O último episódio da terceira temporada de Homeland – Segurança Nacional acabou de forma inesperada, já lá vai quase um ano. A continuação da série norte-americana, que já ganhou cinco Globos de Ouro e oito Emmys, vai poder ser vista em Portugal a partir desta quinta-feira, às 23h00, na Fox. É um dos regressos mais esperados da rentrée televisiva.

Objetivo número um: recuperar os fãs perdidos na terceira temporada. Ainda que muitos outros se mantenham – foram quase três milhões os espectadores americanos que sintonizaram o canal Showtime no dia 15 de dezembro de 2013, para acompanhar a final da terceira temporada de Homeland.

A quarta temporada começou este domingo nos Estados Unidos, com episódio duplo, e mostra-se na Fox portuguesa apenas com quatro dias de atraso. Do outro lado do Atlântico, o que os fãs puderam ver foi caras novas, como Corey Stoll (“House of Cards”) e Suraj Sharma (“A Vida de Pi”), e um novo local, o Afeganistão.

Do passado há a lamentar duas mortes. A primeira, ficcional, e que deixou muita gente boquiaberta em frente à TV, foi a do coprotagonista Nicholas Brody. A segunda, na vida real, foi a do ator James Rebhorn, que fazia de pai de Carrie e que morreu em março deste ano. Nos regressos destacam-se os dois braços direitos de Carrie na CIA, Peter Quinn e Saul.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Drone Queen” é o novo apelido de Carrie Mathison, prova de que a série continua a acompanhar a atualidade internacional. De acordo com a Variety, a atual base de Carrie é a capital afegã, Cabul, e os perigos são bem maiores do que se poderia imaginar tendo em conta o recurso a drones para o combate.

Paquistão é o país que se segue, com as conturbadas relações entre os serviços secretos americanos e paquistaneses a passarem da realidade para a ficção (lembrar a operação de captura a Bin Laden).

O encontro com Homeland – Segurança Nacional mantém-se sempre às quintas-feiras à noite. Estão previstos 12 episódios no total.