O esforço para combater a influência do ocidente e de outras religiões e culturas terão levado o Estado Islâmico a destruir vários locais com importante património cultural, arquitetónico e arqueológico no Iraque, entre eles o sítio arqueológico de Nimrud, uma das cidades mais importantes da antiga Mesopotâmia ou o Museu da Civilização de Mossul. E ainda, a destruição da antiga cidade de Hatra, no início de março, que foi esta sexta-feira divulgada em vídeo pelo terroristas islâmicos. A notícia foi avançada pela Associated Press (AP) sem confirmação da autenticidade do vídeo.

A antiga cidade de Hatra, fundada no século III antes de Cristo, foi considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) Património Cultural da Humanidade. A destruição daquela que foi considerada a primeira capital reino árabe foi condenada pela UNESCO e pela ONU (Organização das Nações Unidas).

“A destruição de Hatra é um ponto de viragem na assustadora estratégia de limpeza cultural que está em curso no Iraque”, disse em comunicado a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova. “A destruição deliberada da nossa herança cultural comum constitui um crime de guerra e um ataque contra a humanidade como um todo”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A extensão da destruição do sítio não é conhecida porque o local ainda está sob o poder do Estado Islâmico, mas o vídeo revela o uso de marretas, picaretas e tiros para danificar as imagens. Os jihadistas alegam que estão a destruir estes espaços de culto porque apenas se deve adorar a Deus. Para este grupo os santuários e estátuas são “falsos ídolos” que devem ser destruídos, refere a BBC. As autoridades acreditam que alguns dos artefactos estão a ser vendidos no mercado negro para financiar as atividades do grupo terrorista, nota a AP.

A cidade de Tikrit pode ter sido reconquistada como estratégia para retomar as cidades de Hatra e Mossul - Google Maps

A cidade de Tikrit pode ter sido reconquistada como estratégia para retomar as cidades de Hatra e Mossul – Google Maps

“O atraso no apoio internacional ao Iraque encorajou ou terroristas cometer outro crime de roubo e demolição das ruínas da cidade de Hatra”, criticou no início de março o ministro do Turismo iraquiano, citado pela BBC.

A publicação do vídeo surge depois de, esta semana, o governo iraquiano ter reconquistado parte da cidade de Tikrit ao Estado Islâmico. A campanha de recuperação do domínio desta cidade pelo Estado iraquiano pode fazer parte de uma estratégia para reconquistar Mossul e os locais históricos que foram tomados e destruídos, refere a AP.