A SpaceX, empresa de transporte espacial, conseguiu lançar e aterrar dois foguetões Falcon 9 em apenas 49 horas, provando estar cada vez mais perto da sua grande missão: reduzir os custos dos transportes espaciais, tornando mais viável a colonização de Marte num futuro próximo. É a primeira vez que a ambiciosa companhia de Elon Musk consegue reutilizar com sucesso dois foguetões em apenas dois dias.

https://www.youtube.com/watch?v=LFH1k_5CXqs&feature=youtu.be

Mostrar Esconder

Esta não é a primeira vez que a companhia consegue lançar e aterrar foguetões, mas todas as experiências feitas até agora tinham falhado: pouco depois de aterram, os foguetões caíam ou explodiam.

Um dos foguetões foi lançado e voltou a aterrar no Kennedy Space Center, uma infraestrutura da NASA, a 23 de junho. Dois dias depois, a 25 de junho, e outro Falcon 9 foi lançado e aterrou na Base da Força Aérea de Vandenberg. Foi a segunda e terceira vez que a SpaceX se aventurou a reutilizar material que já esteve no espaço. Depois de lançados, os dois foguetões largaram cargas que ficaram em órbita da Terra: no primeiro dia, o Falcon 9 levou o primeiro satélite de comunicações (e apenas o segundo satélite de sempre) da Bulgária; e no segundo dia, o foguetão levou para o espaço 10 satélites de comunicação da Iridium (fabricante da Motorola), o segundo de sete lotes de satélites do mesmo tipo que formarão uma constelação de satélites de comunicação chamada Iridium NEXT.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A seguir, os Falcon 9 regressaram com sucesso e em segurança a Terra, depois de terem aterrado num “autonomous spaceport drone ship” (ASDS), uma embarcação que funciona como plataforma de aterragem inventada pela própria SpaceX. Mas a experiência não acaba aqui: agora, a SpaceX vai examinar ao pormenor que danos sofreram os foguetões durante a viagem e como podem eles ser contornados. Elon Musk até quer ir mais longe: a seguir, quer lançar o mesmo foguetão pela terceira vez para o espaço, algo nunca alcançado pela empresa. O criador da SpaceX espera lançar e aterrar um foguetão em menos de 24 horas.

As experiências de Elon Musk já permitem às agências espaciais poupar 300 milhões de euros quando precisam de lançar um satélite: a SpaceX é, neste momento, o fornecedor de transportes espaciais mais barato, rápido e regular do mundo.