Henn-a Hotel abre portas durante o verão de 2015, no Japão, terá 72 quartos e custará 80 euros por noite. Até aqui, tudo normal, mas as novidades chegam ao nível dos colaboradores. Serão fluentes em japonês, coreano, chinês e inglês, vão “respirar”, piscar os olhos, responder à linguagem corporal e são robôs.
Para já, o trabalho será dividido com outros trabalhadores de carne e osso. Aos robôs humanoides estarão entregues as tarefas de fazer check-in, transportar malas, preparar café e entregar a roupa na lavandaria. Mas o presidente da cadeia que vai explorar o novo estabelecimento já explicou que esta divisão de tarefas será temporária:
“No futuro, nós gostaríamos de ter 90% dos serviços do hotel operados por robôs.”
O site The Verge acrescenta, ainda, que esta não será a única componente altamente tecnológica do hotel. As fechaduras dos quartos funcionarão através de reconhecimento facial, nada de muito especial para um hotel que terá também painéis capazes de reconhecer a temperatura corporal e, assim, ajustar o ambiente às necessidades do hóspede. A partir de 17 de julho estarão disponíveis 17 robôs humanoides para o servir.