BPI

Isabel dos Santos

Negócios e guerras de Isabel dos Santos em Lisboa

Ganhou força nas empresas portuguesas com a fraqueza da economia. Isabel dos Santos entrou e saiu do BPI, é parceira da Sonae na NOS e dona da Efacec. O ativo mais valioso é a Galp, mas não manda.
BPI

CaixaBank com lucros recorde (e o BPI ajudou)

Acionista maioritário do BPI teve lucros de quase 1.500 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. Banco português já contribuiu com 180 milhões para os lucros do Caixabank, desde a integração.
BPI

BPI lucra 312 milhões nos primeiros 9 meses do ano

O BPI lucrou 312 milhões de euros, em termos recorrentes, uma subida de 71% nos lucros. Saída do Caixabank da Catalunha não terá qualquer impacto para o BPI, garante o presidente Pablo Forero.
Catalunha

Dono do BPI sai da Catalunha para Valência

107
O Caixabank, dono do BPI, decidiu transferir a sede social da Catalunha para Valência. Também a Gas Natural e o Sabadell se juntam a um crescente número de empresas que abandonam a região espanhola.
Catalunha

Bancos catalães tentam acalmar clientes

À medida que Carles Puigdemont dá a entender que pode haver uma declaração unilateral de independência nos próximas dias, bancos como o Caixabank e o Sabadell procuram serenar os depositantes.
Banca

Especial/ A banca em Portugal já voltou a dar dinheiro?

147
"A vida não está nada fácil", dizia um banqueiro em 2014, queixando-se da taxa extraordinária sobre o setor. Três anos depois, as queixas continuam.
Desemprego

Quatro bancos perderam cerca de 800 trabalhadores

Cerca de 800 trabalhadores saíram este ano de quatro dos principais bancos que operam em Portugal. O maior número de saídas, no primeiro semestre, aconteceu no Novo Banco.
BPI

BPI. Saídas e ajuste em Angola leva a prejuízos

Sem custos com saídas de pessoal e perda contabilística da contribuição do angolano BFA, lucros subiram de 106 milhões para 188 milhões. Em termos contabilísticos, houve prejuízo de 102 milhões.
BPI

BPI. Saída de 617 quadros custa 106 milhões

BPI conclui o programa de redução de pessoal lançado após tomada de controlo pelo CaixaBank. No total, vão sair 617 colaboradores. O custo é de 106 milhões e irá ao resultado semestral.
BPI

BPI vai fechar mais sete balcões no final de junho

O BPI vai fechar mais sete balcões no final de junho, segundo a decisão a que a Lusa teve acesso, naquele que é mais um passo na redução da dimensão do banco agora controlado pelo espanhol CaixaBank.
BPI

BPI avança com saída de 400 trabalhadores

O BPI vai avançar com um processo de saídas de cerca de 400 trabalhadores, oferecendo o banco 2,5 salários por cada ano de trabalho a quem aceite sair por rescisão amigável.
BPI

BPI não pretende sair de Angola

O novo presidente, Pablo Forero, diz que existem negociações com o Banco do Fomento Angola (BFA) onde o BPI reduziu a sua posição acionista para 48,1% e diz que o banco não pretende sair de Angola.
BPI

BPI passa de lucros a prejuízos de 122 milhões

O BPI registou prejuízos de 122,3 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, com as contas do banco a serem afetadas pela venda do Banco de Fomento de Angola.
BPI

BPI. Ulrich continuará a "exercer influência"

Fernando Ulrich encara o novo cargo de presidente não executivo como uma oportunidade para "exercer influência" sobre a vida futura do banco.
BPI

BPI. Nova administração eleita com 99,77%

Os acionistas do BPI elegeram esta quarta-feira com 99,77% de votos a favor a nova administração liderada por Pablo Forero, do CaixaBank, que sucederá à de Fernando Ulrich.
BPI

Explicador/ O "nou" BPI. O que vai mudar com o domínio catalão

Explicador. Esta quarta-feira, nasce um BPI "nou" (novo, em catalão) com uma nova gestão eleita em assembleia geral. Um banco que continua português com um novo dono e um novo presidente espanhóis.
Lucros

