A Consumer Reports é o “terror” dos fabricantes de automóveis, porque dá voz aos consumidores, permitindo-lhes apontar a dedo as marcas que melhor os serviram no ano que finda, bem como os modelos que mais lhes agradaram, com a informação a ser distribuída por uma série de critérios.

Já aqui lhe trouxemos os dados relativos aos construtores que, segundo a revista norte-americana da Consumers Union dedicada à defesa do consumidor, mais satisfizeram os seus clientes em 2017, com a Tesla a continuar a chamar a si a 1ª posição.

Satisfação de clientes. Tesla (continua) à frente da Porsche

Mas, no extremo oposto, estão os modelos que mais defraudaram os clientes. Apesar do estudo se debruçar sobre os veículos à venda nos EUA, desde há uns anos a esta parte que este tipo de informação é também relevante para o mercado europeu, uma vez que, com a globalização, muitos dos veículos que são ali comercializados têm bastante em comum com os que são vendidos deste lado do Atlântico.

Na fotogaleria pode verificar quais foram os oito “carros menos satisfatórios”, para utilizar a terminologia da Consumer Reports, no ano que estamos agora a encerrar.