454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Burkina Faso

Burkina Faso

Burkina Faso: 21.000 deslocados após ataque

O número de deslocados após o atentado terrorista ocorrido na noite de 11 para 12 de junho no norte do Burkina Faso, em que 86 pessoas morreram, ultrapassa as 21.000 pessoas.
Terrorismo

Exército do Burkina Faso matou 12 terroristas

O Burkina Faso sofre frequentes ataques de extremistas islâmicos desde abril de 2015, realizados por organizações ligadas tanto à Al Qaeda como ao grupo Estado Islâmico.
Burkina Faso

Seis trabalhadores mortos em acidente em mina

Os corpos de mais dois mineiros, de um grupo de oito que estavam presos desde 16 de abril numa mina no Burkina Faso, foram encontrados no sábado, elevando para seis o número de mortos encontrados.
Burkina Faso

Burkina Faso: deslocados aumentam para 1,7 milhões

Desde janeiro de 2019, a população deslocada no Burkina Faso aumentou 2.000%. Do total de deslocados devido à insegurança jihadista, mais de dois em cada três são crianças.
Burkina Faso

Burkina Faso: Damiba de novo empossado Presidente

O novo homem forte do Burkina, Paul-Henri Sandaogo Damiba, apresentou-se com farda de combate e boina vermelha, mas não fez qualquer discurso durante a cerimónia de tomada de posse.
Burkina Faso

Pelo menos 55 mortos em explosão no Burkina Faso

"O acidente ocorreu esta tarde no local da extração de ouro Gomgombiro (no sudoeste do país), a avaliação provisória é que cerca de cinquenta pessoas morreram", disse uma fonte provincial.
Burkina Faso

CEDEAO suspende Estado-membro após golpe de Estado

A CEDEAO exigiu a libertação do presidente destituído, Roch Marc Christian Kaboré, que se encontra em prisão domiciliária, bem como de outros altos funcionários presos.
Burkina Faso

Cidadãos portugueses no Burkina Faso "estão bem"

"São cinco portugueses residentes e a embaixada contactou-os todos. Estão bem", salientou Vítor Sereno, embaixador no Senegal que assegura também a representação portuguesa no Burkina Faso.
Burkina Faso

UE condena o golpe de Estado no Burkina Faso

União Europeia apela à "libertação imediata de todas as pessoas detidas ilegalmente, a começar pelo Presidente Kaboré" e lamenta que o diálogo não tenha prevalecido.
Burkina Faso

Guterres: "Golpes de Estado são inaceitáveis"

O secretário-geral das Nações Unidas acredita que os militares devem defender o seu país e o povo, não atacando o governo e lutar pelo poder, como aconteceu no Burkina Faso.
Noticiário

10h. 800 alunos chamados às urnas em Rio Tinto

Ex-eurodeputado do PCP volta à campanha eleitoral, depois de recuperar da infeção por Covid-19. No Burkina Faso, demitiu-se o presidente, poucas horas depois de golpe de estado.
Burkina Faso

Presidente do Burkina Faso demite-se

Kaboré não conseguiu combater a frustração que tem vindo a crescer devido à sua incapacidade de conter a propagação da violência terrorista no país: "Decidi demitir-me das minhas funções".
Noticiário

9h. Burkina Faso. Presidente demite-se

Militares que tomaram poder no Burkina Faso ordenam encerramento das fronteiras do país. E, olhos postos na fronteira com a Ucrânia: EUA, UE e NATO prometem "consequências", no caso de invasão russa.
Golpe de Estado

Burkina Faso. Militares confirmam tomada de poder

Na mensagem, o chamado Movimento Patriótico para a Salvaguarda e Restauração anunciou que iria trabalhar para estabelecer um calendário "aceitável para todos" para a realização de novas eleições.
União Europeia

UE pede libertação de PR do Burkina Faso

"As últimas notícias são muito preocupantes", disse o alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, acrescentando que "que o Presidente Kaboré está sob controlo do exército".
Noticiário

10h. Burkina Faso. Presidente detido por militares

Nas últimas semanas têm-se multiplicado os protestos, a pedir a demissão do Presidente. E ainda, Portugal pode atingir o pico desta vaga de pandemia "dentro de poucos dias", admitem matemáticos.
Burkina Faso

Burkina Faso. Presidente detido por militares

Roch Kabore, o Presidente do Burkina Faso, terá sido detido por um grupo de militares, segundo a agência Reuters, no que poderá ser uma tentativa de golpe de Estado.
Burkina Faso

Burkina Faso. Mais de três mil escolas encerradas

O porta-voz go governo afirma que estes são "números muito impressionantes, são motivo de preocupação", acrescentando que o encerramento afeta "511.221 alunos e 14.901 professores".
Burkina Faso

Burkina Faso: PM quer coesão na luta ao terrorismo

Primeiro-ministro do Burkina Faso desde sexta, Zerbo "apela à coesão, à tolerância e ao perdão", para que o país se possa unir em torno da "derrota do terrorismo" do Estado Islâmico e da Al-Qaeda.
Burkina Faso

Presidente do Burkina Faso aceita demissão do PM

O Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, aceitou o pedido de demissão do seu primeiro-ministro, que implica automaticamente a renúncia do conjunto do Governo.
Burkina Faso

