O fim-de-semana desportivo está aí à porta e começa já mais logo, com a receção do FC Porto ao Tondela no Dragão e o aguardado jogo de João Sousa frente ao japonês Kei Nishikori nos quartos-de-final do Open da Argentina em ténis. Guarde este questionário: aqui estão os destaques a acompanhar.

Conseguirá o Benfica manter a liderança da Primeira Liga (domingo, 20h15)?

A vitória frente ao Borussia Dortmund, na primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, foi um balão de motivação para os comandados de Rui Vitória, que vai regressar ao banco de suplentes após três jogos de castigo. No entanto, o Sp. Braga, mesmo a atravessar uma fase complicada da época, é um dos adversários mais complicados jogando em casa e já tirou pontos ao Sporting, perdendo apenas nos descontos com o FC Porto.

O FC Porto vai manter a defesa menos batida dos principais campeonatos europeus (sexta-feira, 20h30)?

Os dragões são a equipa que menos golos sofreu até ao momento nos principais campeonatos europeus: apenas 11 em 21 jogos. A seguir seguem Bayern e… Benfica, com 12. Villarreal (Espanha, 15), Juventus (Itália, 16), Tottenham, Chelsea (Inglaterra, 18) e PSG (França, 18) são os outros líderes neste particular. Tem a palavra o Tondela, equipa que fez apenas um jogo no Dragão para a Primeira Liga e ganhou (1-0 no ano passado).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rui Patrício vai voltar a ter um jogo em branco no dia em que comemora o 400.º encontro pelo Sporting (sábado, 20h30)?

Depois dos 500 jogos de Luisão pelo Benfica, os 400 jogos de Rui Patrício no Sporting, que serão comemorados com uma receção ao Rio Ave numa altura em que as coisas não andam a correr bem ao melhor guarda-redes do último Europeu – ainda não conseguiu terminar um jogo sem sofrer golos no ano de 2017. E já lá vão oito (V. Setúbal, 1-2; Feirense, 2-1; Desp. Chaves, 2-2 e 0-1; Marítimo, 2-2; P. Ferreira, 2-2; FC Porto, 1-2; Moreirense, 3-2)!

Como vai reagir o Barcelona após a humilhação em Paris (domingo, 19h45)?

As coisas não estão fáceis para os catalães, sobretudo para o treinador Luis Enrique. Este fim-de-semana regressa a Liga, mas nem o facto de haver uma receção ao Leganés, apenas dois pontos acima da zona de descida, descansa os blaugrana. A margem de erro é nula, até porque o Barça está a um ponto do Real Madrid… que tem dois jogos a menos.

O Arsenal de Wenger consegue não ser surpreendido pelo Sutton United (segunda-feira, 20h)?

O treinador francês que comanda os gunners há duas décadas parece mesmo estar a fazer os últimos meses no clube e, após a pesada derrota em Munique frente ao Bayern por 5-1, admitiu que vai treinar na próxima temporada… no Arsenal ou noutro clube. Agora vem aí a Taça de Inglaterra e um jogo fora contra o modesto Sutton United, 17.º classificado do quinto escalão inglês, que tem vindo a ser notícia durante a semana pelo guarda-redes suplente quarentão com excesso de peso.

O Mónaco mantém a senda goleadora na Ligue 1 (sexta-feira, 19h45)?

Os comandados de Leonardo Jardim continuam a fazer uma época extraordinária e com pontaria afinada – 75 golos em 25 jogos da Ligue 1, uma média certa de três golos por jogo. Segue-se o Bastia, que se encontra nos lugares de despromoção, antes da complicada deslocação a Inglaterra para defrontar o Manchester City. Uma vitória reforça também a distância do PSG (58-55 pontos).

Benfica e Sporting confirmam o favoritismo no Campeonato Nacional de Clubes em Pista Coberta (sábado e domingo à tarde)?

Pombal recebe este fim-de-semana a final da 1.ª Divisão do Nacional de Clubes em Pista Coberta após um defeso agitado pelas várias trocas de atletas entre Benfica e Sporting – Nélson Évora foi apenas o caso mais mediático entre muitos. E se no setor feminino o domínio das leoas está assegurado, a prova masculina promete ser mais apertada.

Conseguirá algum corredor de uma equipa portuguesa ganhar uma etapa da Volta ao Algarve em bicicleta (sábado e domingo à tarde)?

Depois dos triunfos de Fernando Gaviria (Quick-Step Floors), Daniel Martin (Quick-Step Floors) e Jonathan Castroviejo (Movistar Team), a Volta ao Algarve terá as últimas duas etapas no fim-de-semana, entre Almodôvar e Tavira (203,4km) e Loulé-Alto do Malhão (179,2km). As equipas nacionais, mesmo estando no meio de conjuntos e corredores de outro nível, têm esperança de poderem fazer um brilharete e ganharem uma etapa, até pelas boas indicações deixadas por Amaro Antunes (W52 FC Porto), Rinaldo Nocentini (Sporting Tavira) e Edgar Pinto (LA Metalusa) na Fóia.

Até onde vai João Sousa no Open da Argentina (sexta-feira, a partir das 21h45)?

O português está a ter o melhor arranque de temporada (seis vitórias em três torneios, apenas duas derrotas), tendo já chegado aos quartos-de-final do Open da Argentina. Agora surge pela frente o japonês Kei Nishikori, quinto melhor jogador do mundo, que saiu lesionado no último encontro frente ao vimaranense no Open de Tóquio, no ano passado.

Como será o reencontro de Russell Westbrook e Kevin Durant no All-Star Game (madrugada de domingo para segunda-feira, 1h)?

Este é o fim-de-semana das estrelas do basquetebol americano, apimentado por essa particularidade de podermos ver novamente duas das maiores figuras da NBA juntas na mesma equipa, depois da polémica saída de Durant dos Oklahoma City Thunder para os Golden State Warriors. Haverá também os habituais concursos de triplos, afundanços, perícias e o jogo de celebridades que contará, entre outros, com o contributo de Mark Cuban.