O CDS-PP volta a reunir a sua “Escola de Quadros” nos primeiros dias de setembro, mas este ano juntará em Peniche o anterior presidente do partido Paulo Portas e os socialistas António Vitorino e Maria de Lurdes Rodrigues, uma aliança pouco habitual. Portas estará no mesmo painel com o ex-comissário europeu socialista, enquanto a ex-ministra da Educação partilhará a mesa com a deputada democrata-cristã Ana Rita Bessa, num debate sobre Educação.

Este ano, o primeiro dia da iniciativa, que juntará cerca de 130 jovens num hotel em Peniche, está marcado para dia 1 de setembro e arrancará com um jantar-debate moderado pelo dirigente e deputado do CDS-PP Pedro Mota Soares sobre o futuro da Europa, com a participação do eurodeputado do CDS-PP e vice-presidente do partido Nuno Melo e do comissário europeu Carlos Moedas.

Carlos Moedas, que foi secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro entre 2011 e 2014, no Governo PSD/CDS-PP, participará no mesmo dia de manhã na Universidade de Verão do PSD, em Castelo de Vide, onde dará uma aula sobre “Europa Digital”.

No segundo dia da “Escola de Quadros”, o debate da manhã sobre a importância económica da cultura será moderado por Francisco Mendes da Silva e terá como oradores Pedro Mexia, atual consultor cultural da Presidência da República, e António Filipe Pimentel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À tarde, o tema em cima da mesa será as eleições nos Estados Unidos da América e contará com a participação de Pedro Pinto e Gonçalo Castelo Branco, num debate moderado por Raquel Vaz Pinto. O jantar-debate será sobre “Comunicação e Motivação”, a partir do exemplo da seleção de futebol que em julho venceu o Europeu, e contará com a presença de Tomás Froes e a moderação do deputado do CDS-PP Telmo Correia.

O terceiro dia arrancará com um debate sobre “Economia e Modelo de Crescimento”, com o jornalista António Costa e o vice-presidente do CDS-PP Adolfo Mesquita Nunes e será moderado pela também vice-presidente centrista Cecília Meireles. Ao início da tarde falar-se-á de Mar e do “valor da aposta azul”, num debate moderado por Inês Vargas, com Ana Mira Vaz e Duarte Bué Alves.

Ainda antes do jantar, os jovens participantes da “Escola de Quadros” ouvirão falar sobre a “aposta da Educação”, num debate que será moderado por António Pedro Barreiro e contará com a presença da ex-ministra socialista da Educação Maria de Lurdes Rodrigues e da deputada do CDS-PP Ana Rita Bessa.

O último jantar da iniciativa juntará o ex-líder do CDS-PP Paulo Portas e o socialista António Vitorino, que irão falar sobre os “Desafios de Portugal no presente contexto internacional”, num debate moderado por Francisco Rodrigues dos Santos.

No domingo, dia 4 de setembro, ainda antes do encerramento, os grupos dos jovens participantes na iniciativa terão “cinco minutos para defender uma boa ideia”, perante um júri constituído por Nuno Magalhães, Teresa Caeiro e Vânia Dias da Silva.

Para as 12h00 está marcado o encerramento, e, à mesma hora que em Castelo de Vide o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, deverá estar a encerrar a Universidade de Verão do partido, falarão o líder da Juventude Centrista, Francisco Rodrigues dos Santos, Diogo Feiro e a líder do partido, Assunção Cristas.

“A ideia é ter um momento de discussão livre de ideias”, sublinhou o responsável pelo gabinete de estudos do CDS-PP, Diogo Feio, explicando que na seleção dos temas em debate foram tidos em conta os interesses manifestados em anos anteriores pelos participantes na iniciativa, que vincaram a vertente internacional como um dos temas fortes. “Já vamos na terceira edição da ‘Escola de Quadros’, já é um momento indiscutível no calendário do partido”, acrescentou.

Além dessa vertente internacional, que este ano será abordada nos debates sobre as eleições nos Estados Unidos da América e sobre a Europa, este ano o CDS-PP quis também destacar a questão da Educação, ouvindo perspetivas diferentes daquelas que existem no CDS-PP, acrescentou Diogo Feio.

A par disso, continuou o responsável pelo gabinete de estudos, este ano haverá também uma “vertente cultura”, além do debate de natureza mais política sobre economia. “Por fim, haverá a mensagem mais política, com o discurso da presidente do partido, a primeira intervenção estruturada depois das férias, que antecederá a ‘rentrée’ do partido”, referiu.

A ‘rentrée’ do CDS-PP está marcada para o sábado seguinte, 10 de setembro, em Oliveira do Bairro, uma câmara que o CDS-PP perdeu em 2013 para o PSD por pouco mais de 700 votos.