Já todos passámos por isso e não é uma situação de que tenhamos saudades. Os escaldões acontecem até à pessoa mais prevenida e responsável do planeta. E as suas consequências, além de deixarem más recordações, ficam também registadas na memória da nossa pele. Já com as queimaduras é a mesma coisa. A tirar o bolo do forno, a passar a ferro ou até mesmo numa lareira, há vários tipos de agressões à pele que custam a sarar.

Isto é um escaldão?

Mostrar Esconder

Alguns sintomas são óbvios, mas outros nem sempre são associados às queimaduras solares. Importa prestar atenção aos seguintes sinais depois de ter estado ao sol:

– Pele vermelha e quente.

– Dor ao toque (piora entre 6 a 48 horas após a exposição solar)

– Bolhas que surgem horas ou dias mais tarde.

– Descamação da pele em áreas queimadas pelo sol vários dias após a queimadura solar.

– Febre, calafrios, náuseas, tonturas, dores de cabeça.

– Desidratação.

Atenção: No caso de haver febre e sinais de desidratação (sede extrema e olhos encovados, por exemplo), é aconselhado consultar um profissional de saúde.

Queimaduras solares

Quando apanhamos sol a pele “queima-se” e quando o processo é feito com os cuidados certos – proteção solar, chapéu e roupas adequadas, exposição durante um curto período de tempo e durante as primeiras ou últimas horas do dia – o resultado pode ser um bronzeado saudável. O problema surge quando um destes cuidados – ou todos – falham. E aí o escaldão é quase inevitável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A culpa é dos raios ultravioleta

A “culpa” das queimaduras solares cabe aos raios ultravioleta, nomeadamente os UVA e UVB, cujos estragos se refletem não só no exterior da pele como no interior. Sabe-se hoje que os raios ultravioleta penetram a superfície da pele e provocam alterações celulares que conduzem ao envelhecimento cutâneo precoce. Alguns desses danos podem, ao longo do tempo, contribuir para o desenvolvimento de doenças, incluindo cancro da pele.

Algumas pessoas, de acordo com o seu foto-tipo, são mais propensas a apanhar uma queimadura solar que outras. Por exemplo, quem tem pele muito clara, que fica vermelha com facilidade e nunca ou dificilmente se bronzeia deve ter cuidados redobrados, pois tende a queimar-se ao mínimo descuido.

A intensidade do sol e o tempo durante o qual a pessoa está exposta vai também determinar a gravidade do escaldão. Por exemplo, é possível que uma pessoa de pele muito clara apanhe um escaldão ao fim de 15 minutos de exposição solar ao meio-dia, enquanto uma pessoa de pele escura pode tolerar a mesma exposição durante horas sem efeitos visíveis.

Reforçar a hidratação

Para tratar as queimaduras solares recomenda-se a hidratação do corpo com um creme adequado, caso a pele não apresente bolhas. Isto porque é necessário repor a humidade e a oleosidade da pele que o sol retirou. Uma das soluções é Eucerin Aquaphor Pomada Reparadora, formulada para ajudar no processo de regeneração da pele irritada ou agredida.

A sua composição sem água e à base de parafina ajuda a pele a regenerar mais depressa, criando o ambiente ideal para a regeneração. Eucerin Aquaphor Pomada Reparadora cria uma barreira semipermeável e protetora, mantendo a quantidade natural de vapor de água necessária à recuperação cutânea.

A fórmula contém ainda pantenol e bisabolol, ingredientes ativos clinicamente comprovados como aceleradores da regeneração da pele. Outro elemento presente é a glicerina, que hidrata e fortalece a barreira protetora.

Além da eficácia na regeneração, Eucerin Aquaphor Pomada Reparadora também acalma a pele, estando demonstrada a sua eficácia no tratamento da pele extremamente seca, gretada ou irritada. Este é um produto hipoalergénico, não comedogénico, sem perfumes, corantes, álcool ou conservantes na sua composição, pelo que o risco de irritação está minimizado.

3D_Aquaphor_Tube_40gr PT_300dpi

Como atenuar o escaldão

Além da hidratação da pele há outras medidas simples que podem ser tomadas de forma a minimizar as consequências das queimaduras solares:

Banho frio – Tomar um duche ou banho frio para acalmar a pele e eliminar possíveis vestígios de sal, areia ou cloro (agentes que contribuem para a irritação da pele). Em alternativa, colocar um pano frio e húmido sobre a queimadura.

Aliviar a dor – Fármacos como o ibuprofeno podem ajudar a aliviar a sensação de mal-estar e a dor causada pela queimadura (atenção que o ácido acetilsalicílico – Aspirina – não deve ser administrado a crianças).

Beber água – Reforçar a hidratação, bebendo muita água e ingerindo frutas que ajudem a repor a hidratação corporal, como a melancia, por exemplo.

Roupas largas e confortáveis – Preferir roupas largas, macias e frescas, de fibras naturais.

Suavidade – Não esfregar a pele (cuidado com a toalha depois do banho).

Cuidado com a infeção – Se houver bolhas, estas não devem ser rebentadas. O uso de ligaduras secas pode ajudar a prevenir infeções.

Prevenir sempre

A principal lição aprendida por todos os que já apanharam um escaldão é apenas uma: prevenir sempre. Não só pelos incómodos causados no momento mas pelo elevado risco que a situação acarreta de eventual desenvolvimento de doenças graves no futuro.

Para tal, sugerimos a linha Eucerin Sun Protection, que disponibiliza diversas opções de proteção solar, adequadas a todos os tipos de pele e necessidades de utilização, com vários fatores de proteção, fórmulas, texturas e efeitos. Basta apenas escolher o mais adequado.

As queimaduras

Não é só dos escaldões que surgem as queimaduras. Nesta altura do ano, entre uma maior utilização do forno e as lareiras ou aquecedores, o número de casos de queimaduras aumenta. Estando em casa e passando por uma situação destas, importa saber que é possível fazer curativos para pequenas queimaduras. Para além das compressas frias, há produtos fundamentais que estão à venda na farmácia, como é o exemplo da Pomada Reparadora Eucerin Aquaphor já referida neste artigo.