Quando a luz incide num ângulo perfeito de um determinado objeto é possível (em determinadas condições) que o objeto se replique em três dimensões como se de um fantasma se tratasse. Esta é a teoria por detrás dos hologramas, uma ideia que nasceu dos estudos do físico húngaro Dennis Gabor em 1948, o mesmo que 23 anos mais tarde ganhou um Prémio Nobel.

A invenção do laser permitiu criar o primeiro holograma em 1961. Mas agora um youtuber que dá pelo nome de Mrwhosetheboss tornou público um vídeo que mostra como fazer um holograma caseiro.

Vai precisar de sete coisas:

  1. Um smartphone.
  2. Uma folha de papel quadriculado
  3. A capa de um CD
  4. Uma caneta
  5. Uma tesoura
  6. Um tubo de super cola
  7. Um x-ato

Estes materiais vão permitir construir o projetor do holograma.

Comece por desenhar um trapézio numa folha de papel quadriculado. A base menor tem de ter 1 centímetro, a base maior tem de ter 6 centímetros e a altura do trapézio tem de ter 3,5 centímetros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Screen Shot 2015-08-05 at 13.54.41

Corte o pedaço de papel, que vai servir de molde. Depois coloque-o em cima da capa de CD e corte quatro partes com a forma do trapézio, com recurso a um x-ato.

Screen Shot 2015-08-05 at 13.57.13

Cole os quatros pedaços entre si da seguinte maneira:

Screen Shot 2015-08-05 at 13.59.33

Depois de escolher o vídeo que quer transformar num holograma no seu telemóvel, coloque o projetor sobre o ecrã. E o efeito será este:

Screen Shot 2015-08-05 at 14.01.38

Mas, na verdade, os hologramas já não são apenas parte da ficção científica nem exigem tanto trabalho. O Fire Phone é um telemóvel que diz ter capacidade totalmente holográficas, por causa das câmaras especializadas e de quatro focos de luz LED. A Microsoft também já entrou neste campo: HoloLens permite criar hologramas com recurso à tecnologia da companhia HoloStudio e com materiais de impressão 3D.

Entretanto, há pessoas que levam esta tecnologia a um novo nível. Veja por exemplo este namorado que construiu o holograma de um fantasma para  assustar a namorada a meio da noite: