438kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Bombardeamentos

Observador na Ucrânia

"Há ucranianos que já normalizaram a guerra"

O enviado especial João Porfírio relata as mudanças ao longo da guerra. Várias "Ucrânias" numa só: regiões onde o medo de morrer persiste e outras onde já ninguém se esconde depois do som das sirenes
A História do Dia

Os bebés que nascem às escuras na Ucrânia

Mykhayl tem menos de um mês e nasceu na região de Mikolaiv. É um dos mais de 60 mil bebés nascidos em guerra. As maternidades não são poupadas às bombas e as salas de parto funcionam sem luzes.
Observador na Ucrânia

Mikolaiv. "Em média, são 12 crimes de guerra/dia"

Os enviados especiais do Observador entrevistaram o procurador local de Mikolaiv, que coordenada investigações sobre ataques. Há 982 casos contra civis, 141 mortes, incluindo a de um bebé.
Observador na Ucrânia

A lotaria especial feita com troféus de guerra

A lotaria é feita com objetos "recolhidos pelos ucranianos no final das batalhas". E ainda a história de um parto interrompido por bombardeamentos pelo relato do enviado especial Pedro Jorge Castro.
Noticiário

00h. Zelensky alerta que bombardeamentos não param

Confirma, no entanto, que as operações de retirada de civis continuam. O Presidente da Ucrânia destaca, na mensagem desta noite, que as pessoas resgatadas até agora já estão a receber assistência.
Noticiário

20h. Rússia pode não estar a cumprir cessar-fogo

É o que sugere um vídeo publicado por um autarca da região. Denuncia também bombardeamentos na fábrica de siderurgia de Azovstal. No vídeo, é possível ver-se o complexo industrial em chamas.
Noticiário

20h. Kiev. Dois bombardeamentos das forças russas

Neste jornal, escutamos o direto de um dos enviados especiais do Observador, João Porfírio. Estes bombardeamentos aconteceram enquanto decorre a visita do secretário-geral das Nações Unidas.
Noticiário

10h. Operação Páscoa: 2 mortos e 12 feridos graves

A Guarda Nacional Republicana registou 386 acidentes nas estradas portuguesas, nos primeiros dois dias. A fiscalização da GNR apanhou 1.400 condutores em excesso de velocidade.
Gabinete de Guerra

Estamos perante um impasse tático no Donbass?

Estamos a "entrar numa 2ª fase crítica", um teste à resistência face a uma "escalada ainda mais concentrada de meios russos no leste". A análise de Bruno Cardoso Reis e do major-general Arnaut Moreira
Noticiário

4h. Bombardeamentos impedem retirada em Mariupol

Autoridades ucranianas apontam para 100.000 pessoas na cidade, mas o Reino Unido estima que sejam 160.000. Ainda neste jornal, Pelo menos 13 migrantes morreram num naufrágio na costa da Tunísia.
Noticiário

6h. Ucrânia acorda com bombardeamentos em Odessa

Há relatos de colunas de fumo avistadas por toda a cidade. Uma notícia ainda em desenvolvimento. Ainda neste jornal, a Hungria vai às urnas para eleger o próximo governo.
Guerra na Ucrânia

Zoo atingido por mísseis russos. Animais ficam

Sem visitantes, e com recurso a doações para manter os cerca de quatro mil animais alimentados e protegidos, o jardim zoológico de Mykolaiv localiza-se no sul da Ucrânia.
Noticiário

05h. Chegou ao fim recolher obrigatório em Kiev

Começou na segunda e foi decretada pelo aumento do perigo de bombardeamentos. As explosões continuaram a ouvir-se em Kiev. Ouvimos neste jornal o relato dos enviados especiais do Observador à Ucrânia.
Fact Check

Imagem de grávida ferida é encenação?

Publicação viral alega que imagens de grávida ferida no bombardeamento de Mariupol são fabricação. É falso.
Observador na Ucrânia

"Várias colunas de fumo intenso e negro em Kiev"

Um dos enviados especiais do Observador, Pedro Jorge Castro, relata as últimas horas de confinamento em Kiev. O fumo pode ser resultado de uma "contra-ofensiva ucraniana a ser preparada", explica.
Noticiário

20h. Mariupol. 1500 mortos em bombardeamento

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano diz que Mariupol é agora a "pior catástrofe humanitária no planeta". Ainda neste jornal, as estimativas do Governo para os preços dos combustíveis.
Noticiário

6h. Governo diz ajudar na integração de refugiados

Secretária de Estado da Integração e das Migrações promete 18.000 postos de trabalho e aulas de português para quem vier para o país. E na Ucrânia, várias cidades foram bombardeadas pela primeira vez.
Noticiário

6h. Ataque em Okhtyrka provocou três mortos

Imprensa local avança que vários edifícios ficaram destruídos e que um gasoduto também foi atingido. Isto depois de um bombardeamento a uma maternidade em Mariupol ter causado 17 feridos.
Noticiário

6h. Cessar-fogo previsto para daqui a uma hora

Apesar da promessa, uma das cidades que está abrangida por esse cessar-fogo registou confrontos nesta manhã. E a noite voltou a ficar marcada por bombardeamentos que provocaram mortes na Ucrânia.
Noticiário

5h. Há relatos de novas explosões em Kiev

Jornalistas locais indicam que bombardeamentos são audíveis a partir dos abrigos. Ainda neste jornal, o apelo de Volodymyr Zelensky para que a União Europeia tome medidas mais sérias contra a Rússia.
Atualidade

Irlandês abalroa embaixada russa com camião

"Esta mulher e os seus filhos foram mortos em Irpin. Faço isto por eles." Um irlandês abalroou os portões da embaixada russa em Dublin em protesto contra os bombardeamentos russos que mataram civis.
Atualidade

Militares tocam hino no meio dos escombros

Forças Armadas ucranianas tocam o hino nacional junto a uma enorme cratera, rodeados de prédios semi-destruídos pelos bombardeamentos russos. O vídeo foi divulgado pela agência de notícias Ukrinform.
Noticiário

3h. Sirenes voltam a soar em Kiev

Sirenes voltam a soar em Kiev, Chernihiv sofre um ataque aéreo e em Kharkiv há relatos de confrontos. E por cá, 44 ucranianos chegaram esta noite a Braga para fugir ao conflito.
Noticiário

23h. Presidente ucraniano critica NATO

Volodymyr Zelensky considera que os líderes da NATO deram luz verde a mais bombardeamentos das cidades ucranianas. Pede às grandes multidões que não se calem sobre o que está a acontecer à Ucrânia.
Noticiário

23h. Zelensky deixa mensagem de alerta a Joe Biden

Zelensky considera que a Ucrânia está a ganhar a guerra. Presidente da Ucrânia pede a Biden que crie uma zona de exclusão aérea, para conter os bombardeamentos do exército de Moscovo.
Bombardeamentos

70 mortos em bombardeamento de prisão no Iémen

Os rebeldes difundiram um vídeo que mostra cenas macabras na sequência do bombardeamento, com edifícios destruídos e equipas de socorro a retirarem corpos dos escombros com cadáveres mutilados.
Afeganistão

Bombardeamento de família afegã foi "erro honesto"

Dos dez elementos da família que morreram no ataque dos EUA, sete eram crianças, e os três adultos já tinham trabalhado com o exército americano e com organizações internacionais.
Síria

Síria. 27 mortos em atentado e bombardeamentos

Duas bombas colocadas num autocarro militar explodiram de manhã ao passar perto de uma ponte no centro de Damasco, matando 14 pessoas e ferindo pelo menos outras três.
Síria

Damasco acusa Israel de ataques aéreos na Síria

A aviação israelita bombardeou esta madrugada "vários pontos perto da capital da Síria". O ataque israelita foi dirigido a centros de desenvolvimento de armamento utilizados pelas milícias iranianas.
Síria

Novos bombardeamentos matam sete civis

Novos bombardeamentos levados a cabo pelo regime sírio na província de Idleb mataram sete civis, sendo quatro deles crianças. Trata-se do terceiro bombardeamento nesta província na última semana.
Afeganistão

Três rockets caem perto do palácio presidencial

No primeiro dia do Festival Eid al-Adha três foguetes atingiram a capital do Afeganistão. Apenas dois explodiram e não houve nenhum ferido, mas o ataque marca a continuidade deste conflito.
Bombardeamentos

Guiné Equatorial. Militares condenados 

O tribunal militar de Bata, capital económica da Guiné Equatorial, condenou dois militares a 35 e 50 anos de prisão por negligência no caso das explosões que fizeram 107 mortos e 615 feridos em março.
Síria

Milícias pró-Irão bombardearam base dos EUA

Uma base militar norte-americana numa província síria foi bombardeada por forças pró-iranianas. O ataque não terá provocado vítimas mortais. Em retaliação, foi disparado "fogo pesado de artilharia".
Myanmar

Myanmar 24 mil deslocados após ataques do exército

Entre 3 e 12 de abril, ocorreram diariamente na área ataques com morteiros e outras armas, matando um homem, causando danos em casas, escolas e hospitais, e forçando milhares de pessoas a fugir.
Israel

Israel bombardeia objectivos do Hamas em Gaza

O exército de Israel bombardeou esta quinta-feira, pelo nono dia consecutivo, objetivos do movimento islâmico Hamas em Gaza devido ao lançamento a partir do enclave de balões incendiários.
Afeganistão

Jornalista morre em bombardeamento no Afeganistão

Funcionários da estação de televisão afegã Khurshid TV, morreram este sábado num atentado bombista em Cabul. O Afeganistão é considerado um dos países mais mortíferos e perigosos para os jornalistas.
Síria

Síria. Mais de 38 mil deslocados em cinco dias

Segundo o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas, o regime de Bashar al-Assad e o seu aliado russo têm bombardeado diariamente a zona oeste de Alepo.
Conflitos

ONU e Cruz Vermelha pedem fim de bombardeamentos

António Guterres e o presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha pediram que se deixe de bombardear as cidades Idlib, na Síria, e Tripoli, na Líbia, após consequências humanitárias dramáticas.
Somália

Somália. Ataques dos EUA triplicam mortos de 2018

Desde janeiro, os EUA mataram pelo menos 225 pessoas em ataques aéreos. Mantendo o ritmo, podem ultrapassar os 1100 mortos em 2019. No ano anterior houve 326 vítimas oficiais.
Afeganistão

Afeganistão. Bombardeamento dos EUA faz 23 mortes

Um bombardeamento militar dos EUA a sul do Afeganistão, que tinha como alvo os talibã, fez, pelo menos, 23 mortos civis. A ONU e a NATO vão abrir uma investigação ao caso.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.