O Presidente da República vai ter uma imagem de cera à sua medida no Museu de Cera em Madrid. Para isso, posou nos jardins de Belém, em Lisboa, deixou-se fotografar, tirarem-lhe medidas e até forneceu o fato que quer que seja usado na exposição. Marcelo Rebelo de Sousa será colocado no lugar do seu antecessor, Cavaco Silva, e ao lado de figuras como a chanceler alemã, Angela Merkel, ou o presidente russo Vladimir Putin.

Segundo a agência de notícias espanhola Efe, que assistiu à sessão, o próprio Marcelo Rebelo de Sousa escolheu ficar de pé, com as mãos um pouco levantadas, “como se estivesse a gesticular”. É uma posição “quase de papa”, gracejou Marcelo, enquanto decorria a sessão fotográfica, segundo o repórter espanhol.

Com paciência e sem deixar de mexer as “mãos de pianista”, como disse, o Presidente da República posou nos jardins do Palácio de Belém, enquanto respondia às perguntas dos artistas do Museu de Cera de Madrid, que pretendem imortalizar, da forma mais fidedigna possível, o chefe de Estado português.

“Qual é a sua altura?”, perguntaram os elementos do museu, ao que Rebelo de Sousa respondeu que “agora é 1 metro e 78 centímetros”, mas que “já está a baixar”. Quando lhe perguntaram sobre a cor dos olhos, o Presidente da República disse que que são de um azul esverdeado: “uma espécie de coral”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante a sessão, Rebelo de Sousa disse à Efe que “dorme entre três horas e meia a quatro horas por noite”. “Sempre foi assim”, afirmou o chefe de Estado, acrescentando que se trata de uma “consequência da Revolução (25 de Abril de 1974) e do jornalismo”.

Contactado pelo Observador, o responsável pela comunicação do Museu de Cera de Madrid explicou que esta é uma homenagem que o museu faz não só aos presidentes da República, mas aos portugueses. É que, todos os anos, 25% das vistas são de portugueses. Segundo Gonzalo Presa Hidalgo, Marcelo será colocado no lugar do seu antecessor, Aníbal Cavaco Silva — que será arrumado num local próprio, como foi arrumado Jorge Sampaio e outros chefes de Estado internacionais. Marcelo, cuja figura de cera deverá ficar pronta em setembro, ficará perto da chanceler alemã Angela Merkel, do presidente francês François Hollande e do russo Vladimir Putin. Naquela galeria estão também o presidente dos EUA Barack Obama e o príncipe Carlos de Inglaterra.

3 fotos

A elaboração da figura demora devido ao “complexo processo”, que começa pelo modelo executado em barro. A indumentária escolhida por Marcelo Rebelo de Sousa foi fato escuro, camisa branca e gravata azul. Tanto Sampaio como Cavaco enviaram ao Museu de Cera de Madrid uma fotografia oficial autografada.

O Museu de Cera de Madrid, inaugurado em 1972 com a escultura de Cristóvão Colombo, tem atualmente mais de 470 peças e inclui personalidades históricas portuguesas como Vasco da Gama e Luís de Camões e figuras contemporâneas como o futebolista Cristiano Ronaldo. “O Cristiano Ronaldo está vestido com o equipamento da seleção portuguesa”, ressalva Gonzalo Presa Hidalgo ao Observador.