“Andas sempre com a cabeça no ar.” Quem é distraído já ouviu esta velha máxima algumas vezes (muitas vezes). Um atraso aqui, um esquecimento ali, no meio do caminho perde-se a atenção (ou o telemóvel), e entretanto já se foi a rotina e a disciplina.

É mais ou menos assim que funciona com quem é distraído. E por isso mesmo, o Observador reuniu técnicas originais para servirem de lembretes, estratégias para manter o foco e ideias que impedem que os mais diversos assuntos sejam esquecidos.

Antes de sair de casa, leve consigo tudo o que precisa

Chaves do carro e de casa, carteira, telemóvel, óculos de sol, garrafa de água… Como não se esquecer de nada? Colocando tudo perto da porta. Com este objeto do OP Design Studio, que deve mesmo manter na zona do hall, em local visível, vai lembrar-se mais facilmente do que precisa de ter por perto ao longo do dia. Estabelecer um sítio certo para todos os objetos importantes é uma forma de diminuir as vezes que tem de voltar atrás para ir buscar o que se esqueceu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

il_570xN.1078617772_gblo

O artigo custa cerca de 25€ na Etsy.

1,5 litros de água por dia. Difícil de lembrar? Agora já não

Este é o Ulla, um adaptar para garrafas que emite alertas para que não se esqueça de beber água. A partir de, no mínimo, duas vezes por hora, é possível programar o Ulla para o avisar de quando deve dar mais um gole. Esta pode ser a solução para andar sempre hidratado e deixar de ouvir o colega do lado dizer “nunca te vejo a beber água, devias fazê-lo mais vezes”.

15351884_1049904805136888_3224099548150366208_n

O Ulla está disponível em https://www.ulla.io, por cerca de 25€.

Não se esqueça de comer várias vezes ao dia

Se não o lembrássemos, já se ia esquecer de tirar da mala o snack da tarde? Pois bem, para manter a rotina e ter refeições leves, várias vezes por dia, e com horários regulados, existe a aplicação Gerenciador Saúde (disponível de forma gratuita para o sistema iOS). Ao instalá-la, recebe alertas e dicas constantes e atualizadas sobre a sua rotina alimentar, bem como informações diversas sobre outros temas da área da saúde, através de posts, audios e vídeos.

Onde está o comando?

Acontece-lhe, diariamente, não saber onde deixou os comandos? É caso para dizer “se o tivesse agarrado ao sofá, já não acontecia”. E é verdade. Esta técnica é infalível: se guardar os comandos nesta almofada, é provável que nunca mais perca tempo à procura deles.

13939332_568146800051922_6526417196810517504_n

Encomendas através do Facebook: https://www.facebook.com/tukices/

E os cabos, onde andam?

Aqui, nas mãos dos bonecos Lego. É só escolher um e colá-lo estratégicamente na secretária.

c1cdcd91598c1e24b86cd5b63cd671e5

Imagem retirada do Pinterest

Os sempre fiéis post-its

Amarelos, em forma de balão ou até de erro de computador para colar no ecrã, os post-its continuam a ser infalíveis na sua capacidade de chamar a atenção. Não vacile e ande sempre com alguns por perto.

post its error

Estes lembretes em género erros de computador estão disponíveis em http://connectdesign.co.kr/

Cuidado, já está a stressar!

O Spire é um aparelho que ensina a encontrar o equilíbrio entre a mente e o corpo. Coloca-se no cinto ou no sutiã e anda-se com ele ao longo do dia. Depois, através de sensores que captam vibrações e movimentos, o dispositivo alerta quando se está com ritmos elevados de ansiedade, quando a respiração não está regulada, ou quando está a exigir de mais e é importante parar. No smartphone recebem-se notificações a avisar, por exemplo: “está tensa” ou “deve respirar fundo”. Distrações à parte, é preciso perceber o quão importante é respirar fundo, acalmar e relaxar, mesmo em ritmos e contextos frenéticos.

maxresdefault

Disponível em https://spire.io/

Quando é o smartphone a pedir um detox digital

É, de facto, muito fácil distrair-se e passar muito tempo com o seu smartphone. “É hora de sair da rede. Está a tornar-se demasiado tecnológico” é o alerta que a AppDetox transmite, sempre que passa muito tempo com o telefone e muito pouco tempo com os amigos. Nesta aplicação, gratuita e disponível para o sistema Android, é possível definir regras próprias e receber chamadas de atenção para iniciar o período de desintoxicação sempre que estiver a abusar do tempo com as tecnologias.

NEW YORK, NY - APRIL 22: A woman uses an Iphone at Apple's Fifth Avenue store on Earth Day in Midtown Manhattan on April 22, 2014 in New York City. The store is one of at least 120 Apple stores currently powered by renewable energy. To coincide with Earth Day, Apple announced it's offering free recycling of all of its used products. Employees wore green shirts for the occasion. (Photo by John Moore/Getty Images)

Um personal trainer consigo, para onde quer que vá

Criar uma rotina regular de exercício não é fácil. Para além da motivação e do tempo disponível, para os mais despistados há sempre a possibilidade de não se saber quando é o próximo treino, quantas vezes se fez exercício por semana, que evoluções aconteceram desde o início dos treinos, ou qual a hora do próximo encontro com o personal trainer. Para evitar distrações no que ao exercício físico diz respeito, existe a aplicação gratuita para o sistema Android Noom Coach. Através desta app, é possível anotar toda a informação necessária, criar alertas, gerir a evolução dos treinos e resultados, aprender novas formas de organização e adquirir comportamentos regrados.

“Dormir é a melhor meditação”

Quem o diz é o Dalai Lama. E se não anda a descansar o tempo suficiente, é provável que a energia não esteja reposta no dia seguinte. A aplicação Sleep Better foi criada para o lembrar de quando deve ir deitar-se, quando deve acordar e até de como deve comportar-se para ter sonhos menos agitados. Tudo em prole de uma noite bem dormida, sem distrações.

VINCENNES, FRANCE - APRIL 19: 'Flag', a Jack Russell terrier sleeps in bed in its hotel room at Actuel Dogs on April 19, 2011 in Vincennes, France. Opened in November 2010 by Devi and Stan Burun, Actuel Dogs is a five-star luxury hotel for dogs with four single rooms and two suites. With the aim of meeting the dogs' needs, the hotel offers activities including doggy walks, doggy randoÂ’(hiking), doggy jogs, doggy veloÂ’(running next to a bike) and other services such as dog massage. The hotel also caters to the needs of people living in small appartments or who don't have the time to walk their dogs. (Photo by Franck Prevel/Getty Images)