Ciência

Especialistas em saúde do viajante partilham práticas e conhecimentos em Lisboa

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical recebe este sábado um workshop dedicado à Medicina do Viajante. Uma das principais ambições dos especialistas é criar uma sociedade médica neste âmbito.

A malária é uma das doenças do viajante mais frequentes

PORNCHAI KITTIWONGSAKUL/AFP/Getty Images

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa e o Centro de Malária e Outras Doenças Tropicais organizam este sábado, dia 29 de novembro, um workshop dedicado à Medicina do Viajante. O evento, que terá lugar na Aula Magna do instituto, contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais.

Sempre que pretender viajar para fora da Europa é aconselhável que faça uma consulta de saúde do viajante para saber como se deve prevenir contra doenças infecciosas e tropicais – vacinação e medicação preventiva, cuidados a ter com a água e alimentos que se ingerem, higiene individual. Uma das principais dificuldades deste tipo de consultas é “sensibilizar o viajante”, diz ao Observador Jorge Atouguia, presidente da comissão organizadora do evento. “Esta é a única medicina individual em que as pessoas não estão doentes. E se não se conseguir sensibilizar o viajante para as medidas preventivas ele não as vai cumprir.”

O evento tem como objetivo a partilha de conhecimentos e práticas entre especialistas. “É fundamental consolidar conhecimentos e funcionar em sintonia”, diz Jorge Atouguia. A recolha de perspetivas entre os participantes, mediante televoto, permitirá arranjar práticas consensuais em relação às duas doenças mais frequentes – malária e diarreia -, refere o especialista em doenças infecciosas e medicina tropical. Outra das ambições deste tipo de encontros que decorre anualmente é criar a Sociedade Portuguesa da Medicina do Viajante, para que se possa regulamentar cientificamente os vários aspetos desta prática.

As inscrições ainda se encontram abertas na página da instituição.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: vnovais@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site