Quando se fala da última noite do ano, é quase oficial: o dia seguinte é de ressaca. A noite vai ser fantástica. Vai dançar, vai brindar, vai divertir-se com os seus amigos e família e vai festejar a entrada de um novo ano que se espera que seja ainda melhor. Mas se as coisas se descontrolarem um pouco, resista à tentação de ficar a dormir e cancelar o primeiro almoço ou jantar do ano. É provável que acorde a sentir que um autocarro lhe passou por cima e, quanto a isso, não podemos fazer nada. Mas, felizmente, não tem que parecer que se sente assim.

Reunimos uma série de dicas que a vão ajudar a esconder os efeitos da passagem de ano. Olhos inchados, pele pálida e seca, olheiras, vermelhidões… Se não conseguir dizer que não ao terceiro ou quarto copo de champanhe, não se preocupe, há formas de os aniquilar. Ou, pelo menos, de dar a entender que não bebeu tanto assim.

Tenha alguns cuidados antes de se deitar

Se chegar a casa em condições de se lembrar disto, beba água para reduzir a desidratação durante a noite e a causa de grande parte dos sintomas do dia seguinte. Tire a maquilhagem, limpe bem o rosto com água morna e durma com mais do que uma almofada para ficar com a cabeça ligeiramente levantada. Isto vai ajudar a minimizar os inchaços.

Lave bem o rosto

O álcool desidrata a pele e é por isso que, numa ressaca, fica com a pele seca e o rosto inchado. Quando acordar, antes de fazer o que quer que seja, siga o conselho que Kate Moss (e talvez a rainha das ressacas) deu numa entrevista à revista Elle americana: encha uma bacia com água, gelo e rodelas de pepino e mergulhe o seu rosto nela. Isso vai reduzir o inchaço do rosto e dar logo melhor aspeto à pele. Este efeito é temporário mas o suficiente para chegar ao primeiro almoço do ano com outra cara.

Hidratação, hidratação, hidratação

As células da sua pele estão desidratadas. Limpe-a bem e, antes de qualquer maquilhagem, dê-lhe uma boa dose de hidratação para reduzir a vermelhidão e acalmar as linhas que, numa pele ressacada, se tornam mais visíveis. Esta é também uma boa altura para fazer uma máscara com dose extra de hidratação. A Sephora tem uma coleção de máscaras faciais em doses individuais. Pode escolher a vermelha que é energizante, ou a rosa clara que refresca a pele cansada.

Use alguns produtos extra

Esta é também uma boa altura para usar alguns daqueles produtos de “efeito Cinderela que atuam imediatamente, como as ampolas flash de Martiderm, que iluminam, ou o exfoliante Revitalizing Instant Facial de Clinique, que revela uma pele renovada, energizada e mais luminosa em cinco minutos.

Tire todos os corretores da gaveta

A sua pele vai ter vermelhidões, olheiras e as linhas vão estar mais salientes. Terá, por isso, de corrigir antes de maquilhar. Os corretores verdes corrigem as vermelhidões e os de cor salmão anulam o tom azulado das olheiras. Se não tem uma paleta de corretores com várias cores, use um que tenha, pelo menos, boa pigmentação e alta cobertura para ocultar tudo o que é preciso.

Esqueça a base

A sua pele está desidratada e uma base vai acabar por criar aquele efeito de pele rachada. Use um primer para preparar a pele para a maquilhagem e troque a base por um BB Cream. Este é, literalmente, o passo mágico de que não se pode esquecer porque vai uniformizar o tom de pele e manter a hidratação necessária.

Olhos esfumados: não!

Os seus olhos estão cansados da noite anterior e é provável que ainda estejam vermelhos. Um smoky-eye ou sombras escuras só vão acentuar o aspeto de olhar fatigado. A ideia é fazer com que os olhos pareçam maiores e brilhantes e isso só é possível com tons claros e terra. Pinte também a linha de água com um lápis branco para criar uma ilusão de ótica de olhos mais abertos.

Este é o dia para abusar do blush

Um pó bronzeador e um blush rosa vão dar à pele um aspeto fresco, por isso abuse dos tons rosa para dar vida ao rosto que, sem dúvida, vai estar pálido. Se tiver blush em creme, é preferível usá-lo do que um em pó — para não secar a pele.

Use um batom arrojado

Que é como quem diz, tudo o que faça desviar a atenção dos seus olhos cansados e ressacados. Mas use cores frescas e evite tons escuros e pesados. Rosas, salmão, laranja e até um gloss são boas opções.

Artigo publicado originalmente a 31.12.2015 e atualizado a 30.12.2016.