Os muitos que vão aderindo à moda dos SUV têm novas razões para sorrir: este género de modelo está cada vez mais seguro, com padrões equivalentes aos dos automóveis ditos convencionais. Provam-no os dois mais recentes a serem avaliados pelo Euro NCAP, Seat Ateca e Volkswagen Tiguan, merecedores da pontuação máxima de cinco estrelas nos testes levados a cabo pelo consórcio europeu destinado a avaliar a segurança dos automóveis novos que chegam ao mercado.

A nova coqueluche espanhola, prestes a dar início à sua carreira comercial no mercado português, obteve um registo de 93% na segurança dos passageiros adultos sentados à frente, e de 84% na segurança das crianças, acomodadas de forma apropriada e consoante a idade, no assento posterior. Já ao nível dos peões, em caso de atropelamento, o Ateca reuniu 71% da eficácia, enquanto que em relação aos sistemas de assistência à segurança, que inclui a capacidade de detectar e evitar obstáculos, em cidade e na estrada, o novo Seat alcançou 60%. O vídeo explica tudo ao pormenor e evidencia as forças a que o corpo humano está sujeito em caso de acidente.

[jwplatform EXuVbCNZ]

Já a nova geração do Tiguan, também ela avaliada pelos especialistas da Euro NCAP, teve um desempenho ainda superior. Assim, em relação aos esforços e correspondentes lesões a que estão sujeitos os passageiros adultos que ocupam os bancos anteriores, o novo SUV da Volkswagen conseguiu 96%, garantindo 84% na protecção das crianças, sentadas no banco posterior e devidamente acomodadas em dispositivos próprios para a idade e consequente estatura. Os peões não foram esquecidos, pelo que, em caso de atropelamento, o modelo alemão atingiu 72%, para depois reunir 68% na percentagem de eficiência reservada aos dispositivos de assistência à segurança, incluídos de série no veículo. Mais uma vez, é o vídeo que prova a notável evolução levada a cabo pela indústria automóvel, que se revela cada vez mais à vontade para proteger condutor e passageiros de ferimentos ou lesões em caso de embate. E os acidentes que surgem nas simulações são dos mais variados tipos, desde os frontais contra outros veículos ou muros, passando pelos laterais contra árvores e, claro está, outros veículos.

[jwplatform i26vRQdZ]