Catalunha

Bloco acusa Governo de copiar minuta de apoio a Rajoy

1.478

O Bloco acusa o Governo de ter transcrito integralmente uma minuta produzida pelo Executivo espanhol a condenar a declaração unilateral de independência da Catalunha. E vai levar o caso ao Parlamento.

HUGO DELGADO/LUSA

O Bloco de Esquerda acusou este domingo o Governo socialista de ter copiado uma minuta produzida pelo Executivo espanhol para que os restantes países declarassem o apoio ao Governo de Mariano Rajoy e rejeitassem as pretensões independentistas da Catalunha. Os bloquistas vão mesmo avançar com um voto de protesto na Assembleia da República.

Tudo começou com uma denúncia do jornalista alemão Markus Preiss, que divulgou a minuta em causa na sua conta oficial do Twitter. Nas duas imagens publicadas, documentos cuja veracidade ainda não foi contestada, os responsáveis do Governo espanhol pedem aos restantes parceiros uma reação de apoio rápida e sugerem um modelo de comunicado a seguir.

“Um comunicado claro e urgente seria muito bem-vindo e ajudaria imenso. Aqui seguem as linhas que gostaríamos que incluíssem no vosso comunicado, resumidas e claras. Não podemos deixar de sublinhar a importância de contar com apoio dos nossos amigos neste momento”, começa por dizer a missiva enviada pelo Governo espanhol.

Depois, os responsáveis pelo Executivo de Mariano Rajoy sugerem que pontos devem constar no comunicado que os outros países devem subscrever. Entre eles, o não reconhecimento da Catalunha como país independente, a condenação veemente da decisão do governo regional catalão e a renovação do voto de confiança nas autoridades espanholas.

A informação avançada pelo jornalista alemão mereceu o destaque do site Esquerda.net, órgão de comunicação oficial do Bloco. Num texto publicado este domingo, os bloquistas acusam o Governo de ter seguido “o guião estabelecido pelo Governo Espanhol do PP” e de ter feito “copypaste da minuta de Rajoy”.

Além de anunciaram o voto de protesto no Parlamento, os bloquistas colocam lado a lado a minuta produzida pelo Governo espanhol e o comunicado do Executivo português.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: msantos@observador.pt
Governo

Catalunha em S. Bento

Luís Reis
330

O desprezo que o Governo vota à Economia, às empresas e empresários, é uma constante e tornou-se gritante. Não incentiva o investimento, não dá sinais positivos de estabilidade e ufana-se de migalhas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site