separador_natal_norte

Nos cinemas, tudo grita “Guerra das Estrelas”. Será que o novo filme da saga, “Star Wars: O Despertar da Força“, vale tanta euforia? O nosso crítico Eurico de Barros já respondeu, mas cada fã de Han Solo, de Yoda, dos stormtroopers e até de Darth Vader pode começar, a partir desta quinta-feira, a tirar as suas próprias conclusões. Se prefere comédias, há uma nova, francesa, com a assinatura de Julie Delpy. Chama-se “Lolo” e mostra o amor de Violette, uma sofisticada parisiense, por Jean-René, um geek da informática. O filho de Violette, Lolo, é que não parece achar piada à relação.

dEUS vai estar na “Cidade dos Arcebispos”, esta sexta-feira às 21h00. Já perdemos a conta às vezes em que os belgas estiveram entre nós, mas o público é fiel e não vai faltar ao duplo regresso (no sábado atuam na Aula Magna, em Lisboa). Bilhetes entre os 18 e os 30 euros.

deus_770x433_acf_cropped

Os dEUS vão estar em Braga e em Lisboa. ©Divulgação

A partir deste sábado, a cidade do Porto ganha três percursos de orientação permanentes, no Parque do Covelo, acessíveis a todos os que queiram experimentar. Cada nível tem o seu grau de dificuldade e quem quiser vai poder experimentar o percurso na companhia de um grupo de praticantes do Grupo Desportivo 4 Caminhos, às 10h30. O acesso é livre e o ponto de encontro é junto ao bar do Parque do Covelo. Também às 10h30, inserido no programa “Ambiente em Família”, há um conto sobre aves para ouvir. A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antevê-se um fim de semana particularmente concorrido na Baixa do Porto, uma vez que este é o último fim de semana antes do Natal. Às 17h30, faça uma pausa junto à Árvore de Natal da Avenida dos Aliados. Até às 18h00, Isabel Milheiro, Rui Vilhena e Sérgio Silva vão cantar as famosas Christmas Carrols, cânticos de Natal. O acesso é livre.

O Teatro Expandido!, de João Sousa Cardoso, estreia na sexta-feira, às 21h30, no Auditório do Teatro Municipal Campo Alegre, do Porto, a 11.ª e última produção do ano que está prestes a acabar. “Portugal” pretende celebrar o modernista Almada Negreiros com um texto satírico sobre a derrocada do regime e o ânimo da revolução. Os bilhetes custam cinco euros.

separador_natal_centro

Não foi para fugir dos comentários da Internet que três elementos do Porta dos Fundos se juntaram para agora fazer rir o público numa sala de teatro. Pelo menos foi o que Gregório Duvivier, João Vicente Castro e Luís Lobianco, na companhia do colombiano Gustavo Miranda, disseram ao Observador, numa entrevista que vamos publicar nos próximos dias. Em “Portátil“, assim se chama o espetáculo de improvisação que agora apresentam em várias cidades portuguesas, os quatro vão construir toda uma narrativa a partir da história de um espectador. Pode assistir ao resultado (e quem sabe ser o escolhido) no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria (sexta-feira, 21h30), no Teatro Aveirense (sábado, 21h30) e no Teatro Gil Vicente, em Coimbra (domingo, 18h00 e 21h30). Seguem-se Lisboa e Porto durante a semana.

Se Óbidos tem a Vila Natal, Santa Maria da Feira tem a Perlim, uma “quinta de sonhos” com toda a magia natalícia que os mais novos procuram. Até 3 de janeiro, de quinta-feira a domingo, há áreas temáticas para conhecer, espetáculos para ver, uma pista de gelo para deslizar e até um foguetão e um comboio para apanhar. Bilhetes entre os cinco e os seis euros (crianças até dois anos têm entrada livre).

A Companhia Paulo Ribeiro celebra 20 anos. Pode comemorar com eles comprando bilhete para A Festa da Insignificância, que se mostra no Teatro Viriato, em Viseu, esta sexta-feira e sábado. O coreógrafo mostra movimentos corporais que remetem para a festa e o prazer e, quem sabe, contagiando o público com a sua alegria. Bilhetes entre os cinco e os 10 euros.

separador_natal_sul

De segunda a sexta, às 8h50, com repetição às 14h20, há “Sinais” na TSF. A rádio já não passa sem a crónica de Fernando Alves, mas ela passa agora para o palco do Teatro D. Maria II, em Lisboa, entre quinta-feira e sábado às 21h30 e no domingo às 16h30. Sentado na plateia, o público vai poder escutar ao vivo a voz de Fernando Alves e a sua seleção das melhores crónicas de 2015. No piano vai estar Filipe Melo. Os bilhetes custam 12 euros, sujeitos aos descontos habituais.

Noutra sala lisboeta, a proposta é radicalmente diferente, ou não tivesse como protagonista Rui Sinel de Cordes. O humorista organiza no sábado, às 23h30, um espetáculo especial de Natal. E porque a época é de partilha, convida para o palco Salvador Martinha, Os Improváveis, João Blümel e o “filho perdido de Tony Carreira”, Jean Carreira. Os bilhetes custam entre 12 e 15 euros.

Já conhece o novo Maxime Sur Mer? Sábado é uma boa noite para isso. O sucessor do velho Maxime, de Manuel João Vieira, junto ao Cais do Sodré, em Lisboa, vai receber a festa Pigeon Parade. Entre as 23h00 e as seis da manhã há uma instalação, uma performance e vários DJ set. Até às duas da manhã, a entrada custa três euros. A partir dessa hora, custa o dobro mas inclui uma imperial.

A retrospetiva da vida e obra do fotógrafo húngaro Nicolás Muller (1913 – 2000) chega esta sexta-feira ao Centro Cultural de Cascais. Integrada na Mostra Espanha, a exposição chama-se “Nicolás Muller. Obras-Primas“, tem 70 fotografias a preto e branco e passa pelas diferentes etapas da sua viagem forçada — por ser eslavo e judeu — de fuga ao nazismo. Eis uma amostra do que vai poder ver até 17 de abril de 2016, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00 (a entrada normal custa três euros):

7 fotos

103 obras de Paula Rego compõem a exposição “Caçadora Furtiva“, inaugurada esta quinta-feira na Casa das Histórias, em Cascais. As pinturas, gravuras e desenhos foram todos feitos depois de 1990 e inspiram-se em fragmentos de peças de grandes mestres da pintura britânica. A Casa das Histórias Paula Rego está aberta de terça-feira a domingo entre as 10h00 e as 18h00. O acesso é gratuito.

À procura dos últimos (ou dos primeiros) presentes de Natal? Há muita vida para além do shopping. No Jardim da Estrela, em Lisboa, por exemplo, há mercado Crafts & Design. Passe por lá no sábado e no domingo, entre as 10h00 e as 18h00, para encontrar objetos e criações de autor nas áreas do design e do artesanato contemporâneo.

Para quem gosta de andar à caça de discos de vinil, a segunda edição da feira “Os Senhores do Vinil” é de passagem obrigatória. Vai ser na esplanada Park, na Calçada do Combro, em Lisboa, que várias empresas, lojas e colecionadores de vinil vão estar reunidos, entre as 14h00 e as 20h00 de sábado.

Por falar em Natal, os mais novos podem ir ter com ele no sábado e no domingo, às 16h00, no Teatro Taborda, junto à Rua da Madalena, em Lisboa. É lá que está em cena o espetáculo “O Dia Em Que Resolvi Ir Ter Com o Pai Natal“, uma história sobre duas crianças que crescem, confrontam-se, descobrem a amizade e constroem uma imagem do mundo na qual é preciso acreditar no velho barbudo de barba branca. A entrada é gratuita, sujeita a marcação prévia.

Na noite de sexta-feira, as lojas do centro histórico de Beja alargam o seu horário para uma noite especial de compras, com direito a animação de rua e alguns descontos. São vários os ateliês, atividades de animação de rua, sessões de contos e música. O programa está todo aqui.

Para ver ao vivo Peter Pan, o rapaz que se recusa a crescer, não vai ser preciso viajar até à Terra do Nunca. Inspirada na história de J.M. Barrie, a Companhia de Dança do Algarve vai dançar no Teatro das Figuras, em Faro, a história de Peter Pan, de Wendy, da Sininho e do ameaçador Capitão Gancho. Em cena no sábado às 21h30 e no domingo às 16h30. Os bilhetes custam 10 euros.