Maiores bancos privados lucraram 733 milhões

109
Os três maiores bancos privados que operam em Portugal, BCP, BPI e Santander Totta, tiveram lucros pelo segundo ano consecutivo em termos agregados depois dos prejuízos entre 2011 e 2014.
Suicídio

Funcionário do BPI suicida-se em edifício do banco

4.997
Funcionário suicidou-se com tiro de caçadeira nas instalações da Braamcamp, em Lisboa, na sexta-feira. Banco garante que não havia conflito com o trabalhador. Sindicato fala em "sinal de alerta".
BPI

BPI. 50 funcionários vão sair da sucursal francesa

Mais de 50 trabalhadores da sucursal do BPI em França vão sair do banco até final de março, na sequência do encerramento de sete agências no país, disseram à Lusa fontes sindicais.
BPI

A banca que nos restou

548
A CGD é agora o único banco controlado por portugueses. Depois da energia e das telecomunicações foi a vez da banca ser vendida. Também assim evitamos mais austeridade.
BPI

Quem é o espanhol que vai suceder a Ulrich no BPI

Pablo Forero é o gestor que o CaixaBank propõe para o lugar de Fernando Ulrich na liderança do BPI. Espanhol é especialista em auditoria e gestão de risco e está no grupo catalão há oito anos.
BPI

Espanhol substitui Ulrich na presidência executiva

143
Fernando Ulrich deixa a presidência executiva do BPI em abril de 2017 que passará a ser ocupada por Pablo Forrero, diretor-geral do CaixaBank. Ulrich fica presidente do conselho, mas não executivo.
BPI

Caixabank pagou 645 milhões para ter 84,5% do BPI

O CaixaBank passou a deter 84,5% dos direitos de voto do banco BPI após a oferta pública de aquisição. Banco catalão investiu 644,5 milhões de euros. Quase metade foi para Isabel dos Santos.
Caixabank

OPA do Caixabank sobre o BPI termina hoje

A Oferta Pública de Aquisição do espanhol Caixabank sobre a totalidade do capital social do BPI termina esta terça-feira, com os resultados a serem conhecidos na quarta-feira.
BPI

BPI encerrou sete agências da sucursal de França

O banco BPI encerrou definitivamente sete agências da sucursal em França, mantendo em funcionamento apenas duas agências no país, uma em Paris e outra em Lyon.
BPI

BPI. Indemnização por omitir risco de investimento

O BPI foi condenado a pagar 402.500 euros a um cliente por não o ter informado devidamente sobre os riscos que corria com a aquisição de obrigações do Espírito Santo Financial Group.
BPI

BPI lucra mais 32%. "Concorrentes que se cuidem"

Lucros do banco liderado por Fernando Ulrich subiram mais de 32% para 313 milhões. Em plena OPA dos espanhóis do CaixaBank, o BPI diz que o banco, mesmo sem Angola, "está bem e recomenda-se".
BPI

"Destruição colossal de capital" (exceto no BPI)

160
Fernando Ulrich recusa a ideia de que os contribuintes perderam fortunas a resgatar bancos. Quem mais perdeu foram os acionistas – sobretudo em alguns bancos (porque "os bancos não são todos iguais").
BPI

CaixaBank espera cortar 84 milhões no BPI

O espanhol CaixaBank estima que, após concretizar a OPA sobre o BPI, o banco português consiga vir a reduzir custos anuais até 84 milhões de euros, sendo que mais de metade virá de poupanças com trabalhadores.
BPI

BPI: Regulador regista OPA do CaixaBank

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários decidiu hoje registar a Oferta Pública de Aquisição do CaixaBank sobre a totalidade do capital do BPI, oferecendo o banco espanhol 1,134 euros por cada ação do BPI.
BPI

BPI recebeu 66 milhões de euros do BFA

O BPI já recebeu os dividendos do Banco de Fomento de Angola (BFA) referentes a 2014 e 2015, no valor de 66,1 milhões de euros.
BPI

Acionista considera venda de 2% do BFA "ruinosa"

