792kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Encontraram a sonda Philae, desaparecida há 2 anos

Dois anos depois de se perder no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, a sonda Philae foi fotografada pela Rosetta. Esta descoberta acontece a 25 dias do fim da missão.

Bye bye, Philae

Ainda espera novidades vindas da superfície do cometa Chury? Esqueça. Por esta altura, o módulo Philae estará coberto de pó e demasiado frio para funcionar, dizem os cientistas.
Atualidade

Philae vai dormir, mas Rosetta ainda tem trabalho

Um ano depois, Éric Jurado fala da alegria, alívio e apreensão com a aterragem de Philae no cometa. De forma geral, faz um balanço positivo da missão Rosetta.
Atualidade

Philae. A história do robô que aterrou num cometa

Há precisamente um ano, o robô Philae desprendeu-se da sonda espacial Rosetta e aterrou na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Recorde a história, única na humanidade, com este vídeo.
Espaço

Na origem, o sistema solar pode ter tido oxigénio

A nuvem de gás que se formou à volta do cometa Chury, à medida que este se aproximou do Sol, tinha oxigénio molecular (O2). Isto pode querer dizer que já existia O2 no cometa desde a sua formação.
Exploração Espacial

Vídeo: a missão da Rosetta e Philae em 6 minutos

O Observador tem acompanhado a missão da sonda Rosetta desde que o robô Philae pousou na superfície do cometa. Agora partilhamos um vídeo que faz o resumo desta aventura.
Exploração Espacial

ESA transmite hoje viagem do cometa perto do Sol

Esta quinta-feira, o cometa Chury e os dois viajantes que o acompanham: Philae e Rosetta, vão atingir o ponto mais próximo do Sol. A Agência Espacial Europeia (ESA) vai transmitir o momento em direto.

Encontrados "precursores de vida" no cometa 67P

As primeiras amostras retiradas pelo módulo Philae do cometa 67P, em novembro, mostraram a presença de 16 compostos orgânicos. Resultados foram esta quinta-feira publicados na revista Science.

Sonda Rosetta estabelece segundo contacto

A sonda espacial Rosetta estabeleceu um segundo contacto com o módulo Philae na superfície do cometa 67/P, pondo fim a uma letargia de quase sete meses nas comunicações entre os dois aparelhos.
Espaço

Depois de sete meses adormecido, Philae "acordou"

"Olá Terra, consegues ouvir-me?". A primeira nave de sempre a orbitar um cometa voltou ao ativo, anunciou a Agência Espacial Europeia.

Gelo compacto surpreendeu Philae

Ao que os cientistas conseguiram apurar até ao momento, Philae pode ter andado aos saltos porque o cometa é muito mais duro à superfície do que previsto.
Espaço

Philae "adormeceu", por falta de energia

Philae "aterrou" no cometa 67P com 60 horas de bateria. Contava conseguir carregá-las com energia solar, mas não foi possível. A ESA tem esperança de que ainda seja possível acordá-lo.
Espaço

E se o cometa Chury flutuasse sobre cidades da UE?

Imaginar o tamanho de um corpo celeste que se encontra a mais de 500 milhões de quilómetros não é imediato, por isso a Agência Espacial Europeia decidiu compará-lo com o tamanho de algumas cidades.

O Philae está à sombra. E isso é um problema

O Philae "aterrou" no cometa e até tirou fotografias. Mas há algo que não está a correr bem: o módulo está à sombra, só tem recebido hora e meia de luz solar e, por isso, não tem carregado as baterias

Philae "aterrou" três vezes

Apesar de ter andado aos saltos no cometa, o módulo está estável e a transmitir imagens e dados. Se não se conseguir fixar corre o risco de ser lançado no espaço. Veja as melhores imagens do Philae.
Espaço

Philae já está no cometa a enviar fotografias

Já chegaram as primeiras fotografias e dados científicos enviados pela Philae da superfície do cometa 67P. A missão da Rosetta prossegue a 510 milhões de quilómetros de distância do nosso planeta.
Espaço

Porque é que a Rosetta perseguiu o Chury?

Foi observado pela primeira vez há 45 anos e desde 1993 que a Agência Espacial Europeia se quer encontrar com ele. A Rosetta pretende decifrá-lo com a uma mensagem do universo antigo.

"Acometagem" concluída, mas frágil

Passavam dois minutos das 16h00 quando a equipa da ESA lançou a primeira salva de palmas. À hora prevista o módulo "aterrou" no cometa. A ESA já recebeu a primeira imagem tirada durante a descida.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos