Peru

Pelo menos 36 mortos em queda de autocarro numa ravina no norte do Peru

Um despiste e a queda de um autocarro de passageiros numa ravina no Peru provocou a morte de pelo menos 36 pessoas e causou seis feridos, comunicaram fontes oficiais.

Vidal Tarqui / HANDOUT/EPA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

Pelo menos 36 pessoas morreram e seis ficaram feridas depois de uma queda de um autocarro de passageiros numa ravina no Peru, numa zona costeira do norte conhecida como Pasamayo, anunciou esta terça-feira o Ministério da Saúde do país.

O vice-comandante geral do Corpo de Bombeiros Voluntários do Peru, Larry Lynch, explicou que os socorristas recuperaram “32 cadáveres até ao momento” e que estão a trabalhar para recuperar mais corpos dos destroços do autocarro, no qual viajavam 57 passageiros, mais o condutor e uma assistente.

Os feridos foram resgatados com múltiplas fraturas e foram transportados de helicóptero para o hospital.

O autocarro caiu da ravina, de uma altura de cerca de 160 metros, e ficou junto ao mar, com Larry Lynch a referir que a zona é “completamente inacessível e a maré está a subir”.

O acidente ocorreu a cerca de 45 quilómetros de Lima, numa estrada conhecida como a ‘curva do diabo’, que atravessa um penhasco sobre o oceano pacífico.

Cerca de 150 bombeiros estão a trabalhar nas operações de resgate, recuperando os corpos com recurso a cordas, um a cada 20 minutos, explicou o responsável.

O Presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, disse na sua conta na rede social Twitter, que “é muito doloroso para o país sofrer um acidente desta magnitude”.

“Minha profunda solidariedade com a dor dos parentes”, acrescentou o Presidente, e indicou que disponibilizou “todo o apoio imediato para o resgate das vítimas”.

As equipas dos bombeiros voluntários, a Polícia Nacional, a Marinha e o Ministério da Saúde realizam operações de resgate das vítimas com cerca de 16 ambulâncias e vários veículos de emergência.

O diretor do Hospital Alcides Carrión del Callao, María Elena Aguilar, onde cinco dos feridos estão hospitalizados, disse que os pacientes apresentam múltiplas fraturas, estão estabilizados e esperam ser operados nas próximas horas.

O chefe da Polícia Rodoviária, Dino Escudero, disse ao Canal N que o autocarro saiu esta manhã da cidade de Huaura para Lima e que terá sido atingido por um camião, o que causou o despiste e a queda na ravina.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Desigualdade

Ser Peru

Paulo de Almeida Sande

Enquanto os obscenamente ricos continuarem convencidos que os obscenamente pobres merecem sê-lo, o Mundo continuará um lugar obscuro e triste, a violência dos revoltados assomará contra os privilégios

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site