886kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Deputados

Óbito

André Freire. Voto de pesar da esquerda

André Freire morreu esta semana. O velório realiza-se domingo e o funeral na segunda-feira. 26 deputados do PS, BE, PCP e Livre apresentam voto de pesar.
Parlamento

Aguiar-Branco contra regime de incompatibilidades

Presidente da Assembleia da República afirma que só está em condições para ser político "quem não tem mais nada para fazer". Defendeu ainda que se preserve a imunidade parlamentar.
Comissão de Inquérito

"Este OE traz mais um ano perdido para o país"

Mariana Leitão considera que o Orçamento de Estado não promove o crescimento económico. Sobre a violência na Grande Lisboa, a líder parlamentar da IL diz que o Bloco e o Chega "foram instigadores".
Noticiário

6. Observadores internacionais relatam fraudes

A oposição, na Geórgia, denuncia graves irregularidades. Observadores internacionais falam em relatos de pressão sobre os eleitores, em particular sobre os trabalhador do setor público.
O sofá do parlamento

"Responsabilidade do PS não é avaliada por Mendes"

O deputado André Pinotes Batista abre a porta a mudanças na especialidade com o aviso de que "a responsabilidade do PS não é avaliada aos domingos por Marques Mendes". 
O sofá do parlamento

"Medina e Sarmento parecem irmãos gémeos"

O deputado da IL, Rodrigo Saraiva considera que a proposta de Orçamento transformou "Fernando Medina e Joaquim Miranda Sarmento em gémeos separados à nascença" e pede provas a Ventura sobre o acordo.
Fora do Baralho

Orçamento à PS, não é nunca ao Chega e apostas

Vamos ter OE? "É tão socialista que custa haver tanta acrimónia" entre PS e AD. Pedro Nuno e Montenegro com jogadas que "só beneficiam Chega". E ainda o plano para os média: "jeitinho" aos privados?
Deputados

Deputados reconhecem perda de poder de compra

Investigadores e professores do ensino superior perderam poder de compra desde o início do século, reconheceram os deputados. Poder de compra real desceu 30% entre 2004 e 2023.
O sofá do parlamento

"PS não tem pressa em anunciar decisão sobre o OE"

O 'vice' da bancada socialista e ex-secretário geral adjunto, João Torres, diz que o PS "não tem pressas" em anunciar o sentido de voto no Orçamento e rejeita que o partido esteja dividido.
Assembleia Da República

Deputados aprovam orçamento da AR para 2025

Bancada do Chega foi a única que a não aprovar o documento. Despesa aumenta em mais de 56 milhões comparada com o orçamento de 2025. Fundos para campanha eleitoral aumentam em 40 milhões de euros.
Fora do Baralho

Orçamento é pretexto para aparecer e dizer coisas?

Montenegro e Pedro Nuno encontram-se e apesar da cacofonia, o PS continua a ser o parceiro mais próximo do Governo. E em dia cheio, Marta Temido e Rita Alarcão Júdice prestam contas ao parlamento.
O sofá do parlamento

"É possível que Ventura mude outra vez de posição"

O líder parlamentar do CDS diz que as reuniões discretas ou públicas são fait-diver e assegura que o Governo está a negociar com todos. É por isso que admite que o irrevogável de André Ventura mude.
O sofá do parlamento

"Sei bem que Castro Almeida não é machista"

A antecessora de Castro Almeida na Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, defende o ministro nas declarações sobre quem lhe fez a mala e alerta para o papel dos autarcas na reconstrução dos territórios. 
E o vencedor é...

PGR esteve mal, os deputados ainda pior

Menos telemóveis, mais brincadeira. Fernando Alexandre quer que o controlo traga efeitos positivos. Lucília Gago não foi brilhante, mas os deputados só foram à audição para “salvar a pele” dos amigos.
O Bom, o Mau e o Vilão

Escutas? Os nossos deputados vivem numa bolha

Lucília Gago (que falou sobre escutas), o presidente do Parlamento (que assistiu à audição da PGR) e a nossa relação com a TAP (que não muda) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Semáforo Político

Que tipo de crimes interessa aos deputados?

Não deve haver criminalidade em Portugal, uma vez que nada preocupa os deputados além dos crimes dos colegas. O que importa ao cidadão comum não interessa: olham para si e não para quem representam.
Fora do Baralho

Política-espetáculo, lapsos à Governo e amuos à PR

Montenegro de colete salva-vidas nas buscas depois da queda com helicóptero, entrada de leão da ministra da Saúde e o plano de emergência, a efusividade de Marcelo com Elisa e o amuo com Maria Luís.
Fora do Baralho

Abençoado PCP venezuelano e Costa a tramar PNS

Eleições na Venezuela e a reação do PCP. Em Portugal, o ex-PM a vestir um fato que prejudica PS, os adultos (ou falta deles) no Orçamento, a recusa do PR em responder à CPI e a JMJ, um ano depois.
Fora do Baralho

Trump vs. Biden, entre pensos messiânicos e fraude

Culto da personalidade levado ao extremo depois do ataque e a desistência iminente (ou não?) do atual Presidente dos EUA. E ainda o favor manhoso ao Chega nas creches gratuitas e as negociações do OE
Fora do Baralho

A PGR, uma entrevista, um trunfo. Ou talvez não?

Os democratas que deixaram Biden concorrer a novo mandato, o pedido de Boaventura Sousa Santos para ser arguido, o destrato de Fernando Medina ao presidente da  AdP e o elogio a Joana Marques Vidal.
Assembleia Da República

Comunidades de emigrantes são esquecidas pela AR

São quatro os emigrantes no parlamento português: dois do Chega, um PS e um PSD. Apesar das divisões políticas concordam que o tema das comunidades acaba secundarizado pelo órgão legislativo.
Fora do Baralho

Preço do Brexit, bloqueios em França… e Fausto!

No Reino Unido, Sunak foi gestor de massa falida, Starmer é mal menor. 2ª volta em França ainda pode ter surpresas? Ainda o prego no caixão dos EUA, a concorrência desleal no IRS e o grande Fausto.
Fora do Baralho

Quem mete água? Biden, Macron ou a mãe das gémeas?

Ainda o novo presidente do Conselho Europeu e o nacionalismo bacoco de quem acha que é bom ter António Costa no lugar de Charles Michel
Fora do Baralho

Maestro Marcelo, filho protetor e escutas sem fim

Presidente passa pelos pingos da chuva, mas chegou ponto de viragem? Dr. Nuno recusa depor para proteger o pai? E ainda a perseguição a Christine, os machos alfa do Conselho de Estado e a Seleção
Atualidade

As 49 vezes em que Lacerda preferiu o silêncio

O caso das gémeas está na justiça, mas a CPI avançou. Lacerda Sales, agora arguido, esteve no Parlamento. Os deputados perguntaram. O ex-secretário de Estado escolheu o silêncio — 49 vezes
Fora do Baralho

Costa/UE: nacionalismo bacoco com contrapartidas?

Há mérito do ex-PM ou não havia escolha para Montenegro? Influencer: descrédito do Ministério Público a chegar à Europa. Sobre o 25 Novembro: cedemos ao tribalismo? E ainda a não santa Santa Casa. 
Noticiário

5h. Europeias. Chega e IL elegem 2 deputados cada

A Iniciativa Liberal elegeu também 2 deputados: Cotrim Figueiredo e Ana Martins. Ainda neste jornal, Blinken começa esta segunda-feira uma nova viagem ao Médio Oriente.
Fora do Baralho

A campanha descarrilou, mas os candidatos sabem?

Se a campanha das Europeias fosse uma série chamava-se “tricas internas”. No dia do debate das rádios, espera-se que os candidatos se recentrem na Europa e que se saibam comportar (com argumentos).
Fora do Baralho

Sebastião, ser novo não é motivo para atrapalhar

Ases aconselham o candidato a “matar” o assunto ao estilo Ronald Reagan. Ainda a debandada da AIMA, o BCE distratado na campanha, Trump condenado em tribunal e a lei da amnistia em Espanha
Fora do Baralho

A vertigem de Alcochete e o filão de André Ventura

"Traição do Presidente" serve para politizar descolonização e recuperar filão eleitoral dos antigos combatentes. Ainda Robert Fico: se fosse de esquerda a cobertura do atentado teria sido maior
Parlamento

Aguiar Branco deixa que se diga que etnia é burra

A polémica estalou com declarações de André Ventura sobre o povo turco. Aguiar Branco deixou e depois assumiu que não será censor dos deputados. Os eleitores é que serão.
O sofá do parlamento

"Pedro Nuno Santos está em concurso com Ventura"

O deputado do PSD, e presidente da comissão de Economia, diz que o Chega e o PS estão na luta pela liderança da oposição e que cabe ao Governo lembrar que há "responsabilidades" com o chumbo do OE. 
Fora do Baralho

Ventura foi longe demais, PS a despachar Temido?

A queixa-crime do Chega contra Marcelo a fechar a jogada da semana. Os partidos a afinar estratégias para as europeias a pensar em novas legislativas. Eleições para PE são vazias de sentido político?
O sofá do parlamento

Habitação. "Preocupa-nos o historial de Pinto Luz"

A coordenadora do BE na comissão de Habitação, Isabel Pires, diz que Miguel Pinto Luz tem tido posições públicas sobre o setor que levantam preocupações, às quais se somam o passado em Cascais.
Fora do Baralho

Governo de assembleia, purga e manifesto ululante

Coligação negativa nas portagens ou AR a funcionar? Exoneração de Ana Jorge e saída de Fernando Araújo é saneamento político? Ainda o manifesto para reformar a Justiça e Nuno Melo a tapar buracos. 
Fora do Baralho

Marcelo “patético” e o “diácono remédios” da roupa

Presidente da República passou das marcas quando falou de Montenegro, Costa e as ex-colónias. E sacrificou o filho para salvar a pele. Também há calções demasiado curtos e discursos do 25 de abril
O sofá do parlamento

"Bugalho vai trazer energia nova para a AD"

O presidente da comissão de Assuntos Europeus e deputado do PSD, Telmo Faria, defende a escolha de Sebastião Bugalho para cabeça de lista e aposta numa candidatura "com novo dinamismo". 
Parlamento

Audições de Medina e Miranda Sarmento aprovadas

Fernando Medina, ex-ministro das Finanças, a propósito da dívida pública, e Miranda Sarmento, atual titular da pasta, por causa do IRS, vão ser ouvidos no Parlamento.
Fora do Baralho

Sebastião Bugalho? Pelo mediatismo vale tudo

A AD entrou na porta giratória da política e comentário e de lá saiu Sebastião Bugalho. A escolha comprova a falência dos partidos? Marta Temido e a oportunidade de "higienizar a imagem" na Europa.
Fora do Baralho

O (des)culpado Costa, Marcelo patrioteiro e Passos

Operação Influencer quase a chegar ao absurdo? Benefício da dúvida para a acusação? Presidente mais valia estar calado e respeitar separação de poderes. E ainda cartas para Passos Coelho e Livre.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.