O representante do acionista do BPI Violas Ferreira Financial disse ter votado contra a venda de 2% do BFA, por a considerar um "negócio ruinoso"e que irá agora analisar ações a tomar.
BPI

Acionistas do BPI aprovam venda de 2% à Unitel

Os acionistas do BPI aprovaram a venda de 2% do Banco de Fomento de Angola à operadora Unitel, por 28 milhões de euros.
BPI

BPI. Angola autoriza tarnsferência de dividendos

O BPI anunciou que foi autorizada pelo Banco Nacional de Angola a transferência para Portugal dos dividendos do Banco de Fomento Angola (BFA) relativos ao exercício de 2015, de 36,9 milhões de euros.
BPI

BPI decide hoje a venda do Banco Fomento de Angola

Os acionistas do BPI vão reunir-se para decidirem a venda de 2% do Banco Fomento Angola à Unitel. A reunião vai decorrer às 14h30 na Casa da Música, no Porto.
BPI

Angola: Indicadores económicos mostram estagnação

O gabinete de estudos económicos e financeiros do BPI disse à Lusa que os principais indicadores sobre a economia de Angola apontam para "um cenário de estagnação ou mesmo de recessão".
Caixabank

Caixabank ainda não decidiu voto na venda do BFA

O Caixabank disse esta quarta-feira que ainda não decidiu se votará favoravelmente, ou não, a venda parcial do Banco de Fomento de Angola à Unitel.
BPI

Assembleia do BPI sobre venda do BFA suspensa

Os acionistas do BPI decidiram a suspensão da assembleia que deveria votar a venda de 2% do Banco Fomento Angola à Unitel, uma operação destinada a cumprir as exigências do Banco Central Europeu.
BPI

BPI. Venda de 2% do BFA é a "única solução"

A administração do BPI disse que a venda de 2% do BFA é a "única solução" para cumprir as exigências do BCE face a Angola, acrescentando que o problema tem de ser resolvido rapidamente.
Banca

Acionistas do BPI reúnem para votar venda do BFA

A assembleia-geral do BPI em que os acionistas vão decidir sobre a venda de 2% do Banco de Fomento Angola (BFA) à operadora angolana Unitel está marcada para dia 23 de novembro.
BPI

CaixaBank não analisou Novo Banco

Depois do presidente do BPI ter afastado divergências sobre o tema, o líder do CaixaBank volta a dizer que o banco catalão não analisou oferta pelo Novo Banco. BCE deu luz verde à OPA sobre o BPI.
BPI

Resultados do BPI crescem mais de 21%

Banco registou lucros consolidados de 182,9 milhões de euros de janeiro a setembro de 2016. A principal contribuição para este resultado chegou da atividade internacional, em que se destaca Angola.
Caixa Geral de Depósitos

Domingues tinha 56 mil ações do BPI quando saiu

Presidente da Caixa Geral de Depósitos tinha 56.042 ações do BPI no final do primeiro semestre, quando deixou as funções de vice-presidente para liderar o banco público. Valem cerca de 63 mil euros.
BPI

OPA. BPI admite saída de mais 1000 colaboradores

Relatório do conselho de administração do BPI sobre OPA diz que os custos de reestruturação apresentados pelo CaixaBank são compatíveis com a redução de mais mil colaboradores.
BPI

BPI. Gestão diz sim à OPA, mas nem todos

Conselho de administração considera oferta do CaixaBank oportuna e amigável. Mas nem todos. A Santoro de Isabel dos Santos absteve-se. E gestor da família Violas votou contra e demitiu-se.
BPI

Caixabank já fez pedido de registo para OPA

O Caixabank já fez o pedido de registo da Oferta Pública de Aquisição (OPA) junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) sobre a totalidade do capital social do BPI, disse à Lusa fonte ligada ao processo.
BPI

BPI cede maioria do banco BFA a Isabel dos Santos

A Unitel vai passar a controlar a maioria do capital do Banco de Fomento Angola (BFA), anunciou o BPI em comunicado enviado à CMVM.
BPI

BPI fecha mais de 25 balcões no país

Banco encerra nove balcões no Centro do país, oito a Norte, seis a Sul e um na Madeira. Entre balcões, centros de investimento e centros de empresa ficará com 533 unidades de contacto com os clientes.
Novo Banco

CaixaBank quer BPI fora da corrida pelo Novo Banco

Bloomberg avança que a liderança do CaixaBank indicou a investidores que não será favorável a que o BPI avance com uma proposta pelo Novo Banco. Caixabank está "concentrado na oferta pelo BPI".
Novo Banco

Especial/ Vender Novo Banco até final do ano. Será desta?

Venda do Novo Banco entra em fase decisiva depois de clarificada a situação no BPI e aberto o caminho à Fosun no BCP. Objetivo é vender até final do ano, mas valor caiu com reforço de capital da CGD.
BPI

BPI. Angolanos ainda não decidiram se vendem

Os acionistas angolanos do BPI, a Santoro de Isabel dos Santos, e o BIC, também ligado à empresária angolana, ainda não decidiram se vendem as ações na OPA do CaixaBank.
BPI

Isabel dos Santos congratula-se com solução no BPI

Ainda não se conhece a posição da empresária angolana sobre a OPA do CaixaBank, mas Isabel dos Santos diz que agora há condições para o BPI e o Banco de Fomento de Angola crescerem.
BPI

CaixaBank obrigado a lançar OPA sobre 100% do BPI

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) determinou a obrigatoriedade de o CaixaBank lançar uma OPA sobre a totalidade do capital do BPI, depois de aprovada a desblindagem dos estatutos.
BPI

Aprovada desblindagem dos estatutos do BPI

A assembleia geral do BPI já terminou. Acionistas aprovaram desblindagem dos estatutos, como abstenção de Isabel dos Santos. OPA do Caixabank sobre o banco liderado por Fernando Ulrich pode avançar.
BPI

Negociação das ações do BPI suspensas pela CMVM

A Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu a negociação das ações do BPI, no dia em que os acionistas se reúnem para decidir sobre a desblindagem dos estatutos.
BPI

BPI quer ceder controlo do BFA a Isabel dos Santos

128
A administração do BPI enviou, esta terça-feira para Luanda, uma proposta a Isabel dos Santos, que permite resolver o impasse da desblindagem de estatutos e o problema da exposição excessiva a Angola.
BPI

Grupo Violas. OPA sobre o BPI vai avançar

A OPA do espanhol Caixabank sobre o BPI "vai mesmo avançar", diz administrador da 'holding' Violas Ferreira. O Grupo Violas vai deixar o BPI "seguir o seu caminho, para as mãos dos espanhóis".
BPI

Assembleia suspensa. Há "intranquilidade" no BPI

Nova suspensão da assembleia-geral de acionistas do BPI, que já tinha sido suspensa no final de julho. Acionistas voltam a tentar votar a desblindagem dos estatutos a 21 de setembro. Ações caem.
BPI

Caixabank admite retirar OPA. Ações do BPI descem

"A paciência tem limites e a de Isidre Fainé [presidente da Fundação La Caixa] está a esgotar-se". "El Confidencial" diz que o banco espanhol está a pensar "muito seriamente" retirar a OPA ao BPI.
BPI

BPI fecha mais 25 balcões em todo o país

133
O BPI vai fechar 25 balcões em todo o país a 30 de setembro, segundo uma circular interna do banco. Um encerramento que surge depois de terem sido desativadas 76 agências no primeiro semestre.
Banco de Portugal

Banco de Portugal alivia pressão sobre os bancos

Banco de Portugal vai aplicar de forma gradual a imposição de almofada financeira aos bancos sistémicos. A CGD é um dos mais beneficiados. Mário Centeno diz que alteração influencia recapitalização.
Dinheiro

BPI cria pulseira para fazer pagamentos sem cartão

Uma pulseira desenvolvida pelo BPI e pela MoneyToPay vai permitir fazer pagamentos em terminais multibanco sem usar cartão. Basta aproximar a pulseira e, se for menos de 20 euros, nem precisa de PIN.
BPI

Mais de 300 trabalhadores vão sair do BPI este ano

O presidente executivo do BPI disse que o banco prevê fechar este ano com menos 321 trabalhadores, estando em curso um programa de reformas antecipadas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site