Integrada no Grupo Volkswagen, a Seat SA tem sob a sua égide a marca homónima e a Cupra, estando apostada em colocar Espanha no mapa de electrificação do conglomerado germânico. Além de assegurar que será em Martorell que os eléctricos mais acessíveis do grupo vão ser construídos – a versão definitiva do ID.2All, bem como o Cupra Raval e o seu equivalente na Skoda –, os espanhóis aproveitaram um programa de apoio aos veículos eléctricos e conectados (VEC), no âmbito dos Proyectos Estratégicos para la Recuperación y Transformación Económica (PERTE), para submeter a sua candidatura à construção de uma fábrica para montagem de packs de bateria. O projecto recebeu luz verde do PERTE VEC e a construção das instalações vai arrancar dentro de semanas, prevendo-se que a obra fique concluída em 2025. Coincidentemente ou não, é este o ano em que é suposto chegarem ao mercado os veículos a bateria do grupo com um preço na ordem dos 25.000€.

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Segundo o presidente da Seat SA, Wayne Griffiths, as novas instalações vão implicar um investimento adicional de 300 milhões de euros, que se materializará num complexo que ocupará a área equivalente a nove campos de futebol. No total, são 64.000 metros quadrados destinados a acolher células de bateria produzidas noutros locais e ali montadas, o que “terá um impacto em mais de 400 empregos directos e mais de 100 indirectos”.

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Para “optimizar os processos logísticos e reduzir a pegada de carbono”, a nova fábrica de montagem de baterias vai estar ligada à Oficina 10, isto é, a linha de onde sairão os futuros eléctricos do Grupo Volkswagen sobre a MEB Small, uma versão mais curta da MEB, a plataforma que tem funcionado como espinha dorsal da gama ID, bem como de vários outros modelos a bateria da Audi, Skoda e Cupra.

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Já a Seat, enquanto construtor de automóveis, continua arredada da aventura eléctrica, pese embora tenha sido confiado à empresa (Seat S.A.) “um papel de liderança na transformação de Espanha num centro de mobilidade eléctrica na Europa”, o que passa por um investimento colossal, no âmbito do chamado projecto Future: Fast Forward. “Estamos a investir 10 mil milhões de euros, o maior investimento industrial da história de Espanha para electrificar a indústria automóvel, criar milhares de postos de trabalho e manter a competitividade do país”, realçou Griffiths.

O presidente da Seat SA acrescenta que o investimento de 300 milhões agora anunciado para a fábrica de montagem de células – inclusivamente as que a PowerCo vai produzir em Sagunto (Valência) – é crucial para a empresa, “reflectindo igualmente o impulso para ter uma segunda plataforma em Martorell”, a MEB Small.