Hoje os americanos vão às urnas e não há memória de eleições tão ferozmente disputadas. Nem de um tão baixo nível de discussão entre os dois candidatos. As acusações e as trocas de galhardetes são uma constante, o que junto à falta de popularidade dos dois candidatos, ainda que por motivos distintos, tem provocado algum desinteresse junto da população. E foi precisamente para ultrapassar este problema que as empresas de transporte privado urbano de passageiros deram as mãos.

Cada cidadão irá dirigir-se hoje ao respectivo local de voto utilizando o meio de transporte mais adaptado às suas necessidades e se há quem vá a pé, outros irão de bicicleta, de skate ou até de carro, sendo esta a opção que promete ser a mais popular. Mas para os que necessitem de uma boleia, há uma série de propostas para evitar que os eleitores fiquem em casa.

A Uber, incontornável nos dias que correm e que só nos EUA opera em 204 cidades, publicou no Twitter uma mensagem que lembra “que todos os votos contam”, apelando a que “não se esqueça de colocar o seu”. E, para isso, não só desenvolveu uma aplicação com a Google, que torna mais fácil encontrar a assembleia de voto de cada eleitor, como oferece 20 dólares de crédito a todos os novos clientes que queiram ir de Uber até à cabine de voto.

Mas não é só esta empresa de transporte privado urbano que está envolvida no escrutínio de hoje. Também a Lyft, concorrente que fornece os seus serviços em 200 cidades americanas e que só em Janeiro deste ano recebeu uma injecção 2 mil milhões de dólares – capital proveniente de investidores como a GM (500 milhões) e Alibaba, entre outros -, decidiu igualmente ter um papel proactivo neste sufrágio. Oferece um desconto de 45% a quem utilize os seus serviços para colocar o voto na urna, o que nos EUA, como a votação é electrónica, equivale a tocar na área referente ao candidato preferido no ecrã táctil.

A proposta mais ousada, em termos de apoio às eleições, chega pela mão da Zipcars, empresa do grupo Avis/Budget que disputa clientes com a Uber e com a Lyft no sector do car-sharing. Aos seus clientes, a Zipcars oferece gratuitamente o aluguer de veículos entre as 06h00 e as 10h00. E há mais de 7.000 veículos disponíveis.

É caso para dizer que, se a abstenção for elevada, não é à falta de meios de transporte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR