Pelo menos dois dos militantes do Estado Islâmico que aparecem no vídeo do assassinato do refém norte-americano Abdul-Rahman Kassig e de 18 prisioneiros sírios podem ser cidadãos britânicos e franceses. A identidade dos militantes está a ser investigada pelas autoridades dos dois países, havendo a suspeita de que um deles seja um estudante de medicina, oriundo de Cardiff, Reino Unido, e outro um jovem francês de 22 anos.

Segundo o jornal britânico The Guardian, um deles pode ser Nasser Muthana, o jovem britânico de 20 anos, que estudava para entrar na escola de medicina quando viajou para a Síria e se alistou ao Estado Islâmico. Muthana já tinha aparecido noutros vídeos de propaganda do grupo terrorista, e terá sido isso que levou a família a perceber qual era o paradeiro do jovem.

Não há, no entanto, certezas de que seja mesmo o jovem inglês neste que é o último vídeo divulgado pelos radicais islâmicos. Foi o pai, Ahmed Muthana, que afirmou ao Guardian que um dos homens que aparece no vídeo do assassinato de Kassig parece ser o seu filho. Pelo menos, “parece ele. Não consigo ter a certeza porque a qualidade da imagem não é muito boa, e nunca dá para ter a certeza. Mas pode ser ele”, disse.

Além de Nasser, também o irmão Aseel Muthana, de 17 anos, deixou o Reino Unido, onde nasceu e cresceu, para ir para a Síria. “Traíram o país”, disse o pai ao mesmo jornal britânico. Os dois irmãos fizeram manchetes nos jornais de todo o mundo em junho, quando o mais velho foi pela primeira vez identificado num vídeo de recrutamento do ISIS, ao lado de um outro jovem de 20 anos, Reyaad Khan, também oriundo de Cardiff.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O cidadão francês acredita-se que se trata de Maxime Hauchard, de 22 anos, segundo confirmou à imprensa o ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve. “As provas circunstanciais confirmam o envolvimento de um francês na decapitação dos prisioneiros sírios divulgada em vídeo pelo Estado Islâmico, transmitido no domingo”, anunciou o Ministério Público francês citado pelo Le Monde.

“Pode tratar-se de Maxime Hauchard, nascido em 1992, e originário de uma localidade do Eure, no norte de França”, anunciou o Governo francês. O jovem de 20 anos converteu-se ao islamismo aos 17 anos, segundo disse em julho numa entrevista televisiva, e partiu para a Síria onde se tem mantido fiel ao Estado Islâmico.