase mais um ponto percentual do que em abril. Ainda neste jornal, Luís Montenegro recebe a esta hora, em São Bento, os signatários do manifesto dos 50.
Inflação

Inflação sobe em maio para 3,1%

A inflação voltou a acelerar em maio atingindo os 3,1%, depois do travão à escalada de preços de abril. Esta é a estimativa preliminar do INE.
Inflação

Taxa de inflação mantém-se nos 2,4% na zona euro

A taxa de inflação anual manteve-se, em abril, nos 2,4% na zona euro, confirmou esta sexta-feira o Eurostat. Portugal, com 2,3%, tem a oitava menor taxa de inflação.
Angola

Banco Central decide medidas para travar inflação

Inflação atinge em abril novo máximo (28,02%) em Angola. O Comité de Política Monetário do Banco Nacional de Angola termina esta sexta-feira e são esperada respostas para travar o aumento dos preços.
Noticiário

13h. Governo não vai reparar ex-colónias

A garantia foi deixada por Paulo Rangel no debate de urgência pedido pelo Chega, a propósito das declarações do PR. Ainda neste jornal, Bruxelas apresenta quadro orçamental positivo para Portugal.
Boa moeda, má moeda

Inflação normaliza com alguns sobressaltos

Confirma-se que a inflação caiu para 2,2% em abril, valores considerados normais. Olhando com detalhe ainda temos produtos e serviços com variações amplas, como o açúcar, eletricidade ou restauração.
OCDE

Inflação na OCDE fica positiva pela 1.ª vez

Na zona euro, a inflação homóloga medida pelo Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) diminuiu para 2,4% em março, contra 2,6% em fevereiro. Diminuiu em 19 países e situou-se abaixo de 2,0%
Economia

O que é a taxa de esforço?

Contrair um empréstimo é, com frequência, a única forma de alguém conseguir comprar uma casa, por exemplo. Mas, para tal, é imprescindível que a taxa de esforço o permita. Sabe o que é?
Inflação

Aumento dos preços abranda para 2,2% em abril

A taxa de inflação abrandou em abril para 2,2%, segundo a estimativa rápida do INE. Em março tinha ficado nos 2,3%.
Mário Centeno

Europa faz "sacrifício" no combate à inflação

A inflação da zona euro abrandou duas décimas em março para 2,4%, enquanto a inflação subjacente — que exclui a energia e os alimentos por serem mais voláteis — também caiu duas décimas para 2,9%.
Argentina

Argentina. Milei desvaloriza crise universitária

Universidade de Buenos Aires declara emergência orçamental e avisa que sem um plano de salvamento, irá encerrar nos próximos meses, interrompendo os estudos de pelo menos 380 mil alunos.
Fundo Monetário Internacional

FMI: inflação não vai reduzir défices

Apesar de os níveis elevados de inflação terem contribuído "significativamente" para a redução dos défices em 2022, "o seu papel é agora menor", já que foi "incorporada nas expectativas".
Inflação

Inflação recua para 2,4% na zona euro e 2,6% na UE

Em Portugal, a taxa de inflação homóloga, foi de 2,6% em março, acima da de 2,3% registada em fevereiro, mas registando um forte recuo quando comparada com a de 8,0% de março de 2023.
Fundo Monetário Internacional

FMI alerta bancos centrais para descida de juros

Se bancos centrais agirem demasiado cedo na descida das taxas de juro poderão comprometer a última fase do processo da desinflação, alerta o FMI no relatório de estabilidade financeira.
País

APD subiu em valor mas desceu em termos reais

Portugal inscreveu um montante total cerca de 493 milhões de euros em Ajuda Pública de Desenvolvimento em 2023, o que representou uma queda de 8,5% em termos reais relativamente ao ano anterior.
Inflação

Inflação em Moçambique deverá cair para 4,5% 

Moçambique registou uma inflação homóloga de 3% em março, face ao mesmo mês de 2023, uma nova queda mensal consecutiva, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Instituto Nacional Estatística

INE confirma: inflação voltou a acelerar em março

Instituto Nacional de Estatística (INE) confirma aumento de 2,3% nos preços em março, face ao período homólogo, uma nova aceleração depois dos 2,1% do mês anterior.
Boa moeda, má moeda

Inflação cai mais do que o esperado na zona euro

Os analistas previam 2,6% mas a inflação da zona euro terá ficado em 2,4% em março, de acordo com a estimativa rápida do Eurostat. Boas notícias para a perspetiva de descida de juros do BCE.
Eurostat

Zona euro. Inflação cai inesperadamente para 2,4%

Taxa de subida anual dos preços baixou para 2,4%, revelou o Eurostat, uma surpresa já que a maioria dos economistas previa que o valor continuasse inalterado face aos 2,6% de fevereiro.
Resposta Pronta

"Enorme surpresa" na Turquia. Economia foi central

Isabel David sublinha o "falhanço" das sondagens e a surpreendente derrota de Erdogan. Inflação e taxas de juro justificam, mas não só. E agora? Caminho para İmamoğlu nas próximas presidenciais.
Noticiário

12h. Inflação acelerou, em março, para 2,3%

A primeira estimativa do INE mostra que a inflação subiu este mês mais 0,2 pontos percentuais do que tinha registado em fevereiro. Ainda, esta semana,a Proteção Civil registou mais de mil ocorrências.
Inflação

Inflação acelera em março para 2,3%

A taxa de inflação subiu para 2,3% em março, mais 0,2 pontos que em fevereiro, anunciou o INE.
Pobreza

3 em 4 famílias têm dificuldade em pagar as contas

A habitação foi a despesa que mais subiu em 2023 e famílias monoparentais são as mais desprotegidas: 75.000 enfrentam pobreza extrema. A Deco Proteste prevê "um aumento das dificuldades financeiras".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada