Literatura

Vidas de Lobo Antunes e Carmen Miranda em biografias ilustradas para os mais novos

112

Na coleção "Grandes Vidas Portuguesas" sairá a biografia sobre António Lobo Antunes e sobre a artista Carmen Miranda. Ambas serão ilustradas. Está ainda a ser planeada uma biografia de Mário Soares.

MÁRIO CRUZ/LUSA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

Biografias ilustradas do escritor António Lobo Antunes e da artista Carmen Miranda e um livro informativo sobre a águia-imperial-ibérica estão entre as novidades literárias deste ano da Imprensa Nacional Casa da Moeda para 2018.

De acordo com o plano editorial divulgado, na coleção “Grandes Vidas Portuguesas” sairá uma biografia sobre António Lobo Antunes, escrita por Jorge Reis-Sá e ilustrada por Nicolau, outra sobre Carmen Miranda, assinada por Tito Couto e ilustrada por Sofia Neto, e sobre o general Humberto Delgado, por José Jorge Letria, com ilustração de Richard Câmara. Está também planeada, ainda sem data de publicação, uma biografia em moldes semelhantes sobre o político Mário Soares.

À agência Lusa, o diretor de arte e coeditor das obras, André Letria, explicou que está prevista ainda a edição de livros informativos sobre a águia-imperial-ibérica, com texto de Carla Maia de Almeida e ilustração de Susa Monteiro, e sobre exemplos de etnografia portuguesa, dos caretos ao bordado de Castelo Branco, pela antropóloga Vera Alves, com a ilustradora Carolina Celas.

Desde 2014, a Imprensa Nacional tem investido na edição de livros para a infância e juventude, com grande destaque para a vertente visual. “É uma forma de trabalhar com autores diferentes e prestar um serviço público com estes temas e estes ilustradores”, explicou André Letria, ilustrador, autor e editor.

O plano editorial para 2018 incluirá ainda um livro sobre a Biblioteca Nacional, escrito por Luísa Ducla Soares, ainda sem ilustrador definido, e outro de Pedro Vieira e André Letria, com histórias sobre o Diário da República, cuja origem, com outra designação, remonta ao século XIX.

A coleção infantojuvenil da Imprensa Nacional reúne quase duas dezenas de títulos, a maioria já recomendada pelo Plano Nacional de Leitura.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)