O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) publicou esta terça-feira um vídeo das ruínas da cidade histórica de Palmira (na Síria) conquistada na quarta-feira passada, escreve o jornal ABC. De acordo com a gravação, cuja autenticidade ainda não foi verificada, o local histórico ainda não foi alvo de destruição por parte do grupo terrorista.

Já de acordo com o Guardian, alguns ativistas afirmaram que o grupo jihadista prometeu mesmo manter intacta grande parte da cidade histórica, destruindo apenas as estátuas consideradas politeístas.

https://www.youtube.com/watch?v=yXZpWhhhQNc&feature=youtu.be

O vídeo é mudo e tem a duração de 1 minuto e 27 segundos. Foi publicado pela agência Amaaq, vinculada ao EI, e começa por mostrar a parte moderna da cidade. De seguida, a câmara percorre as ruínas, não mostrando nenhum combatente do grupo terrorista.

No sábado, Maamún Abdelkarim, o diretor geral das Antiguidades e Museus da Síria, mostrou-se preocupado com o futuro da cidade histórica, sobre a qual pende “uma grande ameaça”, noticia a agência espanhola Efe. Maamún lamentou que “a comunidade internacional não tenha feito nada para impedir a entrada do EI em Palmira, apesar dos apelos das autoridades do país árabe”.

Palmira é o ponto de cruzamento entre várias culturas. As suas ruínas históricas foram declaradas “Património da Humanidade” em 1980, pela Organização das Nacões Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). No passado, os militantes do grupo terrorista EI destruíram locais arqueológicos na Síria e Iraque e chegaram a gravar imagens dos destroços, para serem divulgados como propaganda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR