Um punhal encontrado no túmulo do faraó egípcio Tutankhamon foi feito utilizando ferro de um meteorito, confirmaram investigações.

Quando descobriu o túmulo do faraó adolescente, em 1925, o arqueólogo inglês Howard Carter (1874-1939) encontrou também dois punhais – um de ferro e o outro com a lâmina em ouro. O punhal de ferro, com um punho dourado, um cristal no fim e ainda uma bainha decorada com a imagem de um chacal, tem levantado grandes questões entre os investigadores, já que o ferro não costumava ser trabalhado no Antigo Egito. O facto de o ferro não ter enferrujado também tem sido motivo de interrogações.

Um grupo de investigadores italianos e espanhóis analisaram o espetro do metal através de um raio-x fluorescente para conseguir determinar a sua composição química. Na lâmina do punhal foram encontrados altas concentrações de níquel e cobalto. Os investigadores informaram que esta composição indica, fortemente, “origem extraterrestre”, informa o The Guardian. A equipa de investigação dedicou-se então a comparar a composição do punhal com a de alguns meteoritos caídos na área.

Depois de analisarem o meteorito Kharga, a 240 quilómetros de Alexandria, junto do porto de Mersa Matruh, os cientistas confirmaram a semelhança na composição dos dois objetos.

Embora o trabalho com cobre, bronze e ouro seja comum há mais de 6.000 anos, o trabalho com ferro é bem mais recente e era raro no Antigo Egito. Em 2013 foram encontradas missangas de ferro num cemitério perto do Nilo que também tinham sido extraídas de um meteorito. As missangas datam de 3.200 a.C., mais antigas do que o faraó.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A análise da lâmina do punhal mostra que o faraó egípcio tinha trabalhadores com grande habilidade no manuseamento do ferro, apesar da sua escassez.

Os investigadores afirmam, no artigo publicado na Meteoritics & Planetary Science, que pelas duas descobertas em ferro, é possível depreender que os egípcios atribuíam grande valor ao ferro de meteoritos.

A egiptóloga Joyce Tydesley, da Universidade de Manchester, afirmou que o povo do Egito Antigo dava grande importância ao Céu e que quando algo caía do céu, era considerado como “um presente dos deuses”.

O faraó egípcio Tutankhamon foi mumificado há mais de 3.300 anos atrás, como afirma o The Guardian.