Dez civis foram mortos no Burkina Faso em ataque

Um ataque atribuído a jihadistas do Estado Islãmico e da Al-Qaeda provocou a morte de dez civis no Burkina Faso, e outros quatro estão desaparecidos.
África

ONU vai abrir escritório no Burkina Faso

Acordo foi assinado entre a alta comissária para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, e pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Africana do Burkina Faso, Alpha Barry.
Burkina Faso

Governo condena atentados no Burkina Faso

O Ministério dos Negócios Estrangeiros refere que estes ataques, ocorridos na sexta-feira e no sábado, "inserem-se num contexto de elevada instabilidade e violência no país e na região do Sahel".
Burkina Faso

Milhares de deportados após ataque no Burkina Faso

Cerca de 7.000 famílias fugiram das suas casas depois do ataque à aldeia de Solhan, no nordeste do Burkina Faso, que matou, oficialmente, 132 pessoas, anunciou esta terça-feira o Governo burkinabé.
Burkina Faso

Oposição do Burkina Faso pede investimentos à UE

O líder da oposição no Burkina Faso deverá encontrar-se com deputados da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas da Assembleia da República esta terça. Pede investimentos no país.
Burkina Faso

Número de mortos no Burkina Faso sobe para 160

Número de óbitos do ataque de homens armados no Burkina Faso tem estado a subir e são as próprias populações que estão a remover e a sepultar os corpos depois de os terem recolhido e transportado".
Burkina Faso

Burkina Faso. 138 civis mortos em ataque

Ataque desta sexta-feira a aldeia no norte do Burkina Faso, fez pelo menos 138 mortos, todos civis. Foi o ataque mais mortal desde que o país começou a ser assolado pela violência jiadista, em 2015.
Burkina Faso

Burkina Faso. ONG alerta para "atrocidades" 

A ONG alertou para "atrocidades" cometidas no Burkina Faso, devido à "fraca governação, escassez crónica de recursos e presença de atores não-estatais violentos", como o Estado Islâmico e a Al-Qaeda.
Burkina Faso

Jornalistas espanhóis assassinados no Burkina Faso

David Beriain e Roberto Fraile, dois jornalistas espanhóis que estavam desaparecidos desde segunda-feira, foram assassinados no Burkina Faso.
Burkina Faso

Burkina Faso. Exército mata 11 terroristas

Os militares mataram 11 terroristas numa operação de dois dias no norte do país. A operação, que combinou ações terrestres e aéreas, teve lugar na floresta de Bango e nas localidades de Tasmakat.
Burkina Faso

Burkina Faso. Assembleias de voto encerradas

"Há um certo número de mesas de voto que foram abertas a leste, e em outras regiões, que tiveram de ser fechadas devido a ameaças", disse Newton Ahmed Barry.
Burkina Faso

Burkina Faso. EUA exige que "faça mais" por civis

Relatório da Human Rights Watch acusa as forças de segurança do Burkina de, alegadamente, terem executado extrajudicialmente, durante os últimos meses, cerca de 180 pessoas no norte do país.
Educação

Escolas no Burkina Faso alvo de ataques jihadistas

Grupos islâmicos mataram, espancaram, raptaram e ameaçaram professores, intimidaram estudantes e pais e, segundo a ONG, estão a "anular anos de progresso na melhoria do acesso das crianças à educação"
Burkina Faso

Burkina Faso. Ataque junto a igreja faz 24 mortos

Um grupo armado com cerca de 20 elementos matou 24 pessoas, feriu dez e raptou três junto a uma igreja protestante no Burkina Faso. A violência no país aumentou a um ritmo alarmante no último ano.
Burkina Faso

Ataque terrorista em Burkina Faso faz 36 mortos

Um ataque terrorista na província de Sanmatenga, norte de Burkina Faso, provocou a morte a 36 civis. O Governo apelou a uma "franca colaboração com as forças de defesa e de segurança".
Burkina Faso

Violência faz 267.000 deslocados no Burkina Faso 

"Cerca de 486.000 pessoas já foram forçadas a abandonar o interior do país", anunciou o porta-voz do ACNUR, Andrew Mbogori. Violência e crise humanitária, apontadas como fatores explicativos.
Burkina Faso

Milhares abandonam as suas casas no Burkina Faso

Os ataques armados e a insegurança no Burkina Faso têm forçado o deslocamento da população. São cerca de 300 mil aqueles que vivem em comunidades de acolhimento.
Terrorismo

Burkina Faso. 6 mortos em ataque a igreja católica

20 a 30 homens armados mataram um padre e cinco outras pessoas a tiro antes de pegarem fogo à igreja, a lojas e a um café próximo. Não há detenções e o atentado não foi reivindicado.
Burkina Faso

Burkina Faso. 46 mortos em confrontos entre etnias

O balanço provisório do Governo do Burkina Faso dá conta de pelo menos 46 mortos em confrontos no norte do país, após um ataque terrorista. Há 6 províncias em estado de emergência.
Estado Islâmico

Daesh espalha-se para o leste do Burkina Faso

A ameaça do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), presente no norte do Burkina Faso, está a espalhar-se para o leste do país, que deve "colocar grandes meios" para contê-la.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.