Quer aprender a jogar snooker, mas tem vergonha de ser um “zero à esquerda”? Ricardo Alves e Luís Sousa, dois jovens da Universidade do Algarve, bolseiros de investigação e alunos do mestrado em Engenharia Elétrica e Eletrónica, criaram uma ferramenta para ajudar principiantes ou amadores deste desporto a prever a trajetória das bolas, tal como acontece em alguns jogos de computador: o Pool Live Aid (Ajuda ao Vivo no Bilhar, numa tradução livre). Interessado?

Este sistema tem por base uma câmara Kinect, o mesmo tipo de hardware que encontramos nas consolas de jogos como a Wii, Xbox360 ou PlayStation 3, e um software que deteta as paredes da mesa de snooker, bolas, incluindo as respetivas cores, e a posição e ângulo do taco.

Toda esta informação é processada e depois projetada na mesa por uma câmara de vídeo por cima da mesa, que projeta a trajetória de uma forma muito futurística, com um aspeto semelhante ao filme Relatório Minoritário, protagonizado por Tom Cruise. As linhas azuis vão indicar quais as tabelas que é preciso fazer para meter as bolas nos buracos.

Veja aqui a demonstração do Pool Live Aid, na Futurália, em Lisboa:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR