O artista espanhol Okuda San Miguel inaugura este mês, em Lisboa, a exposição “New Coliseum”, na qual apresenta a sua visão do mundo através de estruturas geométricas, padrões multicolores e formas orgânicas, anunciou a plataforma Underdogs.

Nesta exposição, o artista, de 36 anos, que expôs na galeria da Underdogs em 2014, “irá continuar a apresentar a sua visão pessoal da sociedade e do mundo em que vivemos, explorando e evidenciando algumas das suas contradições”. “Como vem sendo habitual na sua obra, em ‘New Coliseum’ Okuda fala-nos através de estruturas geométricas, padrões multicolores e formas orgânicas sobre a luta do ser humano com o seu próprio devir”, refere a Underdogs num comunicado hoje divulgado.

A exposição, que é inaugurada a 21 de setembro, com a presença do artista, estará patente até 05 de novembro, na galeria da Rua Fernando Palha e tem entrada gratuita.

Segundo a Underdogs, a arte de Okuda “pode ser catalogada dentro da corrente do Surrealismo Pop, com uma forte essência da rua proveniente do trabalho de investigação levado a cabo durante as suas viagens frequentes, nas quais acabaram por assumir especial importância as suas visitas a museus de arte mesopotâmica, romana e renascentista”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi nestes museus que o artista espanhol “encontrou boa parte da sua inspiração para as peças apresentadas em ‘New Coliseum’, onde a arte antiga e clássica são transportadas para o seu mundo autoral e reinterpretadas através da sua estética pessoal”.

Aquando da exposição em Lisboa, em 2014, Okuda deixou uma peça numa parede do n.º 49 da Rua de Marvila.

A plataforma Underdogs, da responsabilidade da francesa Pauline Foessel e do português Alexandre Farto (Vhils), divide-se entre arte pública, com pinturas nas paredes da cidade e exposições dentro de portas, no n.º 56 da rua Fernando Palha, espaço recuperado e transformado em galeria, e a produção de edições artísticas limitadas.

A plataforma tem também uma loja, no Cais do Sodré, e começou no ano passado a organizar visitas guiadas de Arte Urbana em Lisboa.