De Janeiro a Março de 2024, a Porsche viu as suas vendas caírem em dois dos maiores mercados mundiais, com a procura por veículos da marca alemã a reduzir 23% nos EUA, para a China registar a mesma tendência, ao assistir ao encolher do volume de vendas em 24%. E, entre os modelos da marca, os que mais sofreram foram o Taycan, ainda o único eléctrico do construtor, cujas vendas caíram uns brutais 54% nos primeiros três meses do ano, seguido do Panamera, que caiu 28%.



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Os diferentes modelos da Porsche registaram comportamentos distintos no primeiro trimestre de 2024, com as vendas do Taycan a baixarem mais do que os Tesla e os BYD no mercado global de veículos a bateria. Estes maus desempenhos foram parcialmente compensados pela performance favorável do Cayenne, que foi o modelo que mais vendeu, ao transaccionar 28.025 unidades, mais 20% do que no mesmo período do ano anterior. O Macan, pelo seu lado, caiu 14%, comercializando somente 20.576 unidades, ele que habitualmente é o modelo mais vendido do fabricante germânico. O 911 viu a procura aumentar 17%, vendendo 12.892 veículos.

Em termos globais, a Porsche comercializou 77.640 unidades entre Janeiro e Março de 2024, com as vendas nos EUA e China a tropeçarem 23% e 24%, vendendo respectivamente 15.087 e 16.340 unidades. Estas perdas foram parcialmente atenuadas pelo incremento das vendas na Alemanha e na Europa como um todo, as primeiras a crescerem 37% (para 11.274) e as segundas somente 9%, com os restantes mercados a registarem um aumento na procura de 14%, para 14.895 unidades.

Globalmente, as vendas da Porsche caíram 4%, sendo os veículos eléctricos os que mais sofreram, facto que pode preocupar a marca germânica, uma vez que esta se prepara para introduzir no mercado o seu segundo modelo a bateria, o Macan EV.

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