Metropolis:Lab Barcelona foi o nome dado ao sexto laboratório do Grupo VW, que se junta aos já existentes em Wolfsburg (dois), Berlim, Munique e São Francisco. A implementar durante o próximo ano, será gerido pela Seat, o “braço” espanhol do maior construtor automóvel europeu.

Aqui começarão por trabalhar mais de duas dezenas de especialistas, estando já confirmada a ampliação da equipa de técnicos, entre engenheiros e trabalhadores altamente especializados, para 50 elementos ao longo dos próximos anos. As suas principais áreas de trabalho estarão directamente relacionadas com a procura de soluções inteligentes que respondam aos desafios da mobilidade futura, nomeadamente a combinação da informação do veículo com a do ambiente que o rodeia (para facilitar a ligação entre as pessoas, a cidade inteligente e os serviços de mobilidade das cidades do futuro), assim como o desenvolvimento de apps a utilizar por todo o grupo VW.

A abertura do Metropolis:Lab Barcelona integra-se, também, no acordo recentemente estabelecido entre a Seat e o município de Barcelona, destinado a promover a inovação, a mobilidade sustentável e a implementação de projectos de negócio e de competitividade industrial, através da partilha da experiência da Seat em mobilidade, investigação e desenvolvimento e nos projectos negociais com a cidade, de forma a promover novas iniciativas. O objectivo é servir de estímulo económico e negocial para novos projectos que, além do mais, melhorem a qualidade de vida dos cidadãos e atraiam talento internacional, sobretudo através da criação de sinergias entre a marca espanhola e as startups, a dinâmica académica e as PME da região.

Por via deste acordo, a casa de Martorell apostou no conceito Created in Barcelona como forma de projectar a marca Seat e os seus produtos e serviços, a nível mundial, reforçando o seu compromisso a longo prazo com a cidade de Barcelona, de que têm resultado inúmeras iniciativas. Caso da implementação do único centro de pesquisa para o estudo da mobilidade urbana de Barcelona, do Seat Accelerator by Conector (acelerador de startups especializadas na indústria automóvel e na mobilidade) ou da plataforma Live, de que a Seat é fundadora, e que a edilidade promove para implementação de veículos elétricos e alimentados por gás natural comprimido – contando já a Seat com três modelos a GNC (Leon de cinco portas, Leon ST e Mii), e tendo previsto para 2019 o lançamento do seu primeiro automóvel elétrico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR