Muitos milhões de euros e um iate de luxo fazem parte das “riquezas secretas” de Vladimir Putin, segundo o programa Panorama, da BBC. Numa reportagem transmitida esta segunda-feira, foi revelado o conteúdo de relatórios secretos da CIA de 2007 que indicavam que a riqueza pessoal do presidente russo estava estimada em cerca de 40 mil milhões de dólares (37 mil milhões de euros).

O programa contou também com uma entrevista com Dimitry Skarga, que dirigia a empresa estatal russa de transporte marítimo Sovcomflot. Skarga afirmou ter transferido um presente especial para Putin: um iate no valor de 35 milhões de dólares (32 milhões de euros) do dono do clube de futebol Chelsea, Roman Abramovich.

O Olympia é um iate de 57 metros e, segundo Dimitry Skarga, todas as despesas com a sua manutenção são pagas pelo Estado russo. A forma como se deu a transferência de propriedade terá sido camuflada com recurso a um intermediário. “É um facto que Abramovich transferiu um iate para Putin através de um empregado”, disse ao Panorama.

Adam Szubin, responsável do Departamento do Tesouro norte-americano para o terrorismo e crimes financeiros, também fez acusações: “Supostamente, ele recebe um salário do Estado de cerca de 110 mil dólares por ano [cerca de 101 mil euros]. Essa não é uma declaração precisa da sua riqueza. Ele tem um longo treino e prática no que toca a disfarçar a sua verdadeira riqueza”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Szubin afirmou que o Presidente russo é “a imagem de corrupção”. “Vimo-lo a enriquecer os seus amigos, os seus aliados próximos, e a marginalizar aqueles que não vê como amigos.” Mais: “Seja em relação à riqueza do setor energético russo, seja noutros contratos estatais, ele direciona aqueles que acredita que o vão servir e exclui os que não o fazem”. Szubin garante que o Governo norte-americano tem conhecimento desta situação “há muitos, muitos anos”.

O porta-voz do Presidente russo disse à BBC que “nenhuma destas questões precisa de ser respondida, já que são “pura ficção”.

Putin auferiu cerca de 3,7 milhões de rublos (75 mil euros) e é dono de três carros russos, um apartamento de 77 metros quadrados, uma garagem e um lote de terreno, de acordo com a declaração de bens publicada pelo Kremlin em 2014.

Os rendimentos modestos declarados pelo Presidente são, de longe, os mais baixos entre dirigentes do Kremlin, e abaixo dos da maioria dos ministros, muitos dos quais exibem veículos de luxo e múltiplas casas em países europeus.