É Telma Castanheira, de 18 anos e estudante do 12º ano na área das Ciências e Tecnologias, quem dá o toque de partida neste “test drive”, assim como dá o mote ao artigo. “O som era a minha maior curiosidade e foi a primeira coisa que fui ver porque passo a vida a ouvir música e a treinar as coreografias com o meu grupo de dança, os Conviction Crew. Fiquei bastante satisfeita, tem um som brutal, porque não só não distorce como também dá para pôr muito alto!”. A qualidade de áudio deste modelo foi desenvolvida conjuntamente com a Harman Kardon: colunas potentes com câmaras de 8cc e amplificador Smart, ajudam a maximizar o volume mantendo o som cristalino. As colunas stereo com duas bobines, permitem experienciar um áudio muito nítido, sem distorções, ideal para quem faz da música a sua segunda ocupação. Telma foi igualmente sensível ao design em alumínio, que lhe confere um aspeto “muito elegante”. A qualidade do ecrã e o teclado com luz foram outras das características destacadas. “O leitor de impressão digital é algo que uso no meu telemóvel por isso também usaria no portátil, porque é muito mais fácil e rápido  do que estar sempre a digitar a password.”

Atalhos que nos poupam tempo

Para a blogger Vera Dias Pinheiro, do blog As Viagens dos Vs, de 35 anos, este sensor biométrico integrado, que permite o acesso através da impressão digital é um dos detalhes que fazem toda a diferença. “É um atalho que nos poupa muito tempo, pois vai diretamente para as janelas que tínhamos abertas”. A luz do teclado retroiluminado é igualmente um “plus”, quando é necessário usá-lo em ambientes pouco iluminados. Este é um facilitador que faz muito sentido, quando se procura conciliar a vida profissional com o horário de duas crianças pequenas. Para Vera, este modelo é, assim, “muito bom para substituir o computador fixo, pois o ecrã é excelente mas não ocupa muito espaço e, para quem trabalha em casa, isso é essencial”. Muito responsivo e com um ambiente de trabalho muito moderno e intuitivo, “é um computador que pensarei em adquirir, pois é muito prático”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A robustez do material foi algo que chamou a atenção de Inês Ribeiro, de 38 anos, Head of External Affairs de uma multinacional. Cada VivoBook Pro 15 é fabricado a partir de alumínio de extrema resistência que passa por exigentes processos de fabrico. Com um perfil de 19.2mm e um peso global de dois quilos, é o modelo mais fino e leve disponível da sua série. Apesar disso, este é o único senão na opinião de Inês, “não é o ideal para viagens porque é grande e pesado. É complicado tirá-lo para usar no aeroporto nos tempos de espera ou mesmo para colocar no tabuleiro do assento dentro do avião. Por outro lado, parece um computador robusto, capaz de resistir a alguns encontrões ou à viagem no porão do avião”. Como laptop, no entanto, dá-lhe cinco estrelas. “Para quem trabalha com números como eu, o teclado numérico lateral é excelente. O facto de ter luz também é ideal para quando estamos em salas de reunião com pouca luz ou para projeções de powerpoint”. Outro dos pontos favoráveis é o que permite uma navegabilidade mais rápida. “O mousepad é fácil de usar. É algo com que às vezes embirro, mas foi fácil habituar-me a ele.” Algo que a admirou foi a qualidade do som: “não estava à espera. É surpreendente”.

[jwplatform nRo8zVYQ]

“Uma imagem fora de série”

Pedro Ferreira da Silva, 62 anos, consultor na área financeira também não ficou indiferente à qualidade de áudio: “o som é fantástico e a imagem fora de série”. Dotado de um painel Full HD com tecnologia de visualização ampla, espectro de cores até 72% NTSC e Tecnologia ASUS Splendid, este modelo apresenta cores ricas e precisas. Os gráficos de classe gaming NVIDIA® GeForce® GTX 1050, são ideais para jogos, ver filmes ou editar vídeos.

B.I.

Mostrar Esconder

Nome: Asus VivoBook Pro 15
Processador:  Intel Core i7-7700HQ
Placa gráfica: NVIDIA GeForce GTX 1050 – 4 GB GDDR5
Memória: 16 GB DDR4
Ecrã: Tátil, 15.6 polegadas 16:9, 1920 x 1080 pixel, WideView
Conexões: 2x USB 2.0, 1x USB 3.0, HDMI, Kensington Lock, Conexões Audio: 3.5mm, Leitor de Cartões: SD, Leitor de Impressões Digitais, 1x Type-C USB3.1 com suporte a imagem
Funcionamento em rede: 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.2
Tamanho: altura x largura x profundidade (em mm): 19.2 x 380 x 256
Bateria: 47 Wh, 3 células
Sistema Operativo: Microsoft Windows 10 Home 64 Bit
Câmara: Webcam HD
Características adicionais: Colunas Stereo, Teclado Chiclet Retroiluminado,
2 Anos de Garantia
Peso: 2,3 kg
Preço: 1500 Euro

Saiba mais informação aqui

O ecrã touchscreen, que permite que se navegue de uma janela para outra com facilidade, e a rápida ligação de rede, foram outras das características que o consultor escolheu destacar. “Tem uma polivalência muito grande, sobretudo para apresentações e as duas portas USB são muito úteis”, refere. O VivoBook Pro 15 oferece, em conjunto com a porta USB 3.1 Gen 1, portas USB 3.0 e HDMI. Inclui ainda um leitor de cartões para facilitar a compatibilidade com um amplo set de periféricos, ecrãs e projetores. Além disso, “o cartão de memória adicional é  algo que os portáteis nem sempre têm, mas que traz grandes vantagens. A velocidade da net e o arranque são igualmente bons”.

Se soubermos ouvir, poderemos perceber que esta eficiência se deve ao potente coração que bate no VivoBook Pro 15: um processador Intel Core i7-7700HQ de 7ª geração que proporciona uma performance superior. Uma outra vantagem é a bateria que acompanha a sua prestação, evitando interrupções, já que pode ser carregada até 60% em apenas 49 minutos – para que o trabalho, ou diversão, só terminem quando quisermos.