Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Guiné-Bissau

Portugal quer que Guiné tenha "Governo consensual"

Augusto Santos Silva afirmou que Portugal espera que a Guiné-Bissau consiga um "Governo consensual". O ministro recordou que o país tem eleições legislativas em 2018 e presidenciais em 2019.
Guiné Equatorial

Portugal transmite respeito pela Constituição

Portugal transmitiu à Guiné Equatorial que as "alternâncias governativas" devem respeitar a Constituição. As autoridades guineenses garantem que evitaram um golpe de Estado em dezembro passado.
Função Pública

Salários na Função Pública não sobem em 2019

1.200
Em entrevista ao francês Les Echos, ministro dos Negócios Estrangeiros diz que o Governo não pode comprometer-se com "despesas insustentáveis". E não se pode "enviar [para fora] a mensagem errada".
Cabo Verde

Portugal admite flexibilizar vistos a Cabo-Verde

Augusto Santos Silva disse que a aplicação das regras atuais à situação cabo-verdiana está a ser examinada "com muito cuidado" para "flexibilizar" as mesmas, cumprindo as regras de segurança.
Augusto Santos Silva

Guiné-Bissau. Política precisa de todas as partes

Augusto Santos Silva afirmou que "As questões políticas devem ser decididas politicamente", para que o país possa viver um período de paz e estabilidade.
Cabo Verde

"Devemos cuidar do património", diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou importante os portugueses e os cabo-verdianos cuidarem do seu património histórico e arquitetónico.
CPLP

Portugal conta com outros para livre circulação

377
O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse que espera contar com os restantes países da CPLP para avançar com uma proposta luso-cabo-verdiana de livre circulação na comunidade.
Augusto Santos Silva

MNE inicia visita de dois dias a Cabo Verde

Augusto Santos Silva inicia esta segunda-feira uma visita de dois dias a Cabo Verde. O ministro dos Negócios Estrangeiros vai analisar a próxima presidência cabo-verdiana da CPLP.
Venezuela

UE aplica sanções a responsáveis venezuelanos

Devido à situação da Venezuela, os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia vão "aplicar medidas restritivas a sete responsáveis" do país "com efeito imediato".
País

Um em cada três vistos foi para angolanos

Portugal "continua a ser largamente procurado por múltiplas nacionalidades", mas, em 2017, os nacionais angolanos foram os que mais vistos receberam, beneficiando perto de 80 mil pessoas.
Diplomacia

Terrorismo e Jerusalém na agenda do "Diálogo 5+5"

Terrorismo, imigração e o estatuto de Jerusalém foram as questões que marcaram a reunião dos chefes da diplomacia do grupo "Diálogo 5+5" para o Mediterrâneo em Argel (Argélia).
Angola

Relações entre Portugal e Angola são excelentes

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que as relações diplomáticas entre Portugal e Angola "são, neste momento, excelentes" e escusou-se a comentar a intenção de Luanda de fechar consulados.
Justiça

Diligência junto de Iraque será imediata

Santos Silva disse que realizará "imediatamente" a diligência que a Procuradoria-Geral da República peça no processo que envolve os filhos do antigo embaixador iraquiano.
Augusto Santos Silva

Portugal quer apoiar a Venezuela 

233
Augusto Santos Silva, mostrou, esta segunda-feira, disponibilidade para ajudar a Venezuela, relembrando que o "mercado venezuelano foi muito importante" quando Portugal atravessava uma profunda crise.
Augusto Santos Silva

MNE nega que Portugal vá perder isenção de vistos 

Augusto Santos Silva afirmou, esta quinta-feira, que "Não há nenhuma possibilidade de Portugal sair do programa" de isenção de vistos, reagindo à informação relativa aos vistos para os Estados Unidos.
CPLP

Governo pede mais atenção dos diplomatas na CPLP

O ministro dos Negócios Estrangeiros pediu maior atenção da diplomacia portuguesa à cooperação da sociedade civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial comprometida com primado da lei

O Governo português recordou que a Guiné Equatorial está comprometida com o Estado de direito e o primado da lei, no âmbito da sua presença na comunidade lusófona.
Irão

Portugal apela a direito à manifestação no Irão

O Governo português apelou às autoridades iranianas para que respeitem o direito à manifestação e pediu "a todas as partes" que contribuam para que a "presente instabilidade possa ser superada".
Venezuela

MNE. Não haverá consequências para portugueses  

100
Augusto Santos Silva afirmou não acreditar que haja consequências para os portugueses residentes na Venezuela, depois de Maduro ter acusado Portugal de sabotar a importação de pernil de porco.
Venezuela

Pernil. Veja Maduro a acusar Portugal de sabotagem

304
Faltou pernil de porco no Natal dos venezuelanos porque, segundo o presidente, dois barcos foram perseguidos e as contas bancárias foram bloqueadas. Mário Lino lidera um dos principais fornecedores.
Emigrantes

Diáspora portuguesa é "caso de estudo" na Europa

O ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu que há uma facilidade de integração dos emigrantes portugueses nos países de acolhimento, sem perderem as ligações a Portugal.
Catalunha

Portugal "aguardará a pronúncia" dos catalães

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que Portugal "aguardará a pronúncia" do povo da Catalunha, nas eleições regionais desta quinta-feira, "e depois verificará os resultados".
Timor-Leste

Santos Silva: Nada prejudica relações com Timor

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que nada pode prejudicar as relações com Timor-Leste e que o gesto que o Governo português pode dar é a continuidade das boas relações bilaterais.
Augusto Santos Silva

10 anos de Tratado de Lisboa: "foi porreiro, pá"

Segundo Augusto Santos Silva, o balanço de dez anos de Tratado de Lisboa é "porreiro, pá". O ministro dos Negócios Estrangeiros destacou a importância da União Europeia na cena internacional.
Base das Lajes

Lajes. Governo afasta contaminação da água

O ministro dos Negócios Estrangeiros afastou as preocupações sobre uma eventual contaminação da água na ilha Terceira, devido à base das Lajes. O governo quer esclarecer a situação de alguns terrenos.
Governo

Defesa europeia. Governo garante transparência

O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que o processo de adesão ao mecanismo de defesa europeia foi feito "na maior das transparências" e com o envolvimento e escrutínio do Parlamento.
PSD

Especial/ Defesa Europeia. "Uma verdadeira palhaçada"

420
Miguel Morgado, vice-presidente da bancada do PSD, acusa o Governo de ser "incompetente" na gestão do processo da Defesa europeia. Diz que em 2019 não haverá hipótese de entendimentos entre PS e PSD.
Ministério da Defesa

Fact Check/ Defesa disse que divulgava plano secreto?

128
O ministro da Defesa comprometeu-se ou não a divulgar o Plano Nacional de Implementação da Defesa Europeia? Direita e BE dizem que sim; Governo defende-se. Quem tem razão?
Conflito Israelo-palestiniano

Jerusalém. MNE espera que não haja mais conflitos

O Ministro dos Negócios Estrangeiros considera que todos os queiram uma solução de paz para Israel e Palestina devem abster-se de tomar decisões que só vão afastar os dois Estados.
União Europeia

Especial/ Um exército da UE? 7 respostas sobre a polémica

344
Portugal ainda não assinou a posição conjunta para aderir ao mecanismo europeu de Defesa, mas a participação está garantida. A guerra agora é na AR: a direita pode votar contra; a esquerda chumba.
União Europeia

PSD admite votar contra defesa comum europeia

140
PCP, BE e PEV são contra a entrada de Portugal na Pesco, PSD é a favor mas sob determinadas condições, pelo que admite vetar projeto de resolução do PS.
Coreia do Norte

Coreia do Norte. Portugal pede "máxima pressão"

Portugal condenou "firmemente" o lançamento de um novo míssil balístico pela Coreia do Norte. O ministério dos Negócios Estrangeiros pediu a "máxima pressão" internacional.
Turismo

MNE garante "ser falso que haja turistas a mais"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, garantiu "ser falso que haja turistas a mais" em Portugal e em Lisboa, durante o 29.º congresso nacional da Hotelaria e do Turismo.
Guiné Equatorial

Portugal "não aceita" pena de morte

249
Mais de três anos depois de aderir à CPLP, a Guiné Equatorial mantém a pena de morte. Augusto Santos Silva diz que Portugal "não aceita".
Augusto Santos Silva

Consulado português em Londres alvo de fraude

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que o consulado português em Londres está a ser alvo de fraude, relativa à venda de marcações para atendimento consular no mercado negro.
Augusto Santos Silva

"Respeito escrupuloso pela soberania de Angola"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que Portugal está a assistir às exonerações em Angola com um "respeito escrupuloso pela soberania" do país.
Governo

Comunidades Portuguesas com reforço de orçamento

O Conselho das Comunidades Portuguesas vai ter um reforço orçamental em 2018. O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas não avançou o valor em questão.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo está a apoiar casal detido na Austrália

O MNE está a apoiar o casal português que fugiu de Timor-Leste e foi detido na Austrália. Tiago e Fong Fong Guerra foram condenados a oito anos de prisão por peculato.
UNESCO

Portugal na UNESCO é sinal de "reconhecimento"

Augusto Santos Silva considerou que a eleição de Portugal para o Conselho Executivo da UNESCO "representa o reconhecimento internacional do empenhamento português no sistema multilateral".
Relações Internacionais

Portugal e Moçambique assinam programa estratégico

147
Portugal e Moçambique assinam esta segunda-feira um novo programa estratégico de cooperação. O acordo tem uma vigência de cinco anos a inclui educação, formação e saúde.
Política

Portugal quer participar na defesa da UE

Portugal quer participar na cooperação reforçada permanente na defesa e segurança da União Europeia, posição que o Governo quer debater com o parlamento, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Brexit

Boris Johnson pede ajuda ao governo português

387
Em conferência de imprensa conjunta com Augusto Santos Silva, Boris Johnson pediu ajuda ao governo português para acelerar as negociações do Brexit com a União Europeia.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Augusto Santos Silva vai receber Boris Johnson

Augusto Santos Silva vai receber esta sexta-feira o chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson, para conversar sobre o Brexit e "o futuro" do Reino Unido.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

"Somos europeus, mas menos ingénuos"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirma que, com o atual Governo, Portugal continua a ser um país europeísta, "mas menos ingénuo".
Eleições em Angola

Santos Silva fala em "extraordinária ovação"

O ministro dos Negócios Estrangeiros manifestou-se surpreendido, em Bruxelas, por uma "extraordinária ovação" ao Presidente da República em Luanda ter sido interpretada por alguns como uma vaia.
Augusto Santos Silva

Declaração do embaixador da Guiné é "inaceitável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que as declarações do embaixador da Guiné Bissau sobre a revisão do acordo de transmissão da RTP e RDP são "inaceitáveis", mas a situação já foi esclarecida.
Furacão

Furacão Irma. Portugueses chegaram a Lisboa

Os cerca de 70 portugueses que regressaram das ilhas Antilhas aterraram em Lisboa às 19h55, numa operação de repatriamento que o ministro dos Negócios Estrangeiros deu como concluída.
Comissão Europeia

UE. Portugal apoia ideia de ministro das Finanças

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou positiva que a ideia avançada por Juncker sobre a fusão dos postos de comissário europeu dos Assuntos Económicos e de presidente do Eurogrupo.
Furacão

Irma. Repatriamento demora o que for necessário

Ministro dos Negócios Estrangeiros garante que o repatriamento dos portugueses afetados pelo Irma vai demorar o que for preciso. Augusto Santos Silva informou que será usado um avião C130.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Cooperação delegada é uma "responsabilidade"

O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que a cooperação delegada não é "ouro da Califórnia" mas sim uma "nova responsabilidade" tão crucial como outras para a política externa.
Restaurantes

Vem aí uma rede de restauração portuguesa mundial

448
Foi esta sexta-feira assinado uma protocolo destinado a criar uma rede de restaurantes portugueses no mundo. Numa primeira fase, o projeto abrangerá "cinco países com uma comunidade portuguesa.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Governo português saúda Angola pelas eleições

O Governo português saudou hoje o povo e o Governo de Angola pelas eleições gerais realizadas na quarta-feira, manifestando total empenho em trabalhar com a nova liderança política.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

'Huaweigate'. Adjunto exonerado após ida à China

376
Nuno Barreto, adjunto do secretário de Estado das Comunidades, foi esta quinta-feira exonerado após o Observador ter noticiado que tinha viajado à China com a estadia paga pela Huawei.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

'Huaweigate'. MNE avalia afastamento de adjunto

911
Governo diz que "se o adjunto tiver desrespeitado o limite [de 150 euros]", a violação será "incompatível com a continuidade no exercício de funções". O próprio já admitiu que Huawei pagou estadia.
Base das Lajes

Portugal tem novo projeto de defesa para as Lajes

Portugal tem um novo projeto de defesa na área da segurança do Atlântico para a Base das Lajes, na ilha Terceira, que esta a apresentar às autoridades norte-americanas.
Venezuela

Venezuela. Portugal espera acordo político

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, considerou que esta semana será "muito intensa" a nível político na Venezuela.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Reuniões europeias. Santos Silva contraria Cristas

145
O ministro dos Negócios Estrangeiros negou acusação da líder do CDS-PP, garantindo ter participado em cinco das oito reuniões do Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia realizadas.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal com atraso nas diretivas comunitárias

Portugal tem 22 situações pré-contenciosas levantadas pela Comissão Europeia por atrasos na transposição de diretivas comunitárias para a legislação nacional, mas não há qualquer ação instaurada.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

"Remodelação não significa uma punição"

O ministro Santos Silva garante que a saída da secretária de Estado dos Assuntos Europeus não teve nada a ver com atraso na transposição de diretivas comunitárias.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva invoca caso Sócrates

142
Questionado sobre o adiamento da visita de António Costa a Luanda, Augusto Santos Silva não referiu o vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, mas falou das investigações judiciais a José Sócrates.
Turquia

Chipre. Ministro turco recusa retirada das tropas

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse que recusa a retirada total das tropas turcas do Chipre, sob qualquer acordo para reunificar a ilha etnicamente dividida.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal quer reaver o material roubado em Tancos

959
O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que está a desenvolver "todas as medidas para reaver o material [de guerra] roubado" na semana passada dos Paióis de Tancos.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE. Portugal acompanha situação na Venezuela

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que Portugal está "a acompanhar ao minuto" a evolução do clima de violência na Venezuela, manifestando o desejo que de esta "não represente uma escalada".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site