O Novo Banco dos Açores registou no primeiro semestre do ano um resultado líquido positivo de cerca de um milhão de euros, um aumento de 174,5% face ao período homólogo de 2015, foi anunciado esta quarta-feira.

“O resultado líquido do primeiro semestre foi positivo em 1.054 milhares de euros, comparando com 384 milhares de euros positivos no período homólogo de 2015”, refere uma nota enviada à agência Lusa pelo Novo Banco dos Açores, o único banco a operar na região com sede no arquipélago.

A mesma nota destaca que “neste resultado já está incorporado a constituição de uma provisão para outros riscos e encargos e a Contribuição sobre o Setor Bancário relativa ao ano de 2016, que totalizam um montante de cerca de 1,1 milhões de euros”.

Quanto ao processo de reestruturação em curso, “os custos de cerca de um milhão de euros serão contabilizados neste segundo semestre, esperando-se que os mesmos sejam parcialmente cobertos pelos resultados correntes do exercício e totalmente amortizados em pouco mais de dois exercícios”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O presidente da comissão executiva do Novo Banco dos Açores, Gualter Furtado, disse à Lusa que este processo “implicou o fecho de um balcão na ilha Terceira e a passagem à reforma de 12 colaboradores, a que se vão juntar mais três este ano, que atingem a idade da reforma”.

Na mesma nota, o Novo Banco dos Açores adianta que o primeiro semestre deste ano “continuou a ser caracterizado por um grande esforço em captar novos clientes, forte recuperação de depósitos e manutenção do apoio à economia e às famílias dos Açores, embora o crédito tivesse um ligeiro abrandamento (-1,1%)”.

O banco destaca, por outro lado, os dados do crédito vencido e de controlo do crédito concedido, referindo que “o crédito vencido em 30 de junho de 2016 era de 18,8 milhões de euros, enquanto em 30 de junho de 2015 era de 19,7 milhões de euros, tendo pois ocorrido uma redução do crédito vencido”.

“Importa referir que mesmo este crédito vencido tem uma boa cobertura de garantias reais e está devidamente provisionado”, sustenta a instituição bancária, referindo ainda que, “ao nível da atividade, e comparativamente a junho de 2015, salienta-se a evolução muito positiva registada nos depósitos de clientes (+7,4%)”.

Segundo o banco, “esta evolução determinou que o rácio de transformação de depósitos em crédito do banco, em junho de 2016, se situe em 102,4% contra os 110,4% registados em junho de 2015”.

Quanto ao rácio de liquidez, o banco “atingiu, em maio de 2016, um valor de 138%, para uma exigência legal de 70%”, sendo que o rácio de solvabilidade na mesma data “registou um valor de 11,66%, contra 8,85% em maio de 2015”.

“O banco continua a prosseguir uma política de forte controlo dos custos operativos”, acrescenta o Novo Banco dos Açores que fechou o primeiro semestre de 2016 “com um ativo líquido de 714,4 milhões de euros”.

O Novo Banco dos Açores conta atualmente com 16 balcões.