Jamie Beeden começou a comprar fotografias inspirado pela história de Vivian Maier, uma fotógrafa norte-americana que se especializou na chamada fotografia de rua. Gostava de entrar no passado através delas. Por isso, começou a comprar imagens em lojas de antiguidades, feiras da ladra e até na Internet. Foi numa loja de antiguidades que Jamie encontrou estas imagens de Baltimore nos anos 80. Ficou tão curioso sobre de onde vinham que está a pedir a toda a gente que o ajude a encontrar quem as tirou.

As imagens mostram crianças a brincar na rua, funcionários dos serviços da cidade, freiras a apreciar a cidade portuária e homens vestidos a rigor — cenários típicos de quem pega numa câmara para retratar uma época. Só que a história (ou a falta dela) por detrás das fotografias foi o que mais inflamou a curiosidade de Jamie Beeden: o dono da loja onde as adquiriu não sabia nada sobre elas. O homem contou a Jamie que as encontrou uns anos antes na Internet, no site do Ebay, mas que nada sabe sobre o fotógrafo.

Ninguém sabe quem são as pessoas retratadas nas imagens, quem estava do outro lado da lente nem sequer se este artista é amador ou profissional. Mas Jamie não desiste. “Acho que dizem alguma coisa interessante sobre um tempo e sobre um lugar”, explica ele ao Bored Panda. E aproveita para fazer um pedido: “Se souberem alguma coisa sobre estas pessoas ou sobre o fotógrafo, adorava ouvir-vos”.

Veja as imagens na fotogaleria.