No primeiro mês do ano, em que o mercado cresceu 7,8% face a Janeiro de 2016, os consumidores nacionais voltaram a atribuir ao Renault Clio a sua preferência, com o utilitário francês a comercializar 655 unidades, mais 140 do que o segundo modelo mais vendido, que curiosamente foi o BMW Série 1, modelo substancialmente maior e mais caro, que conquistou 515 corações, ou melhor, carteiras.

Depois desta incursão do segmento de luxo pela tabela dos mais vendidos, o mercado regressou à normalidade, atribuindo aos utilitários – o segmento que mais vende em Portugal – os restantes três lugares do top 5, respectivamente ao Volkswagen Polo, Citroën C3 e Opel Corsa.

13 fotos

Analisando segmento a segmento, os citadinos, os veículos mais pequenos e tradicionalmente mais acessíveis do mercado – apesar de existirem algumas excepções, determinadas pelos modelos ditos da moda –, temos que o líder foi o Fiat 500, um bom exemplo onde é a estética e a imagem do modelo que falam mais alto. Mas o melhor é ver na fotogaleria quais os modelos mais populares neste segmento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre os veículos utilitários, segmento em que lidera obviamente o Renault Clio, o top 5 é composto pelo Volkswagen Polo, pelo novo Citroën C3, pelo Opel Corsa e pelo Peugeot 208. Veja o ranking dos utilitários, que é o segmento mais importante no nosso país:

11 fotos

Entre os familiares compactos, e apesar de serem mais baratos, não são os modelos de construtores generalistas que dominam, pois as duas primeiras posições são ocupadas pelo BMW Série 1 e pelo Mercedes Classe A. Aqui o peso das frotas é importante e, graças ao valor residual mais elevado, os leasing e ALD destes veículos do segmento premium tornam-se mais competitivos, em virtude de mensalidades de valor mais reduzido.

A seguir aos dois primeiros, vêm os generalistas do costume, com o mais vendido a ser o Renault Mégane, seguido de perto pelo Volkswagen Golf, isto apesar de o restyling estar cada vez mais perto. Consulte aqui quem vende mais neste segmento que é o segundo mais vendido em Portugal e o líder no mercado europeu.

11 fotos

Os veículos familiares da gama média, aqueles com mais de 4,5 metros de comprimento e preços médios acima dos 40.000€, já com níveis muito interessantes de espaço, no habitáculo e mala, não são muito representativos no mercado nacional, o que não impede que exista uma oferta importante, onde está representada a maioria dos construtores. E aqui, mais uma vez, é o feudo dos modelos do segmento premium, ou não fosse este um dos segmentos mais sensíveis ao peso das frotas e dos carros de empresa.

O Mercedes Classe C é o mais popular, com 278 unidades transaccionadas, seguido de longe pelo BMW Série 3, com 145 veículos vendidos. O Audi A4 foi fechou o top 3 da tabela.

14 fotos