Quem decidir antecipar a idade da reforma em 2015 corre o risco de receber menos 13,02% do que seria suposto, quer trabalhe no setor privado ou na função pública, diz o Público. O corte é consequência do aumento da esperança média de vida e das alterações à fórmula de cálculo do fator da sustentabilidade.

Por cada mês que falte para atingir os 66 anos, acresce uma redução de 0,5% no valor da reforma. Contudo, os trabalhadores com longas carreiras contributivas e os beneficiários de pensões de sobrevivência poderão sofrer um corte mais leve.

O Governo mudou as regras de cálculo do fator de sustentabilidade, o mecanismo que reflete a evolução demográfica no valor das pensões, no início do ano, que aumentou as penalizações. As penalizações passam, assim, de 12,34%, em 2014, para 13,02% em 2015, de acordo com as estimativas divulgadas na sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

O Governo anunciou que o acesso à reforma vai ser descongelado para os trabalhadores do setor privado que têm mais de 60 anos de idade e 40 de descontos. Na função pública, continuam a poder antecipar a reforma os trabalhadores que, com 55 anos, completem 30 de serviço. O corte não abrange as pensões de invalidez, convertidas em pensões de velhice